Tarifa Social de Energia Elétrica: DESCONTOS PODEM CHEGAR A 100%

A conta de luz é uma das que mais pesa no bolso do brasileiro. Mas você sabia que pode ter direito a um desconto de até 65% na tarifa de energia elétrica?

A Tarifa Social é uma iniciativa do Governo Federal que oferece vantagens para as famílias de baixa renda, ajudando a aliviar as despesas com a energia.

Conheça os benefícios da Tarifa Social:

  • Desconto na conta de luz de até 65%;
  • Faixas de consumo com diferentes percentuais de desconto;
  • Possibilidade de parcelar débitos em atraso;
  • Ampliação do prazo para pagamento da conta.

VEJA SE VOCÊ TEM DIREITO

Como se cadastrar para ter o benefício? 

Ter a Tarifa Social ajuda na hora de fazer o pagamento da conta de luz, com descontos altos e que vão facilitar o pagamento por parte das famílias. 

Para que você possa ter este benefício, é preciso ter um cadastro no CadÚnico e, então, o processo de análise vai acontecer. 

Quer saber mais sobre a Tarifa Social e como você pode fazer para se inscrever? Confira agora no botão abaixo todas as informações sobre ela.

VEJA O PASSO A PASSO PARA SE CADASTRAR

Saiba mais sobre os valores de descontos 

O desconto da tarifa social varia de acordo com dois fatores, sendo eles o consumo mensal de energia de cada residência e um dos dois grupos familiares do programa.

No caso das famílias gerais, o desconto pode ser de 10% a 60%, e quanto menor for o consumo de energia, menor será o desconto.

No caso das famílias indígenas e quilombolas, que estiverem inscritas no CadÚnico, o desconto é um pouco maior, indo de 10% a 100%.

Ou seja, é possível que esses valores sofram variações de acordo com o próprio consumo, e claro, em qual categoria você se encaixa.

Entenda como a tarifa é custeada 

O desconto é custeado pela Conta de Desenvolvimento Energético, a disribuidora é ressarcida na medida do benefício concedido.

Além dos descontos de baixa renda, os recursos têm outras finalidades como o custeio da universalização do serviço de energia elétrica no território nacional e o CCC.

Anualmente, a ANEEL verifica o que vai ser custeado pela CDE e define as cotas que vão ser pagas pela distribuidora.

Agoa que você sabe sobre a Tarifa Social, vale a pena conferir mais detalhes e garantir o seu desconto.

VEJA SE VOCÊ TEM DIREITO