Novidades no Farmácia Popular: governo amplia acesso aos medicamentos

Foi anunciado pelo Governo Federal novidades em um dos principais programas sociais do Brasil, o Farmácia Popular. 

Feito para oferecer remédios para a população com descontos e muitos deles gratuitamente, o programa atende milhares de pessoas todos os dias. 

Desde junho deste ano, ele conta com novidades que prometem beneficiar ainda mais a população. Acompanhe a matéria e confira. 

Profissional pegando medicamentos em prateleira a partir das novidades no farmácia popular.

Conheça as atualizações no Programa Farmácia Popular

Criado em 2004, o objetivo do Farmácia Popular é complementar a disponibilização de remédios utilizados na atenção primária à saúde, a partir de parceria com farmácias e drogarias da rede privada.

Dessa forma, o programa oferece medicamentos gratuitos para diabete, asma e hipertensão. 

Também faz o subsídio de remédios — com o Ministério da Saúde pagando até 90% do valor de referência tabelado — para doenças como dislipidemia, rinite, Parkinson, osteoporose e glaucoma. 

Inclusive, vale lembrar que o programa inclui anticoncepcionais e fraldas geriátricas.

A seguir, confira algumas novidades apresentadas pelo Farmácia Popular em 2023: 

 

Cadastrados no Bolsa Família 

Os 55 milhões de brasileiros beneficiários do programa Bolsa Família terão acesso gratuito a todos os 40 medicamentos disponíveis no Farmácia Popular. 

Assim, para usufruir desse benefício, basta que o usuário se dirija a uma farmácia credenciada e apresente a receita médica, juntamente com seu documento de identidade e CPF. 

O reconhecimento da vinculação com o Bolsa Família será realizado automaticamente pelo sistema. Ou seja, não há a necessidade de um cadastro prévio, de acordo com informações fornecidas pelo Ministério da Saúde.

Povos indígenas

Uma importante ampliação do programa Farmácia Popular é a inclusão da população indígena. 

Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo é aprimorar e facilitar o acesso, de maneira complementar, aos serviços farmacêuticos básicos já disponibilizados nos distritos sanitários especiais indígenas (DSEI). 

Com essa iniciativa, todos os 40 medicamentos presentes na lista do programa estarão disponíveis de forma gratuita para os povos indígenas.

Desse modo, garantindo um cuidado abrangente e acessível à saúde dessas comunidades.

Cuidados para saúde da mulher 

O Governo Federal anunciou uma atualização importante no programa Farmácia Popular, desta vez voltada para a saúde da mulher. 

Agora, todas as mulheres têm acesso gratuito a medicamentos específicos para o tratamento da osteoporose, bem como contraceptivos. 

Segundo estimativas do Ministério da Saúde, aproximadamente 5 milhões de mulheres em todo o país, que anteriormente arcaram com metade do valor desses medicamentos, serão beneficiadas com a retirada gratuita desses produtos. 

Essa medida visa ampliar o acesso a medicamentos essenciais e promover a saúde feminina de forma abrangente e inclusiva.

Novidades para demais públicos 

Os medicamentos destinados ao tratamento de asma, hipertensão e diabetes, incluídos na lista do programa Farmácia Popular, permanecem disponíveis gratuitamente para todas as pessoas. 

Ou seja, o intuito é garantir o acesso contínuo e sem custos a esses medicamentos essenciais, beneficiando indivíduos de diferentes públicos.

 

Novos credenciamentos em municípios vulneráveis

O Ministério da Saúde anunciou uma expansão significativa do programa Farmácia Popular, com a possibilidade de credenciamento de unidades em 811 cidades de todas as regiões do país. 

De acordo com a pasta, 94,4% dessas cidades estão localizadas nas regiões Norte e Nordeste.

Com a abertura dessas novas unidades, estima-se que até o final de 2023 o Farmácia Popular estará presente em 5.207 municípios brasileiros. O que representa cerca de 93% do território nacional.

Além disso, a medida quer atender às necessidades das populações indígenas aldeadas. Para isso, será designado um representante nos distritos sanitários especiais indígenas (DSEI).

Assim, ele que terá autorização para retirar os medicamentos não apenas para si, mas também para as demais pessoas da aldeia.

 

Como conseguir remédios pelo Farmácia Popular?

Uma das grandes facilidades do Programa Farmácia Popular é que é bem simples conseguir os remédios de graça ou com descontos. 

Para conseguir os remédios, você deve:

  • Ir ao seu médico regularmente e ter uma receita atualizada do medicamento que você precisa. 
  • Seguir para uma das farmácias que tenham o selo “Aqui tem Farmácia Popular”. 
  • Ter em mãos a receita médica e sua documentação. Em caso de crianças, você deve ter a documentação da criança e do responsável. 
  • Apresentar a receita e a documentação, esperar o cadastro e verificação no sistema para a disponibilidade do medicamento para você. 

Vale lembrar que o sistema reconhece os cadastrados no Bolsa Família e aqueles que possuem necessidades de outros medicamentos. 

Assim, quem tem o direito ao medicamento gratuito, vai receber diretamente na farmácia.

Saiba mais sobre o Farmácia Popular clicando no botão abaixo.

COMO PARTICIPAR DO FARMÁCIA POPULAR

 

Gostou de saber? Continue na página e saiba mais das atualizações dos programas do governo.

Aproveite e leia também:  “Como se inscrever no Minha Casa Minha Vida“.