A samambaia sempre foi lembrada como aquela tradicional planta da casa das nossas avós. Quem nunca se deparou com aquela enorme samambaia pendurada na varanda de uma tia?
Recentemente ela recuperou a sua popularidade e vem ganhando destaque em decorações mais modernas e jovens, inclusive dentro de apartamentos.
Existem mais de 12 mil espécies de samambaias no planeta e elas são plantas tipicamente de florestas. Acredita-se que elas estão no planeta desde o tempo dos dinossauros.
Apesar de serem nativas de matas, as samambaias se dão muito bem dentro de casa, já que se adaptam em ambientes com luz natural indireta.
O melhor local para posicionar a sua planta é onde ela receba bastante luz, mas sem tomar sol direto. Perto de uma janela, por exemplo.
A samambaia também não se dá bem em um local onde possui uma corrente de vento muito forte. As correntes de ar fazem com que a suas folhas fiquem ressecadas.
Elas gostam de solo úmido, mas nunca encharcados. Um ponto importante sobre a rega é que você deve sempre regar o solo, mas jamais despejar água sobre as folhas da samambaia.
A poda da samambaia é muito simples, bastando apenas retirar os galhos secos da planta.
A samambaia é uma planta super resistente e que vai dar um charme a mais na decoração da sua casa, além de purificar o ar e trazer boas energias para o seu lar!