HomeDecoraçãoSamambaia: Tipos, Como Cuidar +4 Ideias Para Decorar o Ambiente

Samambaia: Tipos, Como Cuidar +4 Ideias Para Decorar o Ambiente

Se tem uma planta que não pode faltar em uma decoração é a samambaia. A preferida de todo brasileiro tem diversos tipos, espécies e formas específicas de cuidar. Para você que quer decorar a casa com plantas, certamente que vai usar uma ou mais samambaia em seu ambiente.

Neste artigo, vamos trazer dicas de como cuidar desta planta tão querida e ainda mostrar ideias de utilização em ambientes. Fora isso, você vai conhecer alguns dos diferentes tipos de samambaias que existem.

Samambaia: Tipos, Como Cuidar +4 Ideias Para Decorar o Ambiente

Acompanhe o artigo e conheça bem mais sobre o incrível mundo das samambaias. 

Ideias para decorar seu ambiente com a Samambaia

A samambaia fica bela em qualquer ambiente da sua casa. Em vasos, cachepôs suspensos, kokedama ou até mesmo em jardins verticais, a samambaia é uma planta bastante versátil que deixa qualquer ambiente mais bonito.

Confira quatro ideias de decoração usando a samambaia na sua casa:

Decoração de varandas

Para decorar varandas, utilize a samambaia pendurada em vasos suspensos. Ela vai encher e suas folhas vão pender, trazendo um ambiente lindo e bem agradável para quem viver naquele lugar. 

Decoração de sala de estar

Na sala de estar, você pode usar a samambaia na entrada ou próximo de janelas. Você pode pendurar nas paredes os vasos de samambaia utilizando suportes com correntes, sobre prateleiras ou estantes altas.

Combinar o verde da folhagem com as paredes brancas pode ser uma excelente opção para seu espaço ter contraste e harmonia. 

Samambaia na cozinha

Que tal deixar sua cozinha mais bela com as folhagens da samambaia? Pendure em um espaço com iluminação, de forma que não atrapalhe na execução de outras tarefas. Ela pode trazer uma beleza e harmonia ao seu espaço. 

Samambaia em estilo de decoração modernos

Nos projetos de decoração, a planta samambaia é uma tendência devido a sua versatilidade e beleza visual das folhas. Além disso, transmite aos ambientes uma sensação de aconchego. Por isso, ela é usada em todos os estilos de decoração modernos. 

Qual a função da samambaia?

Muitos se perguntam por que a samambaia é tão utilizada. Um dos motivos é que a samambaia é um umidificador natural e exerce um papel importante nas áreas internas e externas em que fica exposta. 

Isso acontece porque a planta, quando libera umidade, ela remove poluentes como benzeno, xileno e formaldeído, contribuindo com a melhora na qualidade do ar.

Como cuidar de samambaia

Se você quer manter seu ambiente lindo e com uma decoração simples, usando uma planta de fácil manutenção, a samambaia é a ideal para você. Isso porque ela não precisa de cuidados tão sofisticados. Ao contrário, ela é simples de ser cuidada e é uma planta bem resistente. 

Ambiente 

Para que sua samambaia viva bem e esteja sempre bonita, coloque-a perto de áreas com bastante iluminação. Ela gosta de luz e vai crescer bastante em ambientes assim. Vale a pena ter perto das janelas.

Molhe a planta

Regue diariamente a planta, mantendo a terra molhada sem estar encharcada. Com isso, ela fica mais verde e resiste mais tempo. 

Temperatura

Com temperatura baixa e tempo seco, coloque a samambaia no banheiro. Ela gosta de calor e umidade. Evite também de deixar a planta no vento.

Adubação

Você encontra no mercado adubos próprios para samambaia. Se preferir fazer em casa, use de farinha de osso, torta de mamona e casca de ovo triturada. Não esqueça de colocar uma colher de chá no vaso. Você deve adubar a samambaia somente 6 meses após o plantio.

Poda de limpeza

Retire somente as folhas, galhos secos ou doentes durante a poda com tesoura. Se a planta estiver doente, tire de perto das outras para evitar contaminação. 

Transplantar ou fazer novas mudas

Uma samambaia pode ser dividida a cada 2 anos em média. Retire as mudas, elimine as raízes ruins e complete o novo vaso com terra adequada. 

Pragas

Várias pragas podem atacar a samambaia. Nestes casos, não use pesticidas. Contra pulgões e ácaros, borrife calda de fumo nas folhas. Os insetos devem ser removidos com a mão.

Tipos de samambaia: Plantas para todos os ambientes

Existem vários tipos de samambaia para você plantar e decorar a sua casa com muito charme e elegância. Basta combinar as espécies e você vai ver como sua decoração vai ficar ainda mais bela.

Confira as principais espécies de samambaias encontradas no país:

Samambaia americana 

A samambaia americana é uma das espécies mais resistentes e por isso é muito usada na decoração de interiores. Essa planta é uma das mais vendidas em todo o Brasil. Ela tem uma folhagem bem verde e fica bem em varandas e sacadas. 

Samambaia americana

Samambaia de metro

A samambaia de metro é uma planta que deve ser colocada no alto, pois suas folhas chegam a atingir um metro de comprimento. Por conta disso, é outra planta muito utilizada na decoração de ambientes como terraços, varandas e salas de estar.

Outras espécies

Existem outros tipos de samambaias muito populares e valorizadas como a renda-portuguesa, a samambaia prata e a samambaia paulistinha. 

Com tantas variedades e espécies, é de se imaginar que a samambaia seja uma importante planta de decoração do lar!

Confira mais dicas como essas em nosso blog e deixe sua casa linda!