Sala de estar: Dicas para decorar a sua e mais 230 inspirações

0
676

Tá na hora de decorar o ambiente mais social da casa, a sala de estar! É nela que maior parte dos relacionamentos se desenvolvem, seja entre as pessoas da casa ou com convidados queridos. É também um local para relaxamento, como ler um livro, ver sua série favorita comendo pipoca ou simplesmente esticar as pernas naquela poltrona maravilhosa.

Sendo assim, a sala de estar deve ser um ambiente que passe conforto e receptividade, com iluminação boa, móveis adequados e uma decoração de arrancar elogios! Pensando nisso, vamos te ajudar hoje com dicas e inspirações para você arrumar e decorar a sua sala de estar.Sala de estar

Dicas de decoração para sala de estar

Não existe a fórmula perfeita para decorar uma sala de estar, pois ela varia de acordo com o gosto de cada pessoa. Porém, alguns fatores são essenciais para uma boa convivência nesse ambiente, como conforto, luz natural e bom aproveitamento do espaço, colocando nessas condições o seu sofá, televisão e objetos pessoais e de decoração.

Em meio a essas condições, você adequa ao seu gosto pessoal, usando itens que tenham a ver com a decoração da casa e sua personalidade, como plantas, fotografias, esculturas, objetos de decoração queridos, entre outros. A prioridade é fazer você se sentir bem neste ambiente. E, para te ajudar, separamos algumas dicas bem legais pra você:

  1. Decoração de sala de estar pequena

A dica é pintar as paredes de cores clara, como branco ou nude, como também decorar o espaço com espelhos; ambas ações criam sensação de amplitude no ambiente, o que também é favorecido por uma boa iluminação. Falando nisso, dê um jeito de este espaço captar boa iluminação natural, pois torna qualquer espaço, mesmo pequeno, bem convidativo e aconchegante.

 

  1. Móveis para sala de estar

Quais móveis escolher e tamanho deles depende da sua disponibilidade de espaço, como também gosto pessoal. Mobília muito grande costuma sobrecarregar o espaço, portanto preze pelo conforto com um sofá na medida certa. Quanto a armários ou hacks, nada de móveis gigantes do piso ao teto, pois isso lota o ambiente; opte por itens práticos como hack abaixo da TV ou painel na parede, mesas retráteis, pufes, entre outros. E, se for uma salinha pequena, nada de mesa de centro, deixe o espaço aberto e transitável.

  1. Cores da sua sala de estar

Opte por cores neutras ou em tons pasteis para a decoração geral do ambiente, ousando com cores coloridas nos acessórios decorativos, como capas de almofadas, cortina, tapete, pufes ou até mesmo as plantas, por exemplo. O contraste do colorido do neutro certamente chama a atenção!

  1. Paredes da sala de estar

Por que ter paredes de um cor só se você pode brincar e ousar com cores, texturas e padrões diferentes? Tons mais quentes e amadeirados induzem conforto e conversação; já cores claras aumentam o espaço e trazem modernidade; enquanto tons azuis e esverdeados induzem a produtividade, bom para um ambiente com ar de home office.

Uma textura diferenciada em uma das paredes da sala também é bem legal, como a parede atrás do painel, por exemplo. Revestimentos e acabamentos vão de acordo com seu gosto e com os tipos de sensações que deseja trazer.

  1. Piso da sala de estar

Tem gente que não se importa, mas o tipo de revestimento do piso também faz a diferença na decoração da sala de estar, assim como o uso de acessórios como tapete ou carpete também. Assim como seu tom de cor, um piso amadeirado traz um ar acolhedor e quente ao espaço; cerâmicas ou porcelanato trazem elegância e modernidade, com brilho e glamour; já os tapetes ou carpetes mantêm os pés quentes, são aconchegantes e decoram bem o ambiente.

Ambiente integrado: Sala de estar e Sala de jantar

Excelente para apartamentos pequenos, a integração entre sala de estar e sala de jantar vem sendo bem comum na atualidade. É ótimo para quem gosta de fazer uma refeição e ainda continuar vendo televisão ou simplesmente continuar socializando com as pessoas na sala. Também é possível criar uma sintonia entre os ambientes através da decoração que deixa a casa numa harmonia única.

A divisão sutil entre os ambientes pode ser feita com mobília ou com o balcão da cozinha americana mesmo, por exemplo. Dá também para brincar com os pisos destes ambientes integrados, com algum tipo de diferenciação de cores ou materiais para diferenciar os espaços, sem necessidades de paredes entre eles; isso também pode ser feito com diferenciação entre os níveis dos pisos, não apenas material ou cor. Confira abaixo alguns exemplos de sala de estar integrada a uma sala de jantar.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here