Decoração afetiva: Conheça o conceito e transforme seu lar

A decoração afetiva vai muito além de ser apenas uma tendência, essa decoração é conhecida por sua afetividade.

Isso porque, ela celebra narrativas, lembranças e emoções para converter espaços em retratos personalizados dos seus moradores.

Esse estilo incorpora elementos carregados de significados pessoais na composição da decoração, resultando em ambientes mais acolhedores e únicos.

Neste texto, iremos abordar as características distintivas desse conceito estético e fornecer sugestões para auxiliá-lo a integrá-lo ao seu lar. Continue lendo!

Entenda o que é decoração afetiva 

pessoas aproveitando a decoração afetiva no lar.

A decoração ou arquitetura afetiva realça lembranças, instantes e laços emocionais familiares ou de amizades. 

Esse estilo dá destaque às histórias pessoais na construção do espaço, seja por meio de móveis transmitidos pela família, como objetos passados de geração em geração.

Até mesmo o uso de fotografias de momentos significativos ou objetos com importância particular sua ou de alguém que reside em sua casa.

Ou seja, o  intuito é desenvolver ambientes que expressem a essência, as vivências e as emoções dos residentes, capazes de evocar sentimentos.

Por que investir na decoração afetiva?

As decorações emocionais estão na moda nos últimos anos, por trazer a reconexão com a sua família e amigos.

Ele é mais do que um estilo decorativo, é uma forma de transformar sua casa em um lugar  mais acolhedor, onde você possa sentir amor, carinho e segurança. 

Portanto, é uma forma de conectar toda a família com esse ambiente, criar memórias e incutir bons sentimentos em todos. 

Ao invés de utilizar apenas materiais caros e sofisticados, a intenção é considerar bons materiais que estejam ligados à individualidade e à história de cada morador.  

Ao fazer isso, sua casa se tornará um lugar único e especial no mundo, e será ainda mais agradável voltar e ficar lá. 

Por estas mesmas razões, não existem regras rígidas e rápidas para que você passe a amar a sua decoração. 

A ideia é expor objetos pessoais que tenham bons significados para você, e evoquem emoções criando um ambiente único.

Saiba como fazer a decoração afetiva no seu lar 

Ao começar a decoração afetiva, procure suas referências  favoritas, isso pode ser um ótimo começo para saber o estilo que você gosta. 

Se você está pensando em renovar a sua decoração atual, olhar com calma cada cômodo o ajudará a descobrir o que deseja manter. 

Com base nessa observação, analise também o que pode ser possível doar, ou usar para a sua decoração. Por exemplo, móveis que não servem a nenhum propósito ou que não evocam bons sentimentos podem ser jogados fora. 

Lembre-se que decorar afetivamente não é apenas usar itens de família, é também contar uma história dentro do seu ambiente. Confira dicas a seguir! 

Use móveis antigos ou herdados

Se você tem móveis ou itens de família que foram transmitidos de geração em geração, por que não incorporá-los como detalhes da sua decoração?

Dependendo do estado dos seus móveis, você pode querer investir em pequenos reparos ou restaurações, substituindo estofados, puxadores, pintura nova ou outros detalhes.  

Assim, procure deixar esse item como ponto focal do ambiente e estruture o restante da decoração em torno dele. 

Para combinar móveis antigos e modernos em um mesmo ambiente, procure uma certa harmonia entre eles, como repetição de cores ou materiais comuns.  

A seleção de móveis é fundamental para quem deseja criar uma decoração maravilhosa, que evoca memórias de infância ou que lembre a casa onde cresceu. 

Decorar a casa com esses itens deve complementar os outros itens da decoração, não se preocupe apenas em combinar, mas também em contar uma história e evocar emoções.

Aposte em itens de lembranças

Os detalhes são grande parte desse estilo de decoração, principalmente por conta da história sendo contada com a decoração.

Usar itens que remetem a lembranças pode ser uma ótima ideia, você pode escolher aqueles que trazem memórias sobre viagens e infância.

Além dos quadros, aproveite aqueles souvenirs comprados em viagens por amigos e familiares para completar a decoração.

É válido também até criar um cantinho especial para destacá-los na sala ou no quarto, por exemplo.

Valorize objetos de família 

Os itens transmitidos de geração em geração têm um toque sentimental único para a sua decoração.

Assim, incorporá-los à sua decoração é uma forma de criar uma conexão visual e emocional com as  raízes da sua família.   

Quer se trate de um objeto de porcelana ou de um relógio antigo. Estes artigos, quando expostos, preenchem a lacuna entre o passado e o presente e dão sentido ao seu interior.

Mas lembre-se de escolher tudo com cuidado e criar um ambiente organizado e sem aglomeração, esses pontos são estratégicos e devem ser sempre aplicados com cuidado.

Dê destaque para fotografias

pessoas separando fotografias para decoração afetiva.

As fotos são uma ótima maneira de capturar uma série de memórias e ficar lindas nas paredes da sua casa. 

Você pode escolher as melhores fotos, emoldurar e combinar com pinturas, gravuras, peças artesanais, etc. para criar pequenos detalhes em suas paredes.   

Afinal, criar decorações com quadros é outra forma de dar um toque especial ao seu ambiente e adicionar um charme a mais. 

Por exemplo, fotos, cartões postais e lembranças de viagens de momentos especiais formam uma galeria de lembranças.   

A dica é escolher a parede como centro do ambiente e usar essas gravações especiais para criar composições capazes de personalizar o espaço.

Use plantas na decoração 

Uma homenagem à casa da avó, que estava sempre repleta de vasos, ou simplesmente uma ligação à natureza: não se esqueça das plantas!

Adicionar plantas ao seu interior mudará a atmosfera, elas não só acrescentam frescor e vitalidade ao ambiente, mas também podem agregar mais significado.

As plantas atraem boas energias, purificam o ar e têm um significado pessoal para você. Por isso, também compõem sua decoração emocional de forma viva.  

Escolha espécies que você ama ou que te tragam lembranças especiais, talvez seja uma muda do jardim de sua infância ou uma planta que um amigo próximo lhe deu de presente.

 

Aprendeu como aplicar a decoração afetiva na sua casa? Utilize as dicas e aproveite as de acordo com o seu gosto pessoal.

Com algumas dicas práticas fica ainda mais fácil transformar o seu ambiente, sem precisar gastar muito!

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo, continue acompanhando o site para saber mais!