Piso de Madeira: Tipos, como cuidar, +100 fotos para se inspirar

0
138

A madeira, mesmos sendo um material simples e proveniente da natureza, traz muita sofisticação para qualquer ambiente, e com os pisos de madeira não é diferente. Madeira também traz aconchego, em paralelo com sua decoração rústica ao espaço, desde os móveis ao piso. Hoje vamos falar sobre os tipos existentes de piso de madeira, apresentar exemplos e inspirações e também dar dicas de como escolher o melhor!Piso de Madeira

Tipos de piso de madeira

Uma das dúvidas mais comuns na hora de escolher os detalhes de decoração e acabamento de uma casa é a escolha do piso, e quem escolhe ter um piso de madeira também terá outras dúvidas quanto à escolha do tipo desse piso. Existem muitas opções, com diferentes materiais, acabamentos, imitações e outros detalhes, e sua escolha vai depender de gosto pessoal, orçamento disponível, qualidade, garantia e estilo que se deseja na casa. Vamos falar sobre cada um dos principais tipos?

Tacos de madeira

São pedaços pequenos de madeira, separados, colocados um a um sobre um contrapiso. Possui instalação demorada, com lixamento e aplicação de verniz. Apesar do trabalho todo, oferece um resultado bonito, com um design especial dependendo da posição dos tacos, e de qualidade duradoura quando bem colocados. Seu uso é mais comuns em apartamentos e casas antigos, porém dependendo do acabamento pode oferecer uma aparência bem moderna ao ambiente.

 

Pisos laminados

São os mais famosos e de mais fácil e rápida aplicação; quanto a preço, também é o mais procurado por possuir o metro quadrado mais acessível do mercado. Outra vantagem é que já vem com acabamento, não necessitando de verniz ou cera. Sua aplicação trata-se de um encaixe sobre uma manta acústica, evitando ruídos e protegendo o piso. Dica: Quanto mais brilhante for o piso laminado, mais fácil fica de aparecerem riscos e sujeiras, portanto opte por piso laminado de madeira com acabamento opaco. O resultado final é lindo, veja só:

 

Carpete de madeira

O resultado final do carpete de madeira lembra muito a do piso laminado, porém possui qualidade inferior. Por ter menos camadas protetoras, há um risco maior de riscos, de provocar ruídos ao caminhar sobre ele e também é menos resistente. Sendo assim, pode ter um preço bem acessível. O resultado também é bonito, porém a qualidade pode ser duvidosa. Confira a seguir:

 

Assoalho

De alta qualidade por ser mais espesso e também com um valor superior aos pisos laminados, o assoalho é o sonho de consumo de muitas pessoas que querem um piso de madeira. São provenientes de madeira natural, podendo ser da árvore do Ipê, Jatobá, Peroba, Carvalho, entre outras, todas bem fortes e resistentes. Por fim, necessita de um acabamento especial com verniz ou cera e também de manutenção constante, pois riscam facilmente quando comparado aos outros pisos. E o resultado, já sabe, né? Rústico e sofisticado, do jeito que você gosta.

Parquet

Muito famoso na era modernista, o piso de parquet traz um estilo único ao ambiente formando desenhos geométricos no piso, podendo misturar diversas árvores em seu design. O trabalho de aplicação pode ser um pouco complicado, levando um tempo maior para secagem. Exige um acabamento especial para uniformizar o piso, deixando um resultado final espelhado, brilhoso e único. Veja só:

 

Pisos de madeira de demolição

São pisos de madeira mais nobres, de altíssima durabilidade, proveniente muitas vezes de madeiras já em extinção, como a Peroba Rosa, por exemplo. Oferecem um acabamento mais rústico ao ambiente quando comparado às outras madeiras. Por serem de madeiras mais raras, costumam ter o metro quadrado mais caro. Confira abaixo o resultado final:

 

Acabamentos de piso de madeira

É muito importante fazer um bom acabamento final após a aplicação dos pisos de madeira, com lixamento e aplicação de produtos, pois ajuda a tornar o piso, uniforme, liso, brilhante, sem farpas da madeira, como também deixa o piso impermeável e de melhor qualidade para durar mais. Você também tem a opção de escurecer ou clarear o piso, fazendo técnicas de raspagem, pigmentação artificial, usando resina, e isso pode oferecer resultados definitivos. O acabamento vai depender da sua escolha!

Como cuidar do piso de madeira?

A seguir, algumas dicas de como manter sempre bonito e duradouro seu piso de madeira:

  • Diariamente, varrer com uma vassoura de cerdas macias; a melhor opção é aspirador de pó, para evitar atrito da sujeira com o piso;
  • Quando passar pano, ele deve estar levemente umedecido, nunca molhado;
  • Use apenas produtos específicos de piso de madeira, outros produtos podem causar danos permanentes ao piso;
  • Nunca usar produtos com amônia;
  • Piso de madeira necessita de cera;
  • Evite sol no seu piso de madeira, pois isso pode ressecar a massa de rejunte e até danificar o piso, criando rachaduras e prejudicando a qualidade; sendo assim, nas áreas que batem sol na sua casa, feche com cortinas ou persianas nos horários de maior incidência solar;
  • Evite arrastar móveis sobre o piso, para evitar arranhões e outros danos.
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here