HomeComo fazerVentilador de Teto: Aprenda Como Instalar e Escolher o Modelo Certo

Ventilador de Teto: Aprenda Como Instalar e Escolher o Modelo Certo

Instalar um ventilador de teto pode ser uma tarefa complicada, mas não é impossível. Você mesmo pode fazer. Para isso, precisa seguir instruções corretas e utilizar ferramentas de qualidade, que garantem a sua segurança durante todo o procedimento.

Para que essa tarefa seja mais fácil, separamos algumas dicas na hora da escolha que farão toda a diferença. Assim, você conseguirá escolher o melhor modelo e ainda vai fazer a instalação de maneira mais fácil!

Ventilador de Teto: Aprenda Como Instalar e Escolher o Modelo Certo

Confira nossas dicas e siga esse passo a passo para instalar seu ventilador de teto!

Como escolher um ventilador de teto?

O ventilador de teto é uma opção mais econômica do que o ar condicionado para refrescar o ambiente nos dias mais quentes. Você precisará escolher o modelo certo para cada cômodo da casa. Existem tamanhos menores para ambientes menores e ventiladores bem maiores para ventilar grandes espaços. 

O que vai determinar a ventilação do ambiente são dois fatores: a potência do ventilador e o número de pás que ele tenha. 

A dica é sempre ter um ventilador com no mínimo 4 pás. Menos do que isso, não deixará a peça muito funcional. Além disso, combine com lâmpadas brancas, que aquecem menos. 

No mais, é escolher um modelo que combine com sua decoração.

Como instalar ventilador de teto: Cuidados especiais

Existem diversos cuidados ao instalar ventilador de teto. Eles devem ser seguidos para que você não tenha problemas com funcionamento e ainda ser de melhor instalação.

Siga a seguinte lista de recomendações para que você não tenha nenhum tipo de problema com a instalação de seu ventilador de teto:

  • Compre apenas modelos com licença do INMETRO: Fuja de produtos sem procedência, pois não há garantia alguma de segurança e podem acarretar em danos irreparáveis. Todos os ventiladores com licença foram testados e a probabilidade de darem problema é muito menor. 
  • Observe o teto da residência: Antes de comprar, veja se o peso do ventilador não vai causar problemas ao teto. Alguns são bem pesados e isso é um dos principais motivos de problemas em tetos, principalmente com revestimento de gesso.

Como instalar o ventilador: Materiais

Se você quer fazer a instalação de seu ventilador de teto, tenha em mente que você vai precisar de alguns materiais específicos. Use sempre ferramentas de qualidade para não ter problemas na hora de fazer a instalação. Confira a lista do que você vai precisar para esta operação:

  • Chaves de fenda/phillips e outras que precisem para os parafusos;
  • Furadeira e brocas do tamanho correto;
  • Alicate;
  • Passa fio;
  • Aparelho de teste;
  • Fita adesiva ou conectores.

Como instalar o ventilador: Passo a passo

Existe um passo a passo para montar seu ventilador de teto. Ele serve para que a tarefa se torne mais simples. Confira:

  • Montar o ventilador de teto no chão: certifique-se de que as pás estão bem encaixadas e parafusadas. Pois se uma das pás se desprender, resultará em acidente doméstico;
  • Desligue todos os disjuntores e o relógio de energia: essa medida vai garantir sua segurança na hora de instalar um ventilador de teto;
  • Verifique a tensão da rede e identifique três fios (o fio neutro, fase e terra): as pás do ventilador de teto devem ser instaladas a uma altura superior a 2,3 metros e distância de 0,5 metros da parede e demais elementos;
  • Conecte o fio fase do ventilador e o fio do motor ao fio fase da rede de energia: o fio de retorno da lâmpada deve ser conectado ao fio de retorno da rede.  Já o fio do exaustor e o de ventilação do motor deve ser conectado ao capacitor. Utilize uma fita isolante para arrematar os fios;
  • Troque o interruptor pela chave de controle e conecte o fio da chave ao fio de retorno da lâmpada;
  • Os dois fios da chave deverão ser conectados aos fios do motor do ventilador;
  • Interligue também o fio de alimentação à rede elétrica: sempre isolando os fios com fita. Daí é só encaixar o aparelho e fazer manutenção anualmente. Pronto! Você já aprendeu como instalar um ventilador de teto.

Além desse passo a passo, você deve ler todas as instruções do fabricante, para que tenha a certeza de estar fazendo a instalação de forma correta. O manual deve estar sempre acessível para que não tenha dúvidas na instalação.

Por fim, se optar por fazer a instalação, tenha paciência. Faça com tempo e com calma. Apesar de não ser uma operação muito demorada, para quem não tem experiência pode levar muito mais tempo. Então, faça sem pressa para não ter problemas.

Com essas dicas, você economiza e consegue fazer a instalação de seu ventilador de teto com segurança.