Vasos de Plantas: Dicas de Como Escolher e Como Fazer

Um bom item decorativo são os vasos de plantas, singelos ajudam a transformar um ambiente e a trazer mais beleza, neste artigo vamos mostrar alguns modelos criativos e oferecer dicas de como escolher e como fazer o vaso de planta ideal para você.

Muitas são as possibilidades de uso de um vaso de planta, ele pode servir para complementar a decoração de vários cômodos de uma casa e combinam com vários estilos, uma curiosidade é que ele pode ser encontrado em vários tamanhos e modelos o que facilita ainda mais a sua utilização.

Se você se interessou pelo assunto e deseja saber mais sobre como utilizar vasos de plantas para incrementar a sua decoração, deseja ficar por dentro de modelos especiais e obter dicas de como escolher e fazer o seu, não deixe de acompanhar esse artigo e ficar por dentro de várias informações especiais.

Vasos de Plantas: Modelos Criativos e Dicas de Como Escolher e Como Fazer

Vasos de plantas e dicas de como escolher

Muitos são os modelos de vasos de planta no mercado que podem ser encontrados em várias cores, materiais e formatos uns mais tradicionais outros mais inusitados, o primeiro passo é escolher um estilo e um cômodo para colocar a peça e depois escolher o vaso ideal de acordo com as características desejadas.


Outro ponto muito importante e saber qual espécie deseja colocar no vaso e o tamanho que a planta tem, ao mesmo tempo que temos plantas versáteis que se adaptam a qualquer recipientes como as azaleias outras como as orquídeas são mais sensíveis e por isso precisam de um recipiente específico.

Nos jardins os vasos mais usados são os de cerâmica, mas um cuidado e pelo fato de ressecarem se expostos ao sol direto, busque mantê-los sempre úmidos para evitar o problema. Outro detalhe é que tendem a esverdear, mas com limpeza o problema é facilmente resolvido.

Os vasos de cerâmica esmaltada apesar de bem mais caros possuem mais durabilidade e trazem mais beleza principalmente quando utilizados em ambientes internos como destaque da decoração, outro vaso muito utilizados são os de vidro( cachepot de vidro), mas devido a algumas particularidades de manutenção para que a plantinha não morra, o seu uso deve ser muito bem planejado.

Muitas são as possibilidades de vasos seja de madeira, barro, plástico, dentre outros.

Como fazer um vaso de planta

Nada melhor que a gente mesmo poder fazer o nosso vaso de planta de acordo com as nossas necessidades e do nosso jeito, escolhemos passar um diy de vaso de planta feito com cimento, pois é um produto versátil que te permite faze-lo de vários tamanhos, além de comportar vários tipos de plantas.

Materiais:

  • 4 moldes de madeira
  • 1 peça de madeira para o molde do pé
  • cimento
  • areia 
  • água
  • régua
  • serrote
  • réguas de madeira
  • pregos
  • arame
  • espátula
  • martelo 

Modo de fazer:

O primeiro passo é pegar o molde ( pode ser composto de mdf, madeira, compensado o que você tiver em casa) faça o desenho do seu vaso com as medidas escolhidas de acordo com a sua necessidade e corte as beiradas que sobrarem, utilize um serrote(serra circular) no processo. Faça quatro peças iguais e coloque réguas de madeira pregadas na ponta de modo a unir os molde com ajuda de um arame.

Coloque a peça separada para o pé do molde embaixo e faça a massa do vaso com a união de areia, cimento e água, que vai depender do tamanho do vaso escolhido, veja o vídeo para ver o ponto que a massa deve ficar. Debaixo para cima vá fazendo uma fina camada com o produto e vá engrossando até no máximo 2,5 cm faça por toda extensão do vaso e com uso de uma espátula retire o excesso de massa e retire as imperfeições.

Com a régua faça o acabamento do vaso e um furo de drenagem no fundo, agora é só esperar secar (3 dias) e o seu lindo vaso está pronto, basta retirar os arames e as peças do molde, quem quiser um vaso mais bonito pode utilizar argamassa de piso para acabamento.