Upcycling: o que é e como aderir na decoração da sua casa

Upcycling é a nova tendência na área de decoração, você já escutou falar? Se não, sem problemas nós vamos te ajudar com informações como: o significado e dicas de utilização para que você possa aderir a essa técnica tão especial e a utilizar na sua decoração.

A técnica em si já existe a anos e é bem eficiente. Não é segredo para ninguém que a quantidade de lixo descartada em nosso planeta aumenta consideravelmente a cada dia e que fica difícil se livrar de tantos resíduos, não tem espaço para tanto volume de lixo e na maioria das vezes os itens demoram anos para se decompor o que só piora a situação.

Pensando nisso é em busca de alternativas surgiu a técnica que hoje se chama Upcycling, que tem como intuito exatamente diminuir o descarte de lixo, se você se interessou pelo nome e gostaria de saber mais sobre essa técnica tão especial, continue com a gente e saiba mais.

Upcycling: o que é e como aderir na decoração

O que é o Upcycling

Quando se deseja saber melhor o significado de um termo nada melhor que a tradução que no caso é reciclagem, só com isso já se consegue saber muito sobre o termo. Pra completar é a técnica onde se utiliza um material que seria descartado e dá vida nova pra ele.


O material criado é melhor ou no mesmo nível de qualidade do antigo, tem como características serem bonitos e super úteis. Fora que utiliza ideias super criativas e inusitadas que trazem um charme todo especial a decoração da sua casa.

Como aderir a técnica do Upcycling na decoração

Muitas são as opções de utilização dessa técnica na decoração, pois muitas são as possibilidades de criação. Você pode fazer enfeites, móveis, utensílios de cozinha e itens decorativos, abaixo algumas dicas.

Quando você começa a fazer Upcycling você passa o perceber que pode criar o que quiser com o que já em casa e não usa mais é só ter imaginação e paciência, fora que ainda é uma forma de complementar o orçamento, ganhar um renda extra, fica muito bonito o resultado e você consegue vender com certa facilidade.

Na cozinha

Aqui é um local onde muitas são as possibilidades de criação você pode criar porta utensílios com tábua de carne velha, pode criar vasinhos com pets, porta temperos com embalagens de papinha, criar porta alimentos decorando embalagens de manteiga e leite.

No quarto

Você pode fazer lustres e luminárias com garrafa pet, canos PVC dentre muitos outros materiais. Pode fazer moveis de pallet, caixote e madeira reaproveitada. Existem uma gama de possibilidades de enfeites com reutilização de tampinhas de garrafa, palitos e plásticos.

Na sala

Na sala cabe uma mesinha de caixote ou um sofá de pallet, puffs de pneu ou pet, dentre muitos enfeites legais, portas livros de pet, plástico ou papelão, porta objetos de caixinha de leite e bichos de tampinhas, borracha e EVA.

No banheiro

Bom você pode fazer um porta escova de dente com embalagens de leite, manteiga, aproveitar embalagem de sorvete é só decorar colocar um paninho, uma pérola é o produto fica incrível, aqui você deve utilizar a imaginação.

Faça você mesmo um Upcycling

Nada melhor que aprender a fazer os seus próprios utensílios, objetos e móveis, escolhemos ensinar a fazer um porta utensílio super fácil de fazer é rápido para que você deixa a sua cozinha ainda mais charmosa e utilize materiais que iriam para o lixo e não tem mais utilidade. 

Assim você preserva o meio ambiente e diminui o descarte de lixo no meio ambiente e economiza com um enfeite super útil e bonito.

Materiais:

  • Tábua de madeira que não usa mais
  • Pedaço de pano velho, alguma roupa, paninho que você já enjoou ou não usa
  • Tachinhas
  • Tesoura
  • Martelo
  • Cola

Modo de fazer

O primeiro passo é verificar a tábua que escolheu caso ela esteja muito velha e mofada vale a pena dar uma mão de tinta, caso contrário é só passar para o próximo passo. Outro ponto é que é interessante que a tábua tenha uma abertura na ponta para pendurar na parede, mas não é regra você pode depois só bater um prego na estrutura e pregar.

 É hora de cortar o pano no tamanho da taboa fica tipo uma bolsa de canguru, faça a marcação e recorte com a tesoura.

Agora é hora de passar cola nas pontinhas e colar sobre a tábua, com a ajuda do martelo fixe as tachinhas nas pontas para garantir firmeza. está pronto o seu porta utensílios.