Se têm uma decoração que podemos considerar inusitada e que traz no seu uso muito aconchego é a que utiliza tons terrosos, neste artigo vamos dar dicas de uso desse tipo de tonalidade para que você traga para a sua casa essa tendência tão especial.
Muitos são as possibilidades de uso da cor em uma decoração, seja em ambientes externos ou internos ela é conhecida por trazer uma proximidade com a natureza e pode ser inserida em uma decoração através de tinta, móveis e enfeites.
Para quem deseja trazer os tons terrosos para decoração de casa e deseja ficar por dentro de dicas e informações acompanhe o nosso artigo e fique por dentro de tudo sobre como utilizar esse tom que está em alta para deixar a sua casa ainda mais bonita.
Quais são os tons terrosos?
Antes de começar a decoração em si é preciso saber quais são as cores que compõem a paleta dos tons terrosos basicamente são:
- Bege
- Areia
- Verde musgo
- Marrom
- Cáqui
- Caramelo
- Mostarda
- Terracota
Um detalhe interessante é que essas cores trazem aconchego ao ambiente e estão ligadas a natureza. Outro detalhe é o fato de serem atemporais e podem ser usadas em qualquer época do ano.
Como escolher a cor ideal
Na hora da escolha de tons terrosos o primeiro passo é definir qual estilo você deseja para o ambiente em que ele vai ser inserido, porque é o estilo que vai determinar toda a decoração, outro ponto é, você está em busca de uma decoração mais suave ou mais forte.
Um outro ponto a se observar é o tamanho do local em que vai ser inserido é um cômodo maior ou menor, espaços pequenos pedem cores mais claras para dar impressão de amplitude, mas aqui nada impede que se faça uma parede de destaque de cor mais vibrante.
Os tons terrosos podem participar de uma decoração quando são utilizados no revestimento de pisos e paredes, com o uso de móveis e enfeites que utilizem as cores, então é interessante um bom planejamento que traga equilíbrio e beleza ao conjunto.
Dicas para Usar Tons Terrosos na Decoração
Uma das maneiras mais fáceis de trazer os tons terrosos a um ambiente e que se mostra bem tradicional é através de madeiras que pode vir em um piso, painel, nos móveis e janelas.
Outro modo interessante é através da pintura que pode ser de todo o ambiente ou em paredes específicas, ainda existe a possibilidades de utilizar o tom através de nuances e jogos de cores.
Os vasos de cerâmica são indicados para quem deseja trazer um detalhe sutil a decoração sem deixar de ter um tom terroso na decoração, os móveis em couro marrom também trazem um efeito legal ao ambiente e podem vir em sofás, estofados e almofadas use a sua criatividade.
Imagens do uso de tons terrosos na decoração
Separamos algumas imagens com o uso de tons terrosos na prática para que você possa se inspirar e escolher a melhor forma de usar a decoração utilizando os tons terrosos.
Podemos ver o uso dos tons em várias partes nessa decoração ele está presente na divisória, nas almofadas, na parede e o conjunto ficou bem harmônico, muito bem planejado.
Aqui um ambiente que se conecta onde o tom terroso veio através do lustre, almofadas, parede e enfeites e foi muito bem planejado.
Podemos ver uma decoração ideal para sítios e fazendas, que utiliza uma mistura de tons terrosos e alaranjados, formando uma decoração bem interessante, ficou um ambiente mais simples, porém muito bonito, nada impede que esse tipo de decoração seja utilizado em cidades.
Aqui vários itens ajudaram a trazer os tons terrosos a decoração de maneira bem planejada e harmônica, se utilizou de almofada, do sofá, do estofado da cadeira o que ajudou a compor um ambiente alegre e vivo.
Uma cozinha com uma pegada mais rústica onde os tons terrosos combinam bem, lembra um pouco aquelas cozinhas de vó trazendo certa nostalgia. Ótima opção para chácaras e fazendas, mas nada impede que sejam usadas na cidade.