Tipos de palmeiras para decoração: conheça 10 espécies mais utilizadas em jardins

Uma planta muito utilizada na decoração é a palmeira, neste artigo você vai conhecer os Tipos de palmeiras para decoração e vai conhecer as 10 espécies mais utilizadas em jardins para que possa escolher a que mais combina com você.

É muito comum a gente ver uma palmeira na decoração de jardins e entradas de casas, mas o que muitas pessoas não sabem é que existem mais de duas mil espécies de palmeira catalogadas, então como saber qual escolher? Calma que mais a frente você vai ter acesso as mais utilizadas.

Se você quer obter informações sobre decoração utilizando palmeira e quer saber um pouco sobre algumas espécies mais utilizadas e o porquê dessa escolha, continue com a gente e saiba mais.

Tipos de palmeiras: conheça 10 espécies mais utilizadas em jardins

Um pouco sobre as palmeiras

As palmeiras tem origem dos países da África, Sul da Ásia e América Latina típicas de clima tropical podem atingir até 40 m de altura, dependendo da espécie. Por essas características é muito importante escolher a palmeira adequada para o seu espaço para evitar problemas.


Quanto ao modo de plantio depende muito de acordo com cada caso, existem palmeiras que se pode plantar em vasos de planta, outras em jardim e outras que já precisam de um espaço bem grande, pois crescem bastante. Um detalhe importante é em relação ao clima as palmeiras gostam de locais quentes e úmidos é importante plantá las em locais que recebem luz diretamente.

Quando você for plantar a palmeira é interessante escolher uma época entre o verão e o outono, pois chove mais é a chuva é importante para o desenvolvimento dessa planta, busque colocar adubo no solo, escolha um solo que seja rico em húmus.

Tipos de palmeiras para decoração

1° Palmeira Areca

Esse tipo de palmeira pode chegar a 3m possui crescimento rápido, comum na decoração tanto interna como externa. Consegue se desenvolver no sol e na sombra, pode ser usada em vasos no interior das residências, dentro do vaso seu crescimento é controlado.

Palmeira Areca é uma palmeira pequena que serve para a decoração

2° Palmeira Azul

Uma palmeira exótica que tem como origem a ilha de Madagascar, tem características diferentes das demais com folhas grandes que lembram um leque, possuem um tom bem característico tendendo ao prateado e lembra de longe a cor azul. Por atingir até 12 m deve ser plantada em locais externos e que tenham bastante espaço, mantenha uma distância de pelo menos 8 metros de outras mudas.

Palmeira azul com todo o seu tamanho é uma das palmeiras mais lindas do mercado!

3° Palmeira Fênix

É uma espécie que atinge menores alturas cerca de 2 m, tem preferência pelo sol pleno, mas se desenvolve bem na sombra, muito utilizada em decorações internas, também conhecida como mini palmeira.

Palmeira fênis em um jardim

4° Palmeira Garrafa

Possui crescimento lento podendo atingir até 6 metros, muito exótica possui beleza escultural, muito utilizada em jardins, possui um armazenamento de água que traz o achatamento da sua base. Gosta de sol pleno e muito adubo.

Palmeira Garrafa com pouco tempo plantada

5° Palmeira Imperial

Plantada a primeira vez no Brasil por D. João VI era símbolo do império naquela época e até hoje. Pode chegar até 40 m, ideal para fazendas, avenidas, alamedas. É interessante plantá la em conjunto e em fileira, pois a planta sozinha fica muito deslocada.

Palmeiras imperial prontas para ser plantadas

6° Palmeira Leque

Possui porte pequeno chega até 3 metros, possui folhas grandes e vistosas com formato triangular, plissadas e com bordas dentadas. Pode ser utilizada tanto em áreas internas como externas, se adaptam bem em vasos só as deixe em locais com boa iluminação.

Palmeira Leque em um jardim

7° Palmeira Real

Originária da Austrália se deu muito bem com o clima do Brasil, uma das mais utilizadas na decoração quando assunto é palmeiras. Pode alcançar até 20m ideais para locais externos. São resistentes a frio e geadas.

Palmeira Real Pode alcançar até 20m ideais para locais externos. São resistentes a frio e geadas.

8° Palmeira Rabo de Raposa

Possui folhas vistosas e que se destacam que parecem um rabo de raposa, muito utilizada em grupos para enfeitar jardins, se desenvolve também em vasos desde que colocadas em locais iluminados.

Muda de Palmeira Rabo de Raposa

9° Palmeira Ráfia

Espécie ornamental muito utilizada em canteiros, vasos e em jardins, os primeiros a utilizar essa palmeira como decoração foram os japoneses, chega a até 3 m e gosta de climas mais amenos, se desenvolvem bem tanto no sol direto como na sombra, só a rega que deve ser regulada.

Palmeira Ráfia em vasos para o jardim

10° Palmeira Triangular

Possui crescimento moderado   e mais lento podendo atingir até 6 m de altura. Na coroa da planta ela possui um formato de triângulo muito bonito, ideal para parques e praças. Agora pelo fato de ter o crescimento lento, algumas pessoas a plantam em vasos e depois que ela cresce, mudam ela de local.

Palmeira Triangular