Os tetos decorados estão ganhando destaque no design de interiores, virando uma tendência marcante para quem deseja inovar na decoração da casa.
Antes vistos como superfícies funcionais, hoje eles são transformados em verdadeiras obras de arte, adicionando personalidade e estilo aos ambientes.
Com diversas opções de acabamentos, cores e materiais, é possível criar composições que vão do estilo clássico ao moderno, elevando o visual do espaço de modo criativo.
Então, se você quer saber mais sobre como aplicar a tendência de teto decorado na sua casa, continue lendo essa publicação!
O que considerar para fazer a decoração de teto?
Na hora de decorar o teto, considerar qual é a altura do ambiente é muito importante, mas não é o único ponto.
Tetos altos permitem mais ousadia com molduras, rebaixamentos ou detalhes mais complexos, enquanto tetos baixos pedem decorações mais leves, com cores claras que ampliem o espaço.
O estilo já estabelecido no cômodo em questão também deve ser considerado, garantindo a harmonia entre o teto e os demais elementos decorativos.
Ambientes modernos requerem um teto mais clean e minimalista, enquanto espaços clássicos se beneficiam de ornamentos mais trabalhados.
Assim, a escolha das cores deve complementar a paleta já presente no espaço, criando um visual equilibrado e aconchegante.
Em resumo, não se esqueça de analisar todo o seu ambiente antes de fazer a decoração do seu teto para evitar desequilíbrios.
Dicas criativas para teto decorado
Confira algumas dicas criativas para decorar o teto, tornando-o um ponto focal impressionante em qualquer ambiente.
Papel de parede no teto
Um papel de parede pode ser uma opção muito assertiva para quem está buscando uma solução simples para a decoração.
A aplicação de um papel de parede é mais descomplicada do que a aplicação de uma mão de tinta, por exemplo.
Desse modo, os papéis de parede coloridos e com muitos detalhes são ideais para pessoas com muito estilo e personalidade, que gostariam que seu teto representasse isso.
Mesmo para as pessoas mais clássicas, existem opções de papéis de parede que são mais sóbrios e não tão coloridos.
Pintura diferenciada
Uma pintura diferente também é uma ótima opção para decorar o seu teto.
Aplicar uma pintura é um pouco mais complexo, principalmente por necessitar de esforço e até mais certa criatividade para escolher qual pintura realizar.
Por isso, se quiser algo mais profissional, contrate um artista para fazer uma arte personalizada para você!
Você pode fazer algumas constelações, junto a um céu estrelado, ou até mesmo algo mais simples e sofisticado, como formas geométricas.
Gesso com relevo
Usar gesso para criar relevos no teto com formas decorativas é uma boa maneira de usar materiais simples para fazer coisas criativas.
Você pode trazer formas, arabescas, flores, ou até mesmo criar formas personalizadas que façam sentido com a sua decoração.
Desse modo, é uma opção para dar um toque sofisticado, com uma certa elegância para o seu espaço.
Aplicação de azulejo
Os azulejos, geralmente usados para decoração de paredes e chãos, também podem ser usados para decorar os tetos.
Essa é uma alternativa para trazer fluidez aos espaços que já possuem uma parte em azulejo, dando uma continuidade à decoração.
Além disso, a aplicação pode dar um toque de elegância e modernidade para a sua decoração, o que é ideal para ambientes com esse estilo.
Plantas
Usar plantas para proporcionar frescor, beleza e personalidade ao ambiente também é uma ótima ideia.
Você pode pendurar diversos vasos de plantas no teto de forma que as flores e as plantas tenham um caimento bonito no espaço e ajudem na decoração.
Essa é uma ótima escolha para melhorar a qualidade do ar e o bem-estar das pessoas que frequentam muito esse ambiente.
Cimento queimado
O cimento queimado no teto é uma representação do estilo moderno. Esse tipo de pintura é ideal para ambientes que possuem muitos metais e uma estética contemporânea.
Usar móveis rústicos, acabamentos mais abertos e peças em metal são as melhores escolhas para compor a decoração para o ambiente com teto de cimento queimado.
O cimento queimado é uma tinta que imita o concreto, e que pode ser finalizado de diferentes formas.
Formas geométricas
Tetos com formas geométricas podem dar um visual novo a um ambiente que seja clássico e comum.
Sendo assim, é possível usar formas geométricas iguais ou mescladas, mas que façam uma composição bonita juntas.
Essa é uma boa forma de trazer dinamismo e descontração ao ambiente, podendo até mesmo dar a impressão de que a decoração é um jogo de tetris com um fundo preto.
Ripas de madeira
As ripas de madeira, que já estão sendo muito usadas para o chão e as paredes, também podem ser usadas para o teto.
A escolha desse material é excelente para ambientes onde as temperaturas são muito intensas, devido à alta capacidade de isolamento térmico da madeira.
Portanto, esse tipo de teto é ideal para estilos decorativos mais clássicos, rústicos ou que buscam minimalismo.
Você entendeu como pode trazer a nova tendência do teto decorado para a sua casa? Aproveite para renovar o seu ambiente e deixá-lo muito estiloso.
Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo! Continue acompanhando outras publicações do nosso site para dicas práticas de decoração.
Quer uma ótima sugestão? Leia também esse post explicando como usar preto na decoração!