Para quem quer fazer uma decoração diferenciada em seu espaço e quer usar tapetes para isso, uma das opções que você encontra no mercado é o tapete belga. Com peças únicas e com estampas diferenciadas, você cria um ambiente diferente e ainda vai fazer com que sua decoração esteja sempre muito bela.
Mas muitas pessoas não conhecem o tapete belga. Diferente de outros tipos de materiais, este pode ser mais barato e ainda pode levar você a ter uma decoração completamente diferenciada em seu ambiente. Por conta disso, reunimos informações para lhe falar sobre o tapete belga e para fazer com que você tenha dicas específicas de como fazer uma decoração com este tipo de tapete.
Acompanhe até o final para conhecer mais sobre o tapete belga e ter 5 dicas incríveis de como utilizar o tapete em suas decorações.
O que é o tapete belga?
Diferente do mais conhecido tapete persa, que é feito no oriente médio, o tapete belga é inspirado na Europa e possui algumas características próprias que dão a ele um ar completamente único.
Ainda que seja feito com os mesmos materiais do persa, como lã, algodão e seda, o tapete belga é mais prático por incluir a viscose em sua composição e fazer com que ele se torne, inclusive, mais barato.
Além disso, eles possuem uma coloração puxada para tons de marrom e cinza. São tapetes bonitos e mais baratos que os persas e que fazem com que sua decoração aconteça sem erros!
Cuidados com o tapete belga
Assim como outros tipos de tapetes, o tapete belga precisa de cuidados especiais para que não estrague com o tempo. O ideal é levar para que profissionais possam fazer a lavagem e higienização, de forma a manter sempre limpo e bem preparado.
Além disso, no dia a dia, você deve passar um aspirador para tirar a poeira e não deve comer sobre um tapete como este.
Tomando estes cuidados, seu tapete terá uma grande durabilidade e você com certeza vai ter uma decoração única.
5 dicas de Decoração com tapete belga
Quer dicas exclusivas para que você tenha uma linda decoração com seu tapete belga? Confira algumas das melhores para que você possa usar na composição de seu lar;
1- O modelo
É importante que você saiba que o tapete belga bege é super versátil. As estampas e desenhos se encaixam em todos os tipos de decoração e farão com que você tenha mais beleza e uma harmonia em todos os ambientes.
Por conta disso, ele possui diversos modelos, tamanhos, cores e formatos. A dica aqui é que você tenha um tapete com o modelo que realmente componha a harmonia de sua decoração.
Para o clássico, você deve pensar em modelos retangulares. Para um visual mais moderno, pode pensar em um losango ou o redondo.
2- Tamanho do tapete
O tamanho é um fator fundamental na escolha do tapete persa. Ele deve ser pensado de acordo com o ambiente e vai mudar todo o estilo de acordo com o que você desejar.
Um tapete maior, no centro da sala, por exemplo, ajuda a aumentar a sensação de amplitude. Da mesma forma, um tapete grande pode ajudar a demarcar a divisão de espaços, como sala e corredor.
Aqui, a dica é que você tenha um tapete que realmente componha seu espaço.
3- Cores do tapete belga
Na hora de escolher as cores, lembre-se que o tapete belga é mais puxado para os tons de marrom e cinza. E, mesmo os tons de vermelho que estão nele, são mais apagados.
Ainda assim, para um estilo mais clássico, você deve aproveitar os tapetes com a coloração mais escura e que combine com os móveis. Esses ainda são interessantes quando você quer fazer um contraste com móveis e cores mais claras.
Da mesma forma, você pode aproveitar os desenhos diferentes para uma decoração mais moderna e que vá trazer uma mudança no visual. Aqui, use cores variadas e com estampas diferenciadas. Vale ousar e fazer com que o tapete lhe dê todo esse ar moderno.
4- Tapete belga para sala
A sala é um dos pontos mais importantes onde o tapete belga vai compor a decoração. Por conta disso, você tem várias formas de utilizar o tapete na hora de fazer a montagem de seu projeto.
Você pode colocar um grande tapete que fique por baixo dos sofás, fazendo com que, assim, você tenha mais espaço e o chão todo coberto. Essa decoração dá uma sensação de aconchego e de amplitude, fazendo o ambiente ficar único.
Outra opção é um tapete menor que esteja no centro da sala com os móveis em volta. Com isso, você tem um ambiente mais agradável, ainda fazendo com que ele esteja belo e bem organizado. Além disso, deixa um espaço para sentar sem sujar seus belos tapetes.
5- Tapete belga na parede
Por fim, que tal aproveitar a beleza dos tapetes belgas para fazer uma decoração na parede? Você pode usar os tapetes como quadros, emoldurados ou não, e que vão trazer uma decoração diferenciada para seu ambiente.
Seja no quarto ou na sala, ou em um espaço específico, a decoração com tapete belga na parede é uma tendência que vem aumentando.
Com essas dicas, certamente que sua decoração vai ficar mais bela e você conseguirá ter uma transformação no ambiente com os tapetes belgas.
Aproveite e continue no blog para conhecer mais sobre decoração.