Stencil para parede: Saiba como aplicar e quais estilos você pode por na sua casa

A decoração de um lar deve ser feita de acordo com as necessidades e gostos das pessoas que vão morar nesse lugar. Para isso, existe uma série de produtos, equipamentos, objetos que podem ser utilizados para dar esse toque de estilo pessoal. Um deles é o stencil para parede, que fica bem bonito e é fácil de aplicar.

Nos próximos tópicos você vai saber tudo a respeito do stencil para parede. Como colocá-lo, quais os tipos que mais combinam com o seu estilo, onde encontrar esse produto, entre outras informações relevantes. Confira!

Stencil para parede

Como aplicar o Stencil?

Antes de explicar como aplicar, é preciso dizer o que é o stencil. Ele é uma técnica de pintura, em que a pessoa pinta a partir de um molde que vai dar o desenho exato do que será pintado. Com isso, a primeira coisa a se fazer é criar ou comprar o molde.

O mais fácil é comprar, mas se você quiser fazer, é preciso ter os materiais certos, como o vidro que é muito utilizado, fazer o desenho, colocar no molde e preparar para o trabalho.

Com o molde feito ou comprado, você vai colá-lo na parede com uma fita crepe, exatamente no lugar em que ele será pintado. Tem que ser muito bem definido isso, porque depois não tem jeito mais.

Depois de colocado, é hora de pintar o stencil. Compre tintas de plástica acrílica que ficam mais bonitas e brilhosas. Aí é só passar a tinta por cima do stencil com um rolo e fazer movimentos de cima para baixo. Não coloque muita tinta no rolo, porque pode manchar parte da parede e o trabalho vai ser todo estragado.

Assim que terminar de pintar, você espera um tempinho, tira o stencil com cuidado para não manchar o desenho e esperar secar.

É bem simples, só precisa fazer com muito cuidado para não manchar ou atrapalhar o formato do desenho de alguma forma.

Veja no video como é feita a aplicação do stencil na parede:

Quanto custa?

Existem diferentes tipos de stencil, cada um com um preço bem distante um do outro. Tem stencil que pega uma parede inteira e outros que são apenas um desenho normal, de tamanho médio, que pode ser colocado em parte de determinada parede.

Então, os preços variam muito. Um stencil simples, pequeno, custa 5 reais, enquanto um de parede inteira pode ultrapassar os 100 reais.

Além do molde, você precisa também comprar a tinta. Aí é outro valor que vai depender muito por vários fatores como cor, qualidade, marca, etc.

Como escolher?

Para escolher o seu stencil, é preciso pensar no estilo da casa e, mais especificamente, do cômodo em que ele será colocado. Se for para um quarto de criança ou de bebê, o ideal é o uso do stencil que tenha um ar mais infantil, de brinquedo, de animal, de desenho, de coisas divertidas e coloridas.

É diferente de um stencil para por na sala de estar, por exemplo, que é algo mais formal, mais sofisticado e exige um desenho também nesse estilo, como um gradeado, folhas e flores, ou outros da sua preferência.

É muito difícil dizer o que a pessoa deve escolher, porque isso deve ser baseado nos gostos e no estilo dela. O ideal é você parar um pouco, pensar o que deseja para determinado cômodo e procurar desenhos de stencil que tenham a ver com isso.

Onde comprar?

Você pode comprar o seu stencil para parede em lojas de decoração e também as grandes de construção, como a própria Leroy Merlin. Uma busca na internet e você já encontra milhares de opções.

Leroy Merlin

Uma boa opção de loja para você comprar o seu stencil para parede é a Leroy Merlin. Tem muitas opções para todos os gostos e estilos.

Stencil para parede de quarto

No quarto, o melhor a se fazer, é usar stencil de coisas que dão uma sensação de tranquilidade, de equilíbrio, de calmaria. Esses desenhos precisam ser também de cores mais leves, como o azul e o rosa claro. Isso porque o quarto é um local que exige esses sentimentos, até para facilitar na hora de dormir.

Em quarto infantil

A dica para o quarto infantil é a mesma para o quarto de adultos, buscar imagens e cores que transmitam paz e tranquilidade. A única dica diferente é que isso seja feito com desenhos, bichinhos, coisas que remetem o universo infantil.

Como fazer

Você pode fazer seu próprio stencil com imagens a sua escolha, veja no video abaixo como é simples:

Se tiver gostado deste texto sobre stencil para parede, compartilhe-o nas suas redes sociais!