Telefone Popular: conheça mais sobre esse benefício!

Uma opção para quem tem baixa renda, o Telefone Popular oferece uma linha telefônica fixa por tarifas reduzidas. O que é o Telefone Popular, como conseguir uma linha e outros detalhes sobre esse benefício, você fica sabendo a seguir!

O que é o Telefone Popular?

O Telefone Popular se trata de um benefício oferecido pelo Governo Federal em parceria com empresas de telefonia. Criado neste ano (2023), é uma forma de possibilitar que famílias e pessoas de baixa renda e outros grupos tenham uma linha telefônica fixa por preços e tarifas bastante reduzidas.

O nome oficial do programa é Acesso Individual Classe Especial (AICE). Entretanto, ele é mais conhecido como Telefone Popular.

Como funciona a linha fixa popular?

Conforme fora mencionado, o Telefone Popular é destinado a cidadãos de baixa renda (veremos detalhes mais adiante). Dessa forma, a linha fixa de telefonia tem custo mensal máximo de apenas R$ 15.

Além disso, dentro da assinatura mensal, ou seja, de cerca de R$ 15, o beneficiário tem direito a fazer ligações locais para telefones fixos com duração de 90 minutos ao mês. Entretanto, é importante lembrar que esse período de 90 minutos não é cumulativo. Ou seja, caso o beneficiário use a linha por menos tempo durante o mês, ao final, esses minutos são “zerados”.

Também, não entram na tarifa mensal ligações feitas para celulares, ligações interurbanas e ligações internacionais. Caso o beneficiário necessite fazer tais tipos de chamadas, ele pode colocar créditos na linha em casas lotéricas ou diretamente com a operadora de telefonia responsável pelo seu telefone.

Caso o beneficiário ultrapasse no mês o limite de 90 minutos fazendo chamadas, deverá colocar crédito na linha para efetuar ligações. Porém, não há limite para receber ligações de outras linhas – basta que a mensalidade seja paga em dia.

O aparelho de telefone fixo e a instalação não estão inclusas no programa. No entanto, atualmente, os valores do produto e do serviço são bastante acessíveis e facilitados.

Por que ter uma linha popular?

Quem está dentro do perfil para ter o Telefone Popular (veremos mais adiante), o benefício oferece muitas vantagens e utilidade. Veja a seguir:

  • Economia: obviamente, tendo uma linha fixa popular, o beneficiário paga muito menos do se fosse adquirir e assinar uma linha telefônica por fora do programa – que pode passar dos R$ 60,00 ao mês.
  • Maior controle: conforme já mencionado, caso o titular da linha telefônica popular necessite fazer chamadas que não estão na assinatura mensal, ele pode colocar créditos em seu número.
  • Comunicação: contar com uma linha telefônica física continua sendo importante para a comunicação, mesmo com o avanço da telefonia móvel.
  • Necessidades simples: o Telefone Popular é muito vantajoso para quem tem o perfil do programa, pois supre muito bem necessidades simples, como chamadas para familiares, para serviços públicos e outros.
  • Segurança: com uma linha fixa de telefone, há mais segurança nas chamadas, pois a telefonia fixa ainda é mais segura do que a móvel.
  • Qualidade nas chamadas: as linhas fixas são superiores às linhas de telefonia móvel, muitas vezes, oferecendo mais qualidade no serviço. Não há problemas, por exemplo, de chamadas serem interrompidas por motivos de sinais fracos, fatores climáticos e outras interferências.

Quem tem direito ao Telefone Popular?

Existem alguns requisitos para solicitar e ter a sua linha do Telefone Popular. Isso porque, como já sabemos, o programa tem o objetivo de favorecer pessoas e famílias de baixa renda, democratizando o acesso à comunicação.

Confira os requisitos para ter uma linha telefônica popular:

  • Pessoas ou famílias que estão inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico).
  • Ter o CadÚnico atualizado.

Como conseguir o Telefone Popular?

  1. Primeiramente, para solicitar a inclusão no programa Telefone Popular e ter acesso a linha fixa, o responsável familiar precisa ter em mãos o número do NIS (Número de Identificação Social) e do CPF. Ressaltando que famílias indígenas podem substituir o RG pelo RANI (Registro Administrativo de Nascimento Indígena).
  2. Então, estando com o CadÚnico atualizado e os documentos citados anteriormente, a solicitação da linha pode ser feita em lojas de concessionárias de telefonia (listadas abaixo). Ou, então, pela Central de Atendimento das empresas.

É importante saber se a sua cidade é coberta pelas concessionárias parceiras do programa Telefone Popular. Basta seguir as orientações da operadora, certo?

Concessionárias / empresas de telefonia parceiras do Telefone Popular

  • 10312 – CTBC Telecom
  • 10314 – Oi Região 2
  • 10315 – Telefônica/Vivo
  • 10331 – Oi Região 1
  • 10343 – Sercomtel

SOLICITE SEU TELEFONE POPULAR

Como proceder depois de solicitar minha linha telefônica fixa?

Caso o seu pedido seja aprovado, é preciso aguardar para receber a instalação da linha. No caso, o serviço de instalação pode levar até 7 dias úteis a contar da aprovação da solicitação.

A instalação tem taxa de serviço, que varia de acordo com a concessionária de telecomunicação e região do País. Portanto, não se esqueça de pedir essa informação ao procurar uma empresa parceira do programa.

Como cancelar a linha fixa do Telefone Popular

Se por algum motivo, o beneficiário quiser cancelar a sua linha popular, deverá pedir o cancelamento do serviço junto à empresa responsável pela linha. Vale ressaltar que não está definido o prazo para a pessoa solicitar o benefício novamente.

Além disso, a parcela da mensalidade deve ser paga até o mês em que o beneficiário ficar em posse da linha telefônica.

Dicas para economizar com a linha telefônica fixa

Conforme informamos, a taxa de R$ 15,00 é cobrada mensalmente para quem tem o Telefone Popular, incluindo 90 minutos mensais de ligações locais para números de telefones fixos. Ao completar os 90 minutos dentro de um mês, só será possível efetuar ligações adicionando créditos à linha telefônica.

Portanto, confira as dicas para economizar com sua linha telefônica popular:

  • Evite conversas longas pelo telefone: seja o mais breve possível. Atualmente, por exemplo, há aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, que permitem conservas mais extensas.
  • Tome nota do tempo: adquira o hábito de registrar o tempo de cada chamada feita pela linha popular. Isso evita gastar além dos minutos permitidos dentro de um mês.
  • Receba ligações: sempre que possível, opte por receber ligações e não fazê-las. Isso faz com que o tempo da mensalidade não seja extrapolado, além de sobrar mais minutos.

Se você se encaixa no perfil para ter o Telefone Popular, não deixe de solicitar. Caso conheça alguém que necessite desse serviço, indique nosso conteúdo!