Sofá para quem tem pet: Saiba como escolher o modelo certo

As pessoas que têm um pet sabem muito bem que eles amam se sentir em casa, e muitas das vezes “tomam para si” o sofá da sua casa.

Os sofás são muito confortáveis, tanto para as pessoas quanto para os animais, mas nem todos os tecidos são apropriados para eles. Já que alguns materiais não são resistentes a arranhões, pelos e a urina dos pets.

Mas como escolher o modelo certo? É uma questão que exige cuidado, uma vez que deve-se pensar na beleza, conforto e praticidade.

Para aprender como escolher o modelo certo de sofá para quem tem pet, confira o conteúdo que preparamos!

Conheça o conceito do sofá pet friendly

mulher aproveitando Sofá para quem tem pet com cachorro. 

O conceito de sofá pet friendly funciona como um móvel desenvolvido com características que o tornam confortáveis para os animais de estimação.

Além disso, esses sofás são resistentes à urina, arranhões e outros quaisquer danos causados pelos seus pets.

O sofá pet friendly é bem mais simples de limpar, já que é impermeável, trazendo uma grande praticidade para a sua rotina.

Ele também costuma ser resistente às manchas e possui menos chances de absorver os odores dos animais, o que torna o ambiente mais limpo e cheiroso.

Qual o melhor tecido de sofá para quem tem pet? 

Para os tutores de gato, o maior dos desafios é escolher um bom tecido de sofá, para que ele se mantenha íntegro.

Isso porque os gatos adoram afiar suas unhas em tecidos, principalmente sofás, já que eles conseguem se alongar dessa forma.

Por conta disso, a melhor alternativa para quem é tutor de gatinhos, é escolher um tecido que seja resistente a arranhões e fácil de limpar.

No caso dos cachorros, não podemos esquecer dos pelos que se acumulam no móvel e possíveis acidentes com urina. 

A seguir, reunimos algumas dicas de materiais, confira! 

Couro sintético

O couro sintético é um dos materiais mais simples de se limpar, já que os pelos e líquidos não conseguem se infiltrar pelo sofá.

Ao mesmo tempo, ele é resistente aos odores, não retém muita sujeira sendo simples de limpar, tornando-o perfeito para donos de cães e gatos.

Contanto que os gatos tenham um arranhador separado, já que eles não terão curiosidade em arranhar o sofá. Essa é a grande dica para preservar o móvel! 

Quando se trata de pelos, basta usar um aspirador, e para outras manchas, um pano úmido com um pouco de sabão neutro costuma ser suficiente.

Suede

Um dos tipos de cobertura mais populares para sofás consiste em um material produzido com poliéster, que é conhecido por sua textura suave. O Suede! 

Ele é bastante resistente, dificilmente se desfaz, tornando-se uma escolha adequada para lares com felinos. 

Além disso, é um tecido que pode ser limpo facilmente com um aspirador de pó, o que ajuda a retirar pelos.

Porém, o lado ruim desse tecido é que ele pode acumular pelos e pode desbotar com certa facilidade.

Acquablock

Esse é um tipo de tecido resistente à água feito de poliéster e algodão que é bastante empregado em móveis destinados a áreas externas e de piscina. 

Sendo assim, é capaz de suportar a exposição solar e repelir líquidos, mantendo ao mesmo tempo uma sensação de tecido natural, sem deixar o aspecto plastificado. 

Embora seja mais caro que outras alternativas de revestimento para sofás, ele traz consigo a garantia de longa durabilidade.

Por isso, é um ótimo tecido, pois garante a resistência a arranhões, e também é fácil de limpar e impermeável.

Gorgurão 

O gorgurão, durante alguns minutos, é capaz de repelir líquidos, permitindo ação imediata em caso de acidentes com alimentos e bebidas. 

Por isso, é fácil de limpar e costuma ser bastante durável, especialmente contra os arranhões de gatos.

O tecido de gorgurão é à prova d’água por um curto período, o que é útil em situações de emergência. 

Linho sintético

O linho sintético é durável contra animais menos enérgicos e ainda oferece um toque bastante acolhedor para a família desfrutar do sofá. 

Contudo, não é aconselhável para residências com filhotes ou gatos muito agitados, pois eles podem ser mais “destrutíveis”.

E além dele, há também a microfibra, que é bem semelhante, e um dos tecidos mais fáceis de limpar, sendo resistente às manchas e aos arranhões.

Sarja ou lona

A sarja é um dos tecidos mais fortes feitos de fibras naturais de algodão ou mescladas com material sintético.

Dessa forma, são capazes de resistir a arranhões e são de fácil limpeza, mesmo sendo permeáveis, o que significa que eles podem aderir líquidos com facilidade.

Por conta disso, é recomendado buscar por um serviço de impermeabilização, pelo menos, para garantir uma vida útil prolongada.

Esse tecido já ganha muitos pontos pela sua resistência, sendo mais indicados para os tutores de gatos, já que não será rasgado com facilidade.

Dicas para tirar pelo de animal do sofá

Mulher com gato aproveitando Sofá para quem tem pet.

Sabe aquele momento que chega uma pessoa na sua casa, com uma roupa preta e você já sabe que ela saíra do seu sofá cheia de pelos?

Então, agora vamos te ensinar como tirar os pelos dos seus animais de estimação da sua casa e roupas!

Aspirador de pó 

O aspirador de pó é ótimo para tirar os pelos dos animais no sofá, mas além disso ele facilita a remoção de sujeiras.

Antes de fazer o uso do aspirador de pó, passe um pano úmido para ajudar a soltar os pelos acumulados do sofá.

Desse modo, se o seu animal solta muitos pelos, essa etapa é de extrema importância, já que te ajudará muito nesse quesito.

Escovação 

Se o seu animal tiver pelos muito grandes, que se soltem com uma grande facilidade, uma ideia interessante é fazer escovações com frequência.

A escovação quando bem feita e com uma boa frequência irá reduzir a quantidade de pelos soltos pelo tecido.

Você pode utilizar materiais específicos para isso, como luvas com cerdas ou escova para tirar os pelos dos bichos.

As opções com a utilidade de pentear o seu bichano funcionam também para o seu estofado.

Assim, você pode passar tanto a luva quanto a escova no seu sofá, de forma delicada. Mas lembre sempre de não fazer força para evitar rasgos.

Produtos específicos para limpeza

No mercado de produtos para pet, é possível encontrar diversos tipos de produtos específicos para limpeza de sofás.

Esses produtos prometem eliminar os odores dos seus animaizinhos nos seus estofados, que são cheiros deixados para marcar território.

Tome cuidado com o produto que vai escolher, pois muitos deles podem manchar os tecidos. Sempre faça um pequeno teste antes de aplicar na peça toda. 

Você pode trocar os desinfetantes comuns, por produtos convencionais como álcool, detergente ou sabão neutro, pois eles serão menos prejudiciais ao seu animal.

Limpeza profissional 

Existe também a possibilidade de procurar por limpezas profissionais, sendo uma ótima opção para quem não sabe o que fazer para tirar o cheiro do sofá.

Isso com os produtos corretos, que não vão manchar os seus estofados, e os equipamentos adequados que vão auxiliar nesse momento.

Sendo assim, é possível remover toda a sujeira e odor causados pelos animais de estimação.

Mas lembre-se de informar aos profissionais de que eles não devem usar produtos químicos que afetem a saúde do seu animalzinho.

Rolo adesivo 

Investir em um rolo adesivo é uma forma muito prática de remover os pelos de estofados e roupas.

Afinal, ele basicamente possui uma superfície com cola, que faz com que os pelos se grudem nele e saiam com facilidade da peça.

Ele é muito prático para quem costuma ter muitos pelos nas roupas que precisam ser removidos rapidamente.

Se você não tiver um rolo adesivo em mãos, mas precisa improvisar para retirar os pelos das roupas, por exemplo, pode usar uma fita adesiva.

 

Gostou de aprender qual o melhor sofá para quem tem pet? Utilize as dicas e aproveite as de acordo com o seu gosto pessoal.

Além disso, não se esqueça de analisar cada peça e suas características, para escolher a que melhor se encaixa na sua demanda e do seu animal. 

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo, continue acompanhando o site para saber mais!