Rodapé Invertido: O Que É, Vantagens, Instalação e Como Usar no Decoração

Se você procura uma opção diferenciada de revestimento e acabamento, o rodapé invertido será o ideal para você. Ele tem conquistado cada vez mais espaço nos projetos porque, além de agregar valor na decoração, o rodapé invertido traz uma proposta diferente e moderna para o visual das paredes do imóvel. 

Rodapé Invertido: O Que É, Vantagens, Instalação e Como Usar no Decoração

Quer conhecer mais sobre o rodapé invertido e saber como ele pode ser excelente para sua decoração? Confira nosso artigo até o final para entender seu funcionamento e descobrir como você pode usar dentro do seu imóvel, criando um novo tipo de decoração e fazendo com que o visual seja único. 

O que é rodapé invertido?

Você conhece o rodapé tradicional, aquele que é colocado sobre a parede para criar um relevo visual. A ideia do rodapé invertido ou, como também é conhecido, o rodapé negativo, é criar um rasgo na parede onde ele é fixado. Isso significa que, durante a construção, as paredes recebem um recorte perto do piso e dentro desse recorte o rodapé é inserido. 

Para que isso aconteça, é feita a instalação de uma cantoneira metálica embutida dentro da parede, onde o rodapé invertido será instalado. Com isso, você tem uma decoração diferenciada em seu imóvel, criando um ambiente moderno e único. 

publicidade

Quais são as Vantagens do Rodapé Invertido?

Para quem quer criar um ambiente moderno e luxuoso, apostar no uso do rodapé invertido traz diversas vantagens. Você cria uma impressão de que as paredes estão “flutuando” no cômodo, uma vez que a base é recuada. Esse efeito deixa seu imóvel bem mais bonito e com um ar diferenciado. 

Outro ponto importante é que ele se torna uma ótima alternativa para imóveis pequenos. Isso acontece porque uma pequena abertura na base da parede já é suficiente para que o espaço ganhe a sensação de amplitude. Ainda que não aumente, mas você tem a impressão de que está tudo maior no seu ambiente. 

Por fim, outra vantagem é que, como ele não faz ligação entre parede e piso, o rodapé invertido também não exige a combinação entre revestimentos, facilitando a troca do piso, sem necessariamente ter que substituir o rodapé. 

Pode, ainda, criar um ambiente iluminado, diferenciado, destacando o rodapé do piso com tintas e objetos diferentes. 

Como Funciona a Instalação?

A instalação do rodapé invertido deve ser pensada desde a construção da parede do local. Isso porque a cantoneira deve ser instalada enquanto se constrói a parede, para que se crie o rasgo onde será instalado o rodapé. 

Além disso, existem dimensões corretas de instalação do rodapé para que você consiga o efeito desejado de parede flutuante. Por isso, o ideal é que você contrate uma equipe especializada para realizar a instalação e não ter problemas com seu rodapé invertido. 

publicidade

Seja na área interna ou externa, a instalação é feita de maneira segura, seguindo todas as normas vigentes e fazendo com que seu ambiente esteja cada vez mais preparado e personalizado. Com certeza trará um efeito bonito, delicado e moderno para seu lar. Vale a pena apostar no rodapé invertido.

Como utilizar na decoração

Para você que é uma pessoa criativa, o rodapé invertido pode ser usado em diversos ambientes para tipos diferentes de decoração. Você pode usá-lo em ambientes externos e internos do imóvel, criando o efeito desejado. 

Uma das maiores utilizações acontece em salas e em escadas. Você deixa o ambiente moderno, com um ar especial e ainda consegue que sua decoração fique bem mais bonita. Nas escadas, a sensação que você tem é que o ambiente se tornou diferenciado, com um ar elegante e belo. 

Outra questão importante é que você pode combinar as cores da parede com as cores do rodapé. Por um lado, se quer um ambiente mais clean, pode usar cores neutras em ambos. Ou, se deseja um visual diferenciado, pode criar um contraste, deixando o rodapé com cores vivas enquanto a parede está neutra ou vice versa.

Na área externa, você consegue um efeito flutuante na própria casa, fazendo com que as paredes tenham esse requinte. Isso torna esta uma das melhores opções para criar um ambiente moderno no lar. 

Seja como for, certamente que o rodapé invertido vai trazer um ar de requinte, modernidade e luxuosidade para seu ambiente. Com certeza você vai gostar do resultado e aproveitar a sensação de que tudo está maior. 

publicidade

Gostou de nosso artigo? Continue acompanhando para mais dicas de decoração e reforma que deixarão sua casa um verdadeiro espetáculo!