Revestimento para paredes internas: Veja como fazer os principais revestimento da sua casa

Quando assunto é reforma ou construção de uma casa uma preocupação comum é qual revestimento  vai ser usado na obra, muitas são as opções, vamos ensinar a fazer os principais revestimentos para paredes internas para que você utilize na sua casa.

revestimento para paredes internas é essencial em uma obra, ele que traz vida ao ambiente e determina se sua casa é mais requintada ou mais tradicional, os revestimentos falam muito sobre a personalidade da pessoa e dos gostos que ela possui, fazem que a casa fique a sua cara.

Se interessou pelo assunto? deseja mesmo aprender um pouco mais sobre revestimento interno, o passo a passo para fazer, receber dicas e informações? Então esse artigo foi feito para você.

revestimento para paredes internas

Como fazer revestimento com Papel de Parede

Os papéis de parede é uma boa opção de revestimento para paredes internas  para quem não deseja mexer com construção e quer evitar poeira e sujeira, bonitos mudam o ambiente faceis de colocar e de achar são uma boa opção para quem deseja mudar, mas sem bagunça.


Existem várias opções e desenhos vai mesmo de gosto do que você deseja para o seu cômodo, eles imitam madeira, ladrilhos, tem de desenhos florais ou de personagens, enfim muitas são as opções.

Para colocá los é simples basta escolher o papel de parede de sua preferência e colar na parede desejada, sem mistério é super fácil e prático de fazer, qualquer um consegue, se houver dúvidas veja o tutorial abaixo que separamos para você.

Como fazer Revestimento em Textura Rolada

A textura rolada é uma ótima opção, pois é simples de aplicar lembra muito o grafiato tem como qualidade:durabilidade, resistência à variação de temperatura e de umidade, fora que evita mofo.

Qualquer um pode fazer abaixo um passo a passo de como fazer textura rolada:

Materiais:

  • Textura Design – Textura & Cia
  • Primer Acrílico – Textura & Cia
  • Espátula
  • Mexedor
  • Fita crepe, jornal
  • Trincha ou rolo de lã para aplicação do Primer
  • Rolo de nylon para texturização
  • Desempenadeira de aço lisa

O primeiro passo para que a pessoa consiga fazer a aplicação do revestimento de rolamento em casa é preparar o ambiente, proteja todos os seus móveis com jornais, papéis ou lona para que não respingue tinta neles, proteja também os rodapés, molduras de gesso você pode usar fita crepe para isso.

Utilize jornal ou plástico para proteger as paredes laterais e piso, evitando assim manchas e sujeira, prevenindo futuras dores de cabeça.

O segundo passo é preparar a parede em que o revestimento vai ser aplicado, veja se não existem tintas soltas, caso exista pegue uma espátula e limpe toda os resquícios de tinta faça a raspagem completa, você também pode usar uma lixa para esse processo.

Procure corrigir trincas e fissuras, limpe tudo não deixe resíduos para que seja melhor de fazer a aplicação e não tenha interferências. 

O terceiro passo é a aplicação do primer, faça o diluição do primer acrílico em água em um recipiente específico, balde ou bandeja é preciso deixar a mistura bem homogênea, então mexa bem.

Utilizando a desempenadeira de aço mova a massa da embalagem para a parede. Pressione a ferramenta sobre a parede, movimentando a massa para que a mesma seja distribuída pela parede.

Logo que acabar o processo é hora da aplicação você pode utilizar um rolo de lã para realizar o processo, depois de aplicar basta esperar em torno de 6 horas até que o produto seque por completo.

Abaixo um vídeo que ensina fazer esse tipo de textura

Como fazer Revestimento em Grafiato

O grafiato é uma técnica que lembra textura, bem interessante e de simples aplicação, muito usado na construção nos dias atuais, possui aparência de ranhura, o legal é que existem uma variedade de cores em que ele pode ser apresentado.

Possui qualidades como: durabilidade, resistência à variação de temperatura e de umidade. Além disso, o grafiato ajuda a afastar mofos e a incidência de raios solares responsáveis por deixar o ambiente mais quente.

Vamos mostrar o passo a passo de como aplicaresse revestimento para paredes internas e mostrar quais materiais usar para que você não precise contratar um profissional e faça a aplicação sozinha

  • Fita crepe;
  • Plásticos, jornais ou lona para proteção do piso;
  • Espátula;
  • Balde;
  • Mexedor;
  • Ferramenta risca fácil;
  • Primer acrílico;
  • Pincel ou rolo de pintura;
  • Massa própria para grafiato;
  • Desempenadeira plástica.

O primeiro passo para que a pessoa consiga fazer a aplicação do grafiato em casa é preparar o ambiente, proteja todos os seus móveis com jornais, papéis ou lona para que não respingue tinta neles, proteja também os rodapés, molduras de gesso você pode usar fita crepe para isso.

Utilize jornal ou plástico para proteger as paredes laterais e piso, evitando assim manchas e sujeira, prevenindo futuras dores de cabeça.

O segundo passo é preparar a parede em que o grafiato vai ser aplicado, veja se não existem tintas soltas, caso exista pegue uma espátula e limpe toda os resquícios de tinta faça a raspagem completa, você também pode usar uma lixa para esse processo.

Procure corrigir trincas e fissuras, limpe tudo não deixe resíduos para que seja melhor de fazer a aplicação e não tenha interferências. 

O terceiro passo é a aplicação do primer, faça o diluição do primer acrílico em água em um recipiente específico, balde ou bandeja é preciso deixar a mistura bem homogênea, então mexa bem.

Logo que acabar o processo é hora da aplicação você pode utilizar uma trincha ou rolo de lã para realizar o processo, depois de aplicar basta esperar em torno de 6 horas até que o produto seque por completo.

O quarto passo é aplicar a massa para grafiato, para isso verifique antes de passar se a parede já está seca, caso esteja utilize um balde para colocar água e diluir a massa de grafiato, vá mexendo aos poucos é importante ficar atento as proporções.

Após passar a primeira camada verifique se a sua parede não vai precisar de outra embalagem de massa, com a desempenadeira de plástico inicie a aplicação, basta colocar uma camada de massa em cima da desempenadeira e aplicar, busque uniformidade e manter a espessura.

Quinto passo após terminar o processo de aplicação da massa, use a ferramenta risca-fácil passe por cima da massa, uma dica interessante é passar de cima para baixo e manter a mesma direção, o risca fácil que vai ser responsável pelos riscos do grafiato.

Depois de passar o risca-fácil, a parede ficará rugosa, use a desempenadeira para retirar o excesso e ajudar a finalizar o processo, utilize a desempenadeira na direção vertical, depois de aproximadamente 48 horas a massa já estará seca e o seu grafiato pronto

Outros tipos de revestimento 

O revestimento que você coloca em uma parede demonstra o seu perfil, mexe com a atmosfera da casa, por isso, deve ser escolhido de acordo com o que se pretende. Para parede você pode utilizar a forma mais tradicional que é a pintura e com ela fazer um jogo de cores.

Outra dica para se decorar uma parede são os azulejos, existem uma infinidade deles desde o branco aos mais coloridos, com desenhos e detalhes vai mesmo de gosto.

Só tenha cuidado para não empolgar e carregar o ambiente uma dica é escolher azulejos neutros e depois dar vida a casa através dos móveis, fica mais fácil combinar. Ladrilho Hidráulico super charmosos e elegantes dá um clima vintage, retrô para o ambiente, voltaram com tudo e estão super na moda.

Gesso 3D outra ideia bacana é utilizar o gesso 3D que dá sensação de profundidade existem várias formas, os quadrados são super fofos. Existem pessoas que escolhem fazer uma parede com pedras ou madeiras a do fundo, por exemplo, em uma sala, elas dão um efeito incrível, um charme, requinte.

As pastilhas são um charme a parte você pode colocar ela em uma parte, ou na parede toda, brincar com desenhos, fileiras, elas são lindas existem várias cores, modelos, são super práticas fáceis de limpar.