As novas tendências da moda refletem-se frequentemente na decoração e o Quiet Luxury não é exceção.
A sua elegância discreta, caracterizada por peças intemporais, uma paleta de cores neutras e a utilização dos melhores materiais, dominou as passarelas internacionais.
Essa tendência de decoração remete ao minimalismo que foi muito popular na década de 1990 e dá ênfase a itens básicos de alta qualidade.
Então, se quer saber mais sobre como usar o Quiet Luxury na decoração, continue lendo que vamos te ensinar!
Afinal, o que é Quiet luxury?
Ultimamente, a indústria da moda tem se voltado para o conceito de luxo discreto, um movimento que busca romper com os exageros e a ostentação.
Logo, ao invés de mostrar marcas em destaque, materiais chamativos, cores vibrantes, muito brilho e jóias, o foco do luxo discreto está na elegância clássica e neutra.
Dessa forma, a tendência logo se estendeu ao mundo da decoração, refletindo-se em projetos com estilo atemporal e aconchegante.
O luxo discreto é o contrário da ostentação evidente e reconhecível em larga escala e evidencia por meio de elementos, onde todos os itens se conversam.
Portanto, trata-se de uma arquitetura mais simplificada e prática, utilizando materiais e acabamentos de alta qualidade.
Como aplicar o Quiet Luxury na decoração
Como dissemos, o Quiet Luxury adota uma abordagem que é o oposto de grandeza evidente e grandeza impressionante.
Isto inclui uma arquitetura caracterizada pela simplicidade e funcionalidade, criada com materiais e acabamentos de alta qualidade.
Dessa forma, na hora de explorar a tendência na decoração de casa, é fundamental se atentar aos detalhes. Pois eles farão toda a diferença!
A seguir, reunimos os pontos principais com os quais você deve se preocupar, confira conosco!
Cores neutras
Para criar a atmosfera de luxo discreto, a escolha da paleta de cores e das combinações cromáticas é crucial.
Sendo assim, as cores selecionadas devem ser intemporais, ajudando no bem-estar, proporcionando conforto e criando uma atmosfera clean.
Logo, busque adotar uma paleta baseada em tonalidades mais sóbrias, que sejam próximas de tons mais clássicos e elegantes.
Neste caso, por exemplo, se destacam os tons de cinza, fendi, branco, azul mais fechado e terracota.
Vale a pena avaliar com cuidado as cores desejadas e buscar harmonizar as opções sem abrir mão da suavidade e elegância.
Elegância e conforto
Como explicamos, a premissa básica do “luxo tranquilo” é trabalhar a elegância e o conforto. Por isso, deve-se ficar atento na escolha de itens decorativos.
A escolha de elementos transparentes e monocromáticos, como tapetes desenhados, e os acabamentos em madeira dos móveis são elementos-chave que indicam um estilo clean.
Portanto, prefira móveis com linhas limpas, que não sobrecarregue o espaço, ele tornará o seu ambiente muito mais elegante e discreto.
Além disso, lembre-se de evitar sobrecarregar o ambiente, tanto em móveis quanto em detalhes estéticos.
Já elementos naturais como o linho, o algodão ou a seda são a escolha certa, pois criam uma sensação de bem-estar e melhoram a experiência do ambiente por meio do tato.
Sustentabilidade
O Quiet Luxury também se caracteriza pelo cuidado com a natureza e pela criação de um ambiente sustentável e saudável.
Isso pode ser visto em ação. Alguns projetos de jardinagem têm investido em tecnologias que podem induzir a fotossíntese nas plantas para preservar as espécies e evitar desperdícios.
A construção modular também se destaca. Dessa forma, as casas são construídas sem excluir resíduos sólidos e são mais eficientes e ecológicas.
Outros temas também estão surgindo, como energia renovável, capas recicladas (de papelão, cerâmica, canudos, etc.) e descarte consciente de resíduos.
Por isso, ao adotar o estilo, não se esqueça de considerar o âmbito sustentável das peças e também de seus hábitos.
Minimalismo e design clean
Evite muitos itens decorativos e escolha alguns itens cuidadosamente selecionados que se ajustem ao seu estilo e qualidade.
Por exemplo, uma obra de arte significativa, uma cerâmica artesanal ou um vaso elegante podem ser o ponto focal do seu espaço.
O segredo é manter a simplicidade e escolher acessórios que complementam o espaço sem criar confusão.
A pureza do conceito, incluindo formas simples, linhas retas e volume limpo, é a base do “luxo tranquilo”. Ou seja, menos é mais!
Durabilidade
O movimento “luxo tranquilo” também valoriza os produtos duráveis, sendo muito sustentável e econômico.
Inclusive, a inovação é uma grande aliada para melhorar o desempenho dos produtos, e possui diversas tecnologias desenvolvidas.
Por exemplo, uma camada de espuma feita com a densidade ideal para mantê-lo confortável pelo maior tempo possível em determinado estofado.
Além disso, o design elegante pode trazer mais leveza para determinadas poltronas, tornando o produto perfeito e altamente versátil.
Neste momento, vale a pena optar por peças de qualidade, que sejam confortáveis no dia a dia, e que sejam resistentes.
Iluminação natural
Por último, a iluminação desempenha um papel importante em qualquer plano de decoração, especialmente no Quiet Luxury.
Se possível, prefira a luz natural e use lâmpadas ou cortinas transparentes para suavizar a luz natural que entra sem bloqueá-la completamente.
Para a iluminação artificial, opte por lâmpadas que emitem uma luz mais suave, que seja quente, de forma que deixe seu ambiente confortável.
Aprendeu como usar o Quiet Luxury na decoração? Utilize as dicas e aproveite as de acordo com o seu gosto pessoal.
Além disso, não se esqueça de analisar cada espaço e suas características, para escolher o que melhor se encaixa na decoração.
Esperamos que você tenha gostado do conteúdo, continue acompanhando o site para saber mais!