Quarto Montessoriano: Ideias Criativas e Dicas de Como Montar

Uma das tendências atuais é que o quarto das crianças siga um modelo conhecido como quarto montessoriano. Com ele, as crianças possuem maior autonomia dentro do ambiente, facilitando o acesso e garantindo o desenvolvimento desde os primeiros anos de vida. Para você que pensa em fazer algo diferente e pedagógico para o desenvolvimento infantil, esta é uma excelente opção que vai trazer ideias maravilhosas para sua casa.

Quarto Montessoriano: Ideias Criativas e Dicas de Como Montar

Confira nosso artigo até o final e conheça mais sobre o quarto montessoriano e tenha diversas ideias criativas e dicas de como montar na sua casa e desfrutar de todos os benefícios. 

O que é um quarto montessoriano?

Os quartos montessorianos são inspirados na filosofia Montessori de educação. A ideia é a seguinte: a criança deve desenvolver desde cedo a sua autonomia, explorando o espaço à sua volta. Para isso, o quarto é construído de acordo com as necessidades da criança e com facilidades para que ela possa explorar tudo à sua volta, o que garante essa autonomia na hora de realizar as mais diversas tarefas. 

O quarto montessoriano é pensado para estimular a liberdade e a curiosidade das crianças fornecendo sempre a segurança que elas precisam. Todos os itens são colocados de acordo para que a criança possa ter essa liberdade de verdade. Prateleiras, móveis, decoração, tudo é criado para despertar essa curiosidade dos pequenos e fazer com que eles se desenvolvam. É uma ideia excelente para todas as crianças. 


A cama montessoriana e a autonomia no quarto

Diferente de outras decorações de quartos infantis, o quarto montessoriano não possui berço. No lugar, está uma cama baixinha, com colchão na altura do chão. Isso acontece para que a criança possa ter a movimentação necessária e não restringir seus movimentos. A cama montessoriana permite autonomia, fazendo com que a criança não dependa dos adultos para acessar a sua cama. 

Junto com este item, várias almofadas são colocadas, para garantir a segurança, assim como prateleiras baixas com acesso aos brinquedos e outros itens. Lembrando que tudo é feito com segurança para que a criança não se machuque. Utiliza-se materiais como EVA, almofadas e tantos outros que garantem essa segurança. A palavra-chave é que o quarto é realmente adaptado às necessidades infantis. 

cama montessoriano

Qual a melhor idade para o montessoriano?

Especialistas mostram que o quarto montessoriano é ideal para crianças até seis anos de idade. Essa idade é definida por ser o tempo que os pequenos necessitam para desenvolver bem a autonomia. Por isso, desde cedo você pode pensar no quarto da criança para que tenha esse estilo e faça com que se desenvolva bem. 

Vale lembrar mais uma vez que tudo dentro do quarto montessoriano é adaptado para a segurança da criança, de forma que ela explore e seja estimulada a realizar as tarefas com toda segurança.

Itens para estimular experiências sensoriais no quarto montessoriano

Vários itens são indispensáveis na hora de montar um quarto montessoriano. Ele deve ser pensado para estimular a criança a ter autonomia e a explorar o mundo. Segue alguns desses itens:

  • A cama deverá ser baixinha, com colchão na altura do chão, permitindo fácil acesso da criança;
  • Um espelho colocado na altura da criança é importante. Como se tratam de crianças pequenas, é interessante uma barra de apoio para que a criança se movimente e possa se reconhecer no espelho. 
  • Os móveis devem ser de altura que a criança possa manusear seus conteúdos. Prateleiras também entram neste quesito. Aqui, a ideia é que os brinquedos adequados às idades estejam sempre disponíveis para que os pequenos tenham acesso a tudo de maneira bem fácil e bem prática.
  • Brinquedos, almofadas, decoração, tudo deve ser pensado para que a criança possa aproveitar seu quarto de forma bem prática e com toda autonomia. 

Vale lembrar que, como estamos falando de quarto de crianças, com o passar do tempo os itens deverão ser adaptados de acordo com a idade de cada um, permitindo que eles desfrutem de tudo que há de melhor e que possam desenvolver a autonomia de maneira bem funcional. Além de ficar uma estrutura muito bonita, é possível fazer com que o quarto fique belo e funcional.

Fotos para você se inspirar

Quer se inspirar para montar o seu quarto ? Abaixo, selecionamos diversas imagens para que você possa fazer a sua decoração e ter a certeza de que seu ambiente estará bem preparado e atender ao que você tanto deseja. Assim, sua criança terá o quarto preparado para ela garantindo todas as vantagens que esta forma de decoração pode trazer para seu desenvolvimento.