Se Você está em busca de decorações de quartos para bebês e crianças, um dos conceitos que certamente já encontrou foi o do quarto Montessoriano. Com ele, você tem uma montagem diferenciada, focada justamente na criança e no que ela tem que desenvolver dentro de seu ambiente e, assim, cria novos estímulos.
Sendo um conceito bastante difundido atualmente, certamente que você já pensou sobre como funciona o quarto Montessoriano e como fazer o seu usando este estilo de decoração. Por conta disso, separamos dicas para lhe ajudar a montar sua decoração e, assim, criar este ambiente diferente para seu bebê.
O que é um quarto Montessoriano?
Baseado na filosofia Montessori da educação, o quarto Montessoriano parte de um diferente conceito na hora da montagem, o conceito de que a criança deve ter um ambiente focado nela e que seja ideal para que ela possa explorar, conhecer e receber estímulos. Por isso, o quarto é montado de forma a permitir a criança se movimentar.
Dentro dessa ideia, o quarto Montessoriano é criado para que a criança possa ter a curiosidade e a vontade de explorar. Prateleiras, móveis, brinquedos e tudo mais são estimulados para que se possa ter essa curiosidade e despertar a autonomia. Tudo isso é feito com segurança e pensado justamente no desenvolvimento infantil.
Por isso, se você está querendo montar um quarto infantil que possa trazer um melhor desenvolvimento para os pequenos, o quarto Montessoriano é uma das melhores ideias da atualidade.
A cama montessoriana e a autonomia no quarto montessoriano
O que geralmente chama a atenção em quem faz o quarto Montessoriano é o fato de que não se tem berço neste tipo de decoração. Ao contrário, você tem um colchão baixinho que deve estar colado no chão, cercado de almofadas e outros itens para que se possa ter a liberdade da criança se movimentar.
Com isso, a criança vai se movimentar mais facilmente, levantando sem ter dificuldade e podendo ter autonomia na hora de andar pelos espaços estipulados dentro do quarto que ela está.
É importante lembrar que os dois itens chave do quarto Montessoriano são autonomia e segurança e que eles fazem com que a criança se desenvolva muito mais facilmente.
Qual a melhor idade para quarto montessoriano?
Uma dúvida que muitas pessoas possuem é sobre a idade ideal para se ter um quarto Montessoriano. Isso porque existem diversas informações que podem causar confusão e fazer com que as pessoas tenham dúvidas se devem ou não montar seus quartos neste estilo.
O quarto Montessoriano é indicado para bebês até crianças de 6 anos. Então, um recém-nascido pode ter sim um quarto Montessoriano, com o colchão cercado de almofadas para que tenha segurança, caso role, mas que tenha o estímulo e autonomia na hora de fazer as suas atividades. Assim, ele vai conseguir aproveitar melhor.
E as crianças maiores, essas têm a oportunidade de desfrutar melhor do que o quarto Montessoriano tem a oferecer, garantindo, assim, mais facilidade e mais desafios para elas.
Por isso, a idade até 6 anos é recomendada, onde a criança já precisa de outros estímulos para se desenvolver ainda mais.
Segurança é importante dentro e fora do quarto montessoriano
Um dos itens fundamentais no quarto Montessoriano é a segurança. Tudo é pensado para que a criança esteja bem segura, seja na cama ou em qualquer lugar do quarto.
Por conta disso, são necessárias almofadas, peças de EVA para fazer o encaixe e proteção de móveis, quinas e outros, além de tudo mais que você ver a necessidade para que a criança possa se movimentar sem ter nenhum risco para sua saúde.
Lembre-se que o foco é justamente o estímulo. Então, todos os itens devem ser pensados para que a criança tenha esse estímulo com segurança.
Itens para estimular experiências sensoriais no quarto montessoriano
Além da cama, das prateleiras baixas e de tudo ser adaptado de acordo com a criança, você ainda tem que aproveitar e colocar brinquedos sensoriais para que o bebê e a criança sejam estimulados na hora da exploração.
Você pode usar mobiles, brinquedos de apertar, brinquedos sonoros e tantos outros que você vai encontrar no mercado e que servem para desenvolver na criança todo um conjunto de estímulos.
Lembre-se que o quarto Montessoriano é objetivado para isso. Para o melhor desenvolvimento de cada pequeno e que, assim, possa ter mais estímulos e exploração dentro da casa.
Gostou da ideia? Faça já um quarto Montessoriano para sua criança.
E veja no blog diversas dicas para sua decoração de casa