Psicologia das cores: como aplicá-las na decoração?

As cores são capazes de nos fazer sentir várias sensações e não é de hoje que o marketing usa disso para aumentar a lucratividade das empresas, nós vamos dar dicas de como aplicar a psicologia das cores na decoração, para que você utilize o que as cores tem de melhor ao seu favor.

É comum ver a publicidade utilizando das cores para nos fazer consumir como as cores do slogan do McDonald’s que trazem sensação de fome e vontade de comprar. Com o passar dos anos fomos descobrindo que essas sensações podem ser usadas ao nosso favor, para decorar a nossa casa.

Se você deseja ter dicas de como utilizar a psicologia das cores na sua decoração, quer conhecer a cor escolhida para representar 2020 e ter acesso a outros detalhes esse artigo está cheio de informações úteis.

Psicologia das cores: como aplicá-las na decoração?

Cores escolhidas para representar 2020

A empresa Pantone por exemplo, escolheu a classic blue para representar o ano de 2020 a cor representa serenidade, proteção e calmaria, faz com que as pessoas repensem atitudes e tenham certa resiliência.


Cor classic blue escolhida pela pantone

Já a Suvinil escolheu a cor mantra que é um verde azulado e remete ao horizonte. É uma cor que também remete a linha de resiliência e reflexão.

Cor escolhida pela suvinil

Antes de se indicar uma cor existe todo um estudo uma vivência, não é feito aleatoriamente ou por gosto, existem estudos na área de psicologia das cores que ajudam nessa escolha.

As particularidades da psicologia das cores

Uma cor tem mais de um significado e pode trazer sensações diferentes de acordo com cada pessoa, com cada cultura. O branco pode remeter a paz para maioria das pessoas, mas pode incomodar outras, então por mais que se tenha um estudo e toda uma lógica não existe uma verdade absoluta quando assunto é cor.

Então ao fazer uma decoração você deve pensar no estilo dos moradores da casa, deve trazer harmonia com os móveis e objetos é um conjunto que se interliga, vai muito além de só usar a cor da moda deve ser uma decoração que vai mexer com os donos da casa, vai afirmar o estilo da pessoa.

Função das cores na decoração

A cor pode influenciar nosso modo de sentir e tem o poder de transmitir mensagens e sensações de acordo com cada escolha de decoração. Abaixo algumas funções das cores na decoração:

  • As cores podem auxiliar na hora de compor diferentes atmosferas
  • Ajudam a mexer com a proporção do ambiente, ele pode ficar mais amplo, menor ou maior de acordo com jogo de cor escolhido
  • Tem o poder de aquecer ou esfriar um cômodo
  • Podem aguçar a curiosidade, criar um ponto de interesse
  • Tem o poder de despertar nas pessoas sensações como: preguiça, trabalho, relaxamento, movimento e meditação …

O significado das cores

Abaixo você terá acesso ao significado de algumas cores, dentre as muitas possibilidades que existem no mercado e saber um pouco como utilizar cada uma:

Amarelo Cor forte, a cor do sol. Tem objetivo de trazer sensação de energia e euforia, pode ser utilizada em locais pouco iluminados. Em excesso pode trazer desconforto e irritabilidade.
laranja Cor forte e energética relacionada ao apetite, tem papel de estimular a mente, traz sensação de ânimo e criatividade. Evite exageros para não carregar o ambiente.
Azul Remete a proteção, calma e tranquilidade, cor que traz segurança e uma sensação de bem estar as pessoas. Vem ganhado o mercado de móveis para cozinha, busque tons mais claros caso queira ideia de amplitude
Vermelho A cor do amor, uma cor forte e super energética que pode trazer a sensação de confiança, mas cuidado pois pode trazer impulsividade e agitação, o vermelho é uma cor que deve ser bem planejada antes de se utilizar para não trazer problemas, cansar a vista  ou deixar o local carregado.
Verde A cor das matas que remete as florestas e a preservação ambiental, essa cor significa esperança e remete a calmaria, saúde e tranquilidade. Apesar de mais utilizada para áreas externas compõem lindos ambientes internos, as nuances mais claras são ainda mais delicadas.
Roxo, violeta As preferidas dos locais de relaxamento e meditação, remetem a tranquilidade, reflexão e trazem a sensação de suavidade. Fica bem legal em locais de estudo, home office só evite exageros.