As cores são capazes de nos fazer sentir várias sensações e não é de hoje que o marketing usa disso para aumentar a lucratividade das empresas, nós vamos dar dicas de como aplicar a psicologia das cores na decoração, para que você utilize o que as cores tem de melhor ao seu favor.
É comum ver a publicidade utilizando das cores para nos fazer consumir como as cores do slogan do McDonald’s que trazem sensação de fome e vontade de comprar. Com o passar dos anos fomos descobrindo que essas sensações podem ser usadas ao nosso favor, para decorar a nossa casa.
Se você deseja ter dicas de como utilizar a psicologia das cores na sua decoração, quer conhecer a cor escolhida para representar 2020 e ter acesso a outros detalhes esse artigo está cheio de informações úteis.
Cores escolhidas para representar 2020
A empresa Pantone por exemplo, escolheu a classic blue para representar o ano de 2020 a cor representa serenidade, proteção e calmaria, faz com que as pessoas repensem atitudes e tenham certa resiliência.
Já a Suvinil escolheu a cor mantra que é um verde azulado e remete ao horizonte. É uma cor que também remete a linha de resiliência e reflexão.
Antes de se indicar uma cor existe todo um estudo uma vivência, não é feito aleatoriamente ou por gosto, existem estudos na área de psicologia das cores que ajudam nessa escolha.
As particularidades da psicologia das cores
Uma cor tem mais de um significado e pode trazer sensações diferentes de acordo com cada pessoa, com cada cultura. O branco pode remeter a paz para maioria das pessoas, mas pode incomodar outras, então por mais que se tenha um estudo e toda uma lógica não existe uma verdade absoluta quando assunto é cor.
Então ao fazer uma decoração você deve pensar no estilo dos moradores da casa, deve trazer harmonia com os móveis e objetos é um conjunto que se interliga, vai muito além de só usar a cor da moda deve ser uma decoração que vai mexer com os donos da casa, vai afirmar o estilo da pessoa.
Função das cores na decoração
A cor pode influenciar nosso modo de sentir e tem o poder de transmitir mensagens e sensações de acordo com cada escolha de decoração. Abaixo algumas funções das cores na decoração:
- As cores podem auxiliar na hora de compor diferentes atmosferas
- Ajudam a mexer com a proporção do ambiente, ele pode ficar mais amplo, menor ou maior de acordo com jogo de cor escolhido
- Tem o poder de aquecer ou esfriar um cômodo
- Podem aguçar a curiosidade, criar um ponto de interesse
- Tem o poder de despertar nas pessoas sensações como: preguiça, trabalho, relaxamento, movimento e meditação …
O significado das cores
Abaixo você terá acesso ao significado de algumas cores, dentre as muitas possibilidades que existem no mercado e saber um pouco como utilizar cada uma:
Amarelo | Cor forte, a cor do sol. Tem objetivo de trazer sensação de energia e euforia, pode ser utilizada em locais pouco iluminados. Em excesso pode trazer desconforto e irritabilidade. |
laranja | Cor forte e energética relacionada ao apetite, tem papel de estimular a mente, traz sensação de ânimo e criatividade. Evite exageros para não carregar o ambiente. |
Azul | Remete a proteção, calma e tranquilidade, cor que traz segurança e uma sensação de bem estar as pessoas. Vem ganhado o mercado de móveis para cozinha, busque tons mais claros caso queira ideia de amplitude |
Vermelho | A cor do amor, uma cor forte e super energética que pode trazer a sensação de confiança, mas cuidado pois pode trazer impulsividade e agitação, o vermelho é uma cor que deve ser bem planejada antes de se utilizar para não trazer problemas, cansar a vista ou deixar o local carregado. |
Verde | A cor das matas que remete as florestas e a preservação ambiental, essa cor significa esperança e remete a calmaria, saúde e tranquilidade. Apesar de mais utilizada para áreas externas compõem lindos ambientes internos, as nuances mais claras são ainda mais delicadas. |
Roxo, violeta | As preferidas dos locais de relaxamento e meditação, remetem a tranquilidade, reflexão e trazem a sensação de suavidade. Fica bem legal em locais de estudo, home office só evite exageros. |