A porta pivotante é um acessório para a decoração das casas relativamente novo no Brasil, sendo usado por aqui há pouco mais de 20 anos. Ganhou mesmo a atenção dos brasileiros quando ficou famosa em projetos de casas gringas que chamaram a atenção no mundo da decoração!
Se você tem interesse em instalar uma dessas na sua casa, fique atento ao texto de hoje em que falaremos sobre vantagens e desvantagens de ter uma porta pivotante em casa e também dicas essenciais para uma instalação correta. Se liga!
O que é porta pivotante?
Uma porta pivotante é um porta diferente das comuns, pois gira em torno de um eixo vertical (um pivô), com apenas 2 pontos de sustentação, não usando as dobradiças laterais tradicionais como as das portas comuns. É um tipo de porta moderno indicada para entrada de casas e apartamentos, como também para saída para áreas de conveniência e lazer, oferecendo um design único.
Vantagens da porta pivotante
- Instalação fácil e rápida, com apenas 2 pivôs de sustentação;
- Não mostra nenhum tipo de ferragens, dobradiças ou pinos, sendo ainda mais elegante e sofistacado;
- É uma porta leve, fácil de abrir e fechar;
- Possui uma variedade de materiais e tipos de puxadores enorme no mercado;
- Visualmente, oferece elegância e sofisticação no projeto da casa;
- Dependendo do material, pode proporcionar sensação de amplitude na casa.
Desvantagens da porta pivotante
- São portas mais frágeis, portanto exigem estrutura forte e manutenção contínua para não empenar;
- Mesmo quando fechada totalmente, não apresenta uma vedação boa nas laterais, nem nas parte de cima e de baixo; isso torna o ambiente apto à entrada de sujeiras, pequenos animais, folhas, além de ruídos que ocorrem do lado de fora;
Tamanho da porta pivotante
E aí, ficou interessado? Saiba que para instalar sua porta pivotante, a parte de instalação deve ser maior do que o tamanho da porta em si, para ela ser inserida, como um encaixe. Se a porta for nas medidas padrões de 80 cm de largura e 2,10 m de altura, você deve ter um espaço de no mínimo 90 cm de largura, pois o espaço entre os pivôs e o batente é de 10 cm.
Fique atento também ao tipo de fechadura usado, que deve ser instalado respeitando a rotatividade da porta e ainda assim deixar você seguro em casa.
Instalação da porta pivotante
A instalação deve ser feita por profissional experiente com esses tipos de portas e pivôs. Sempre ao comprar uma porta pivotante, ela vem com manual explicando seu tipo de instalação. Recomendamos que, se não tiver experiência, não tente colocar sozinho, pois pode correr o risco de errar medidas de encaixe e até mesmo a porta ficar empenando depois.
Modelos de porta pivotante
O tipo de material e maçaneta que vai escolher para sua porta pivotante depende das características do projeto e de decoração do seu ambiente, como também qual será a sua intenção, se é de dividir ou de integrar ambientes.
- Madeira
Portas de madeira são tradicionais, de material mais resistente, seguro e duradouro. Sendo assim, é ideal para uma porta para áreas externas, como de entrada da casa. Para grandes entradas, preze por uma madeira leve e bem projetada.
E o que não falta no mercado são portas pivotantes de madeira com design único e em diversas cores. Madeira marrom básica é coisa do passado! Projete sua porta com um design diferenciado e torne-se destaque no bairro ou no seu condomínio.
- Alumínio
As de alumínio ou aço também representam maior segurança e resistência, sendo a segunda opção mais indicada para áreas externas. Lembrando que deve ser um aço conservado, como o inoxidável, já que vai sofrer com as intempéries de mudanças de temperatura e chuvas do lado externo.
Você encontra no mercado em diferentes tons de cores também, ou pode redecorar pintando como desejar. O alumínio mesclado com outros materiais é de cair o queixo, pesquise modelos assim!
- Vidro
Trazendo mais leveza ao ambiente, a porta pivotante de vidro é ideal para integrar ambientes, sem necessidade de esconder o que há ali dentro, como uma saída de casa para o jardim ou de uma sala de apartamento para a varanda, por exemplo.
Uma das vantagens das portas de vidro é a entrada de luz natural no ambiente, permitindo também contato com a natureza do lado de fora, por exemplo. Como é algo que não impede a visão de ambos os lados, é indicada para ambientes internos, e não divisor de casa e rua, usado na área externa, por exemplo.