Plantas para Varanda: Conheça as Espécies Dicas de Decoração

Para quem gosta de plantas um ótimo local para se utilizá-las é nas varandas, neste artigo você vai conhecer as principais espécies de planta de varanda e receber dicas de decoração para deixar a sua casa ainda mais bonita.

Se você deseja colocar plantas na sua varanda a deixando bonita e bem decorada, deve tomar alguns cuidados seja em termos de decoração ou com cuidados com a planta para que ela cresça bonita e saudável.

Plantas para Varanda: Conheça as Espécies Dicas de Decoração

Se interessou pelo assunto quer ter uma varanda com plantas e está em busca de ideias de como decorar e quais as melhores plantas para isso, acompanhe nosso artigo que está cheio de dicas legais que vão te ajudar muito na hora de escolher uma planta perfeita.

Plantas para varanda que bate sol

Para quem possui uma varanda que bate sol as plantas mais indicadas de se usar na decoração são:


  • Crássula: Uma planta fácil de cuidar e que não precisa de muita rega sendo que ela se adapta facilmente a vários ambientes, e ainda pode ser usada em ambientes com sombra, devido a sua boa adaptação.
  • Cactos: Esse tipo de planta gosta de locais com muito sol, com a característica de serem bonitos e estarem na moda, os cactos têm ganhado o gosto das pessoas a cada dia, com a vantagem de serem fáceis de cuidar, pois não precisam de muita rega e de cuidados especiais.
  • Barba de Moisés: O fato dessas plantas serem pendentes e se adaptarem em vários locais a tornam ainda mais especiais, fáceis de cuidar bem, trazem muito charme e beleza a um ambiente.
  • Dasilírio: Plantas fáceis de cuidar, que exigem pouca rega e amam sol, um detalhe importante é que elas necessitam tomar sol todos os dias, e possuem hastes serrilhadas o que exige certo cuidado de quem vai passar pelo local. 

Plantas para varanda com sombra

Para aquelas varandas com sombras existem algumas plantas específicas que amam sombra e se adaptam bem a esses ambientes, abaixo algumas dicas de plantas que gostam de sombra:

  • Samambaia: Uma planta especial que precisa de rega constante e de ser sempre podada para garantir a sua força e vitalidade, bonitas gostam de sombra e umidade, só se deve ter o cuidado de a deixar sempre úmida.
  • Pacová: Apesar de muito bonita requer um pouco mais de espaço, pois quando bem cuidada tende a crescer muito ficando forte e vistosa.
  • Zamioculca: Se adapta bem tanto em varandas  pequenas como em grandes, a planta possui tamanho mediano e gosta de sombra, a rega deve ser feita uma vez por semana o que a torna fácil de cuidar e manter.
  • Xanadu: Uma planta com folhas vistosas e grandes que vai trazer muita beleza a sua varanda, uma dica é que ela deve ser regada cerca de 3 vezes por semana e a terra deve estar sempre úmida.
  • Hera Variegata: Uma planta super vistosa que pode ser colocada em pendentes, logo pode ser usada até em varandas pequenas, não precisa de tanto cuidado sendo uma planta que gosta de sombra.
  • Jiboia: Uma planta que fica bem em varandas pequenas e grandes e tem como característica não gostar de rega excessiva, outro ponto é que ela ama sombra sendo uma planta fácil de cuidar e que se adapta bem em qualquer local.

Dicas de decoração

O primeiro passo é saber qual uso você vai dar para aquele local faça um bom planejamento, você deseja a varanda para fazer um home office, relaxar, lanchar, para receber visitas, muitas são as opções que uma varanda pode ter e de acordo com cada uso, você pode fazer uma decoração que facilite o seu uso.

Cuide da mobilidade do local, evite encher de muitos detalhes e impedir que a pessoa se locomova ou saia trombando em móveis ou objetos.

Busque colocar as plantas onde haja para que ela fique mais vistosa e saudável, já para plantas que gostam de sombra as deixe no local que não bate sol, enfim busque notar as particularidades das plantas para que elas fiquem o mais bonitas possível.