Plantas ornamentais para decorar o seu jardim: Veja as principais

Caso você esteja pensando em decorar o seu jardim, mas tem dúvidas de que planta utilizar e como fazer esse processo, nós vamos te ajudar uma ideia bacana é utilizar plantas ornamentais, pois elas dão um charme á mais aos jardins.

O jardim é um lugar muito especial ele ajuda a decorar uma casa, lugar que carrega em si certa magia, traz sensação de bem estar, além de ajudarem a trazer mais qualidade ao ar. Podem ser um lugar de refúgio e descanso da mente.

Se você busca criar um jardim na sua casa e está interessado em obter informações sobre como utilizar plantas ornamentais na decoração, este artigo contém muitas informações úteis sobre o tema que podem te ajudar.

Plantas ornamentais para uma linda decoração de jardim

Plantas ornamentais

Antes de passarmos para os jardins em si vamos falar um pouquinho sobre essas plantas, basicamente são plantas cultivadas no intuito de enfeite de trazer beleza e encanto onde são inseridas, surgiram a muitos anos a relatos que no antigo egito já se utilizava muito dessa técnica.

PUBLICIDADE

Muitas são as variedades de flores e plantas vai mesmo de gosto, da região em que você se encontra, do tempo que você tem para cuidar delas. Vai um pouco também do bolso de quanto você deseja investir na compra das mudas. Copo de leite, pingo de ouro, chifre de veado, samambaias, azaleias,  muitas são as possibilidades de plantas e flores para se utilizar como ornamentais.

Plantas ornamentais para um jardim

Decoração de jardim com plantas ornamentais

Bom antes de comprar uma muda você deve saber as características da planta e ver se ela se adapta ao local em que você deseja colocar, cada planta tem a sua particularidade umas gostam de sol, outras de sombra, umas morrem com umidade já outras dependem dela.

Saiba tudo sobre as plantas escolhidas como cuidar, o quanto regar, quantidade de substrato é mais sensível ou mais forte, como posso cuidar. Só depois dessa pesquisa é que você vai decidir qual vai implantar no seu jardim. Abaixo vamos mostrar as principais plantas e as suas particularidades para que você consiga escolher a ideal para o seu jardim.

 

Samambaias As mais comuns e fáceis de encontrar, gostam de luz indireta moderada e umidade, regar de 2 a 3 vezes por semana dependendo do clima do seu jardim.
Bico de papagaio Gostam de luz calor e umidade, não aguenta muito frio, precisam de exposição de cerca de 6 horas a luz, encontrada em várias cores, rosa, amarela, vermelha.
Lírios Existem várias qualidades e espécies, em tempos quentes regar de 2 a 3 vezes por semana no inverno apenas 1, poda durante período de floração, iluminação indireta (eles gostam muito de sol, mas não é recomendado que ele bata diretamente na planta).
Azaleia Florescem uma vez ao ano, se adapta facilmente, gosta de locais iluminados e solo ácido, regar 2 vezes por semana em tempos secos elas precisam de solo úmido tenha esse controle, ideal regar pela manhã para evitar fungos.
Luca Resistentes, gostam de iluminação e solos mais secos, regar de 1 a 2 vezes por semana, são uma mini árvore então vai precisar de um pouquinho mais de espaço, pode chegar a 3,5 m de altura.
Cactos Gostam de sol e pouca água, não gostam de umidade, fáceis de cuidar e manter existem várias espécies de mini cactos até plantas maiores. Seu uso tem ficado muito comum e a planta tem ganhado o gosto principalmente de quem gosta de bonsais.
Clusia Resistente a vários climas, gosta de água regar de 2 a 3 vezes por semana, sobrevive no sol e na sombra, servem para criar vasinhos pequenos ou cercas vivas, planta bem interessante.
Suculentas Ganharam o gosto popular, não precisam de muita água são resistentes ao sol, podem compor vários enfeites e bonsais.
Hera Adaptável e multifuncional, aguenta até geadas muito utilizadas para cobrir muros, não exigem muitos cuidados

Como já vimos acima são muitas as possibilidades para se fazer um jardim cada plantinha tem as suas particularidades, elas podem vir em conjunto ou sozinhas vai mesmo de gosto. Escolha a que mais se adapta ao seu jardim.

Um detalhe é quando a gente fala em regar não é encharcar as plantinhas e sim molhar de maneira que elas fiquem úmidas e tenham a quantidade de água necessária.