Piso Preto: Vantagens e Desvantagens, modelos para se inspirar

Se você está construindo ou reformando, certamente que uma opção que já passou pela sua cabeça é a de colocar o piso preto em seus ambientes. Com uma crescente utilização em diversos lugares, este piso tem se tornado o preferido de muitas pessoas por diversos motivos. 

Por isso, separamos as vantagens e desvantagens de um piso preto para você conhecer e decidir na hora de escolher o seu. O nosso objetivo é que você tenha ideias que possam ajudar na sua decoração e facilitar sua escolha de um piso moderno, seguro e que venha a combinar com o que você pretende montar em seu ambiente. 

Piso Preto: Vantagens e Desvantagens, modelos para se inspirar

Por isso, acompanhe nosso artigo até o final e descubra como o piso preto pode ser o item que você precisa para que sua decoração fique completa e para trazer a harmonia e o equilíbrio para seus ambientes, sem jamais perder o luxo.

Vantagens e desvantagens do piso preto

A pergunta que muitas pessoas fazem na hora de escolher este tipo de piso é: quais são as vantagens e as desvantagens de se ter um piso preto dentro de seus ambientes? Pensando nisso, separamos uma lista que pode lhe ajudar na hora de decidir a cor do seu piso. 


  • Vantagens

Existem diversas vantagens em utilizar um piso preto na sua construção. Confira:

Modernidade: os ambientes com piso preto apresentam um ar moderno e confortável para todos. Para quem quer este tipo de detalhes em sua casa, vale a pena investir. 

Sofisticação: o piso preto proporciona um ar elegante e contemporâneo ao ambiente. O resultado vai ser bem interessante e você certamente vai ficar satisfeito.

Variedade: no mercado, você encontra diversos modelos de piso preto, específicos para cada um dos ambientes: cozinha, quarto e banheiro. Além disso, os materiais são diversos, agradando a todos os gostos, como piso vinílico preto, piso cerâmico preto, entre outros.

Versatilidade: a neutralidade do preto é a opção certa para se harmonizar com os diferentes estilos de decoração de sua casa. Assim, ele vai combinar com tudo que você quer colocar, garantindo a beleza do lugar.

  • Desvantagens

Nem só de vantagens vive o piso preto. Existem algumas desvantagens que devem ser consideradas na hora de investir neste tipo de revestimento para seu ambiente. Confira:

Acúmulo de sujeira: diferente do que se acredita, o piso preto liso não é tão fácil de limpar. A sujeira aparece facilmente, fazendo com que seja necessário um cuidado maior com a limpeza e pode causar aquela sensação de estar sempre sujo. 

Sensação de diminuição de espaços: o preto é interessante para todos os ambientes, porém, deve se ter o cuidado na hora de combinar com a decoração, visto que esta cor proporciona uma sensação de que o ambiente está menor. Então, na hora de usar, equilibre com o visual para que possa ter um espaço bem utilizado. 

Tipos de piso 

Existem vários tipos de piso preto. Confira alguns:

Porcelanato – ideal para casas mais modernas, seu polimento garante uma cor mais brilhante e intensa ao revestimento. 

Granito – ideal para você que quer um revestimento bonito e bem resistente na cozinha e no banheiro. Lembre-se que este piso não possui uma cor homogênea, então, analise o visual do ambiente.

Cerâmico – encontrado com diferentes tipos de polimento como fosco, polido ou acetinado. Ele permite que você personalize seu espaço conforme seu gosto, além de possuir um ótimo custo x benefício. Deve se ter o cuidado de uso, pois, ao molhar, alguns são escorregadios. Então, faça a escolha correta.

Vinílico – Composto de pvc e outros aditivos, é uma excelente opção para decoração. É um piso resistente à água e flexível. Serve para quartos, banheiros e é muito escolhido para o box. 

Piso preto e branco

Para quem quer inovar sem perder este ar de conforto, uma excelente opção é a combinação do piso preto e branco. Esta combinação traz um ar retrô ao ambiente, sendo muito usado em cozinhas, principalmente. Com ele, seu ambiente fica bonito e com uma decoração excelente.

Apesar de usar, na maioria das vezes, a combinação xadrez, você encontra no mercado pisos preto e brancos com diversas combinações para fazer uma decoração única no ambiente. 

Madeira

Outra opção bem utilizada é a madeira, que são pisos pintados de preto. Este tipo de revestimento é ideal para lugares sem umidade, visto que a madeira precisa de um ambiente assim para não ter problemas.

Este tipo de piso traz um ar de conforto para o ambiente e pode ser a opção certa para seus ambientes. Aqui, vale escolher o ideal e fazer com que a decoração combine de maneira harmônica com todos. 

E então, gostou dessas dicas? Escolha o piso preto ideal para sua casa e crie diversas combinações. Certamente que o ambiente vai ficar mais confortável e com um ar bem mais moderno.