Pintura setorizada na decoração: Fotos para se Inspirar

Se a sua casa está precisando de uma pintura, uma boa opção de decoração é a técnica de pintura setorizada, onde você economiza tinta e traz muitos efeitos legais para a sua casa, neste artigo vamos falar um pouco sobre essa técnica tão legal.

A pintura é uma parte muito importante na decoração é ela que dá um up no ambiente e pode trazer muitos efeitos. A construção e a decoração de um cômodo é um conjunto onde não existe o principal, mas as partes que ficam a mostra tendem a ter mais visibilidade.

Diante disso resolvemos trazer um pouco sobre pintura setorizada e dar dicas de como utilizá la ao seu favor, se interessou pelo assunto? Continue acompanhando esse artigo e saiba tudo sobre o tema.

Pintura setorizada na decoração: Fotos para se Inspirar

O que é a pintura setorizada na decoração

Basicamente é a técnica onde se pinta somente uma parte da parede ou teto, de modo a trazer efeitos e sensações em um ambiente, no lugar de pintar todo o cômodo como é o comum se escolhe setores, ou seja partes para receber a pintura. Essa técnica pode trazer ideia de amplitude e trazer sensações.


Muitas são as possibilidades e mais abaixo vamos mostrar algumas dicas de como utilizar essa técnica ao seu favor para valorizar a sua casa.

Um detalhe é que como você pinta só uma parte gasta menos, o que traz uma boa economia no final. 

Pintura setorizada na decoração: Caixa ou bloco

O efeito conhecido como caixa é quando você coloca o piso ou o teto acompanhando as paredes, essa técnica de pintura é bem marcante sendo ideal para delimitar ambientes, técnica comum em locais de estudo, home office e hall de entrada, pois você vê claramente cada ambiente.

Essa técnica também é indicada para locais com áreas de múltiplas utilidades como os apartamentos conjugados. Pra completar ainda mais a sensação você pode pintar os móveis da mesma cor do ambiente trazendo um efeito bem interessante.

Pintura de uma área para delimitar uma área

Meia parede

Um tipo de pintura setorizada que traz mais amplitude para os ambientes, faz a pessoa olhar para a pintura horizontal e permite que a pessoa possa ver o espaço como um todo, efeito bem interessante e que fica muito bonito.

Uma dica para quem deseja o efeito, mas não está com coragem para pintura é utilizar papel de parede para fazer o efeito, fica bem bonito também e você pode escolher uma imitação de madeira, por exemplo e deixar o local com cara de painel.

Pintura setorizada para quarto dando efeito de cabeceira para cama

Gráfico ou geométrico

Uma outra dica para delimitar espaços é utilizar elementos geométricos e gráficos, o bom que você pode usar formas mais soltas e leves e mesmo assim ter essa divisão de espaço, sendo também um tipo de pintura setorizada, muito interessante de se usar.

Com esse tipo de decoração existe a possibilidade de se divertir enquanto se decora e você mesmo pode fazer, pois não tem uma forma certinha, fica até interessante utilizar algo mais informal.

Fotos para que você possa se inspirar

Nada melhor que poder ver na prática como fica o efeito que a gente espera e poder se inspirar e escolher o que mais combina com a gente. Na imagem abaixo podemos ver um exemplo de pintura setorizada no estilo caixa que utiliza o teto, com cores mais fortes, a pintura trouxe um ar romântico ao cômodo que foi valorizado com o uso de quadros.

xemplo de pintura setorizada no estilo caixa que utiliza o teto, com cores mais fortes, a pintura trouxe um ar romântico ao cômodo que foi valorizado com o uso de quadros

Na imagem podemos notar o uso da meia parede em união com uma textura super estilosa, utilizou o azul para trazer um contraste e dar muita personalidade ao cômodo, os quadros e o espelho ajudam a trazer ainda mais beleza ao local.

meia parede em união com uma textura super estilosa, utilizou o azul para trazer um contraste e dar muita personalidade ao cômodo, os quadros e o espelho ajudam a trazer ainda mais beleza ao local.

Aqui podemos ver o uso de formas coloridas para trazer beleza e valorizar a parede em destaque, as cores da parede combinaram com o móvel em madeira, um cômodo mais chamativo e de personalidade, aí é gosto, mas a ideia é bem interessante.

O uso de figuras geométricas tem como característica transformar ambiente, na imagem uma parede central com triângulos coloridos que trouxe vida ao local e a presença de poucos móveis ajudou a não deixar o ambiente carregado, apesar das muitas cores da parede. O segredo é saber combinar e harmonizar.

Aqui uma forma de figura setorizada divertida, onde o amarelo parece vir da lâmpada e ilumina todo o ambiente, efeito bem legal que trouxe muita beleza ao cômodo.