HomeDecoraçãoPersiana de Madeira: Tipos, Vantagens e Como Limpar Sem Estragar

Persiana de Madeira: Tipos, Vantagens e Como Limpar Sem Estragar

Se você deseja decorar sua casa e ter um tipo de cortina que possa ser bem prática, funcional e dar um ar de beleza e de modernidade para sua casa, a persiana de madeira pode ser a opção certa para você. Atualmente, um dos tipos mais escolhidos, ela traz tudo que você precisa para sua casa. 

Com a persiana de madeira você investe em um produto que pode decorar tanto quartos, quanto salas e cozinha e ainda tem a certeza de fazer um bom investimento em seu lar. 

Persiana de Madeira: Tipos, Vantagens e Como Limpar Sem Estragar

Confira neste artigo diversas possibilidades de uso da Persiana de madeira e escolha aquele modelo que combina mais com sua personalidade!

Por que investir em persiana de madeira?

Uma dúvida que persiste em muitas pessoas é se vale a pena investir em persiana de madeira. Existem diversas vantagens em investir em uma peça como essa. Confira:

  • É uma peça extremamente versátil e democrática. Serve em todos os ambientes e deixa a decoração muito bonita.
  • Dependendo da textura e da cor escolhida, a persiana de madeira pode fazer parte de diversas propostas decorativas, indo do clássico ao industrial.
  • A persiana de madeira pode ser feita sob medida e se torna a alternativa perfeita para aqueles que moram ou trabalham em ambientes pequenos, por apresentar menos volume.
  • Pessoas alérgicas ou com problemas respiratórios se beneficiam das persianas de madeira por acumularem menos poeira.

Quais são os tipos de persiana de madeira? 

Você encontra no mercado uma diversidade de modelos de persianas. Cada uma é feita para atender melhor ao gosto e ao tipo de decoração que você pretende fazer. Confira abaixo alguns tipos de persiana de madeira que podem ser encontrados:

  • Persiana de madeira horizontal: o modelo mais utilizado em casas, apartamentos, home offices e escritórios. As lâminas da persiana de madeira horizontal trazem a sensação de amplitude ao cômodo. Com isso, ela se torna uma excelente alternativa para espaços pequenos.
  • Persiana de madeira vertical: muito utilizada em espaços comerciais e escritórios, mas também pode ser usada em residências. Como são verticais, permitem uma boa entrada de luz solar.
  • Persiana rolô de madeira: Prática, permite que você controle a entrada de iluminação e vento. Ao abrir, a persiana se enrola no topo da parede, formando um grande rolo.
  • Persiana romana de madeira: é um tipo de persiana formada por peças alinhadas de forma horizontal que dobram e se desdobram para cima e para baixo quando se abre a cortina.
  • Persiana de madeira branca: com um visual mais clean, tem sido opção de diversas pessoas que querem mais claridade ao ambiente sem abrir mão da modernidade e do conforto.

Onde usar persiana de madeira?

A persiana de madeira é uma peça muito funcional e versátil, podendo ser usada na decoração de casas, escritórios e espaços comerciais. Seja onde você deseja usar, ela certamente vai trazer o resultado que você espera.

Em casas e apartamentos, geralmente você pode usar em salas de estar, jantar, quartos e na cozinha. Em todos os ambientes ela vai dar um ar de requinte e vai trazer uma beleza única.

Na cozinha, por exemplo, a persiana de madeira fechada tem a função de proteger eletrodomésticos, alimentos e bebidas da iluminação direta da janela. E, quando aberta, ela vai arejar o espaço retirando possíveis odores decorrentes da preparação das refeições.

Já no quarto, você vai sentir uma sensação maior de conforto e aconchego, por conta do material e das cores. Você ainda pode criar diversos tipos de decoração aproveitando a peça. 

Uma opção muito usada é na decoração de quarto de bebê. A persiana traz a neutralidade necessária para o cômodo e garante a luminosidade necessária.

E, se você quiser que sua casa tenha um ambiente completamente harmônico, pode usar no banheiro, fazendo com que esse espaço seja bem ambientado e que você consiga uma decoração de maneira excelente. 

Como limpar a persiana ?

Para que a persiana de madeira tenha uma maior durabilidade, mantenha seu papel na decoração e deixe seu ambiente sempre limpo e brilhando, você precisa fazer uma limpeza regular nelas. Mas não pode limpar de qualquer maneira, senão você perde o material ou estraga a sua persiana. 

Existe um passo a passo bem simples para você limpar a sua persiana, independente de ser vertical ou horizontal. Assim, você tem a certeza de que vai manter o produto em perfeito estado.

  • Para uma limpeza leve, primeiro retire a poeira superficial da peça com o auxílio de um espanador ou pano seco;
  • Para uma limpeza mais pesada, passe um pano seco de cima para baixo, lâmina por lâmina. Seguidamente, passe um lustra móveis para dar mais brilho e hidratar o material.

Com essas dicas, sua persiana de madeira vai estar sempre bela e você terá sua decoração sempre em dia. Aproveite essas dicas para manter sua casa com um ar diferenciado!