Pergolado: O Que É e Modelos Lindos para Fazer na Sua Casa 

Os pergolados trazem muita beleza e charme a uma decoração, neste artigo vamos mostrar um pouco sobre o que é um pergolado e mostrar lindos modelos para que você possa se inspirar.

O pergolado é uma estrutura muito utilizada em jardins, piscinas e áreas externas, eles ajudam a trazer beleza, por ser uma estrutura muito charmosa e dependendo do modelo ajuda a trazer sombra para o local.

Pergolado: O Que É e Modelos Lindos para Fazer na Sua Casa 

Se você deseja saber um pouco mais sobre o pergolado, deseja obter informações sobre o uso dessa estrutura e deseja ter acesso a dicas de utilização, não deixe de acompanhar o nosso artigo.

O que é um pergolado?

O pergolado é uma estrutura maciça fixa que fica geralmente em quintais e jardins, que ajuda a trazer beleza e personalidade a uma decoração e em alguns casos, traz


sombra e pode se tornar um local de relaxamento.

Quando possui estrutura fechada pode ser acrescentado no local móveis e enfeites, também é possível cultivar plantas ser uma extensão da fachada dentre outros usos.

Pelo fato de ser uma estrutura que fica no tempo deve ter um tratamento especial é interessante colocar verniz, e dependendo do material outra proteção para que a estrutura dure mais tempo.

Modelos lindos para colocar na sua casa

Muitos são os modelos de pergolado disponíveis no mercado, a maioria é de material, mas existem modelos de ferro, madeira plástica, concreto dentre outros materiais não tão comuns, o que todos devem ter é uma proteção contra sol e chuva, pois é uma estrutura que fica no tempo.

Separamos algumas imagens para que você possa se inspirar.

Abaixo podemos ver uma estrutura de madeira um pergolado que é a extensão da casa e trouxe muita beleza e personalidade a composição da decoração.

estrutura de madeira um pergolado que é a extensão da casa e trouxe muita beleza e personalidade a composição da decoração

Um pergolado de ferro também tem muito valor, veja como esse pergolado trouxe beleza ao local, em conjunto com a natureza, decoração muito bem feita e especial.

Um pergolado de ferro também tem muito valor, veja como esse pergolado trouxe beleza ao local

Aqui um bonito pergolado de madeira fechado que protege contra as intempéries do tempo e trouxe muita beleza ao conjunto e trouxe certa luxuosidade a esse quintal, o pergolado fechado é interessante pela sombra que ele traz.

pergolado de madeira fechado que protege contra as intempéries do tempo e trouxe muita beleza ao conjunto e trouxe certa luxuosidade a esse quintal, o pergolado fechado é interessante pela sombra que ele traz.

Passo a passo de como fazer um pergolado de madeira

Um pergolado traz vida e beleza a uma decoração, em sua maioria os pergolados são de madeira, diante disso resolvemos trazer um passo a passo para que você mesmo consiga construir o seu, você verá mais à frente que não é tão difícil e com um pouco de paciência dá para fazer.

Materiais:

  • Ripa madeira
  • Pregos
  • Furadeira
  • Fita métrica
  • Vigas de madeira
  • Nível de bolha
  • Sapatas de concreto

Como fazer:

  1.     Primeiramente a pessoa deve escolher a madeira, busque uma que combine com o seu estilo e que esteja dentro do seu orçamento, outro detalhe busque madeiras que sejam resistentes a chuva e pragas. 
  2.     O segundo passo é em relação às medidas do ambiente, ao local onde o pergolado vai ser inserido, você deve planejar a estrutura. É importante que as bases verticais tenham no mínimo 8 cm² por 3 metros de comprimento e as barras laterais tenham 15 por 5 centímetros;
  3.     Agora é a hora da demarcação do local. As colunas do pergolado devem ficar sobre sapatas de concreto para garantir firmeza, a ideia é enterrar por cerca de 60 centímetros de profundidade. 
  4.     Utilize ripa transversal para unir as vigas. Repita o processo em todas as colunas.
  5.     Para garantir um ângulo de 90º Utilize um nível de bolha e parafusos grossos.
  6.     As vigas da parte de cima devem ter um espaçamento entre 20 a 40 centímetros entre elas.