Passo a passo para fazer uma horta caseira gastando pouco

Para quem está em busca de alimentos que tragam mais qualidade de vida, sem agrotóxicos e que sejam frescos construir uma horta caseira pode ser uma boa opção, neste artigo vamos mostrar o passo a passo para se fazer uma.

Qualquer pessoa pode ter a sua própria horta ao contrário do que muitos pensam, tudo é questão de organização e planejamento, hoje em dia até na parede você consegue ter a sua hortinha e trazer para sua mesa alimentos super saudáveis.

Se você deseja ter acesso a sua própria horta e trazer para a sua família alimentos ideais, não pode deixar de acompanhar nosso artigo e ficar por dentro de dicas e um passo a passo completo de como montar a sua horta, independente do tamanho da sua casa.

Passo a passo para fazer uma horta caseira

Importância de uma horta em casa

Ter uma horta em casa é uma técnica interessante e importante, infelizmente na atualidade quantidades absurdas de agrotóxicos são inseridas todos os dias nos nossos alimentos, fica difícil ter uma boa saúde assim, só tende a fazer mal a trazer consequências futuras.


À partir do momento que você planta os seus próprios alimentos, mesmo que seja só verduras já diminui muito o nível de agrotóxico no seu organismo, além de boas para saúde as hortas ainda ajudam na hora da decoração o que é muito bom.

Você pode ter um a horta vertical quando possui pouco espaço, elas ficam bem na janela da cozinha, corredor, quintal, enfim muitas são as possibilidades e todo mundo pode ter a sua horta mesmo que seja pequena.

Onde plantar uma horta caseira

O local onde que você vai plantar a sua horta é bem variável e depende das características que a sua casa tem, existe a possibilidade de se plantar em potinhos, coco, vaso de flor seja de barro ou plástico ou qualquer outro material, muito são os modelos e tamanhos no mercado.

Quem tem um quintal amplo pode plantar até direto na terra, que é o mais indicado sendo a maneira mais tradicional e que traz mais espaço para a sua horta desenvolver.

Para espaços menores os vasinhos de flor, potes são os ideais pelo pouco espaço que ocupam, ainda trazendo a vantagem de deixar a horta móvel o que é ótimo, você pode mudar quando quiser e ela sempre se adapta a sol e pouca luz.

Uma maneira de se ter uma horta sustentável é utilizando coco como meio de plantar a sua horta, porque a planta vai tirando nutrientes do coco e quando ele se decompõe você pode transferir a planta para outro lugar, muita gente gosta de colocar o restinho do coco na terra para que a planta aproveite tudo em termos de nutrientes do coco, esse processo demora.

Hortas plantadas em casca de coco

Passo a passo de como fazer uma horta caseira

Diante de tantas possibilidades para se plantar uma horta escolhemos a forma mais simples, de modo que você tem como mover caso precise e não vai precisar transferir de recipiente com o tempo, cabe em qualquer lugar e espaço, logo escolhemos plantar em potes.

Abaixo um passo a passo super acessível para não se ter mais desculpas, agora todo mundo pode ter uma hortinha em casa de maneira simples, com vantagens como poder mover de lugar caso precise e de ocupar pouco espaço.

Materiais:

  • Areia
  • Argila 
  • Vaso
  • Terra vegetal
  • Folhas secas e verdes fragmentadas
  • Manta geotêxtil, Só se você desejar

Modo de fazer:

Primeiramente é importante fazer a drenagem do vaso, faça vários furinhos no material de modo que a água possa sair sem maiores problemas, só tome cuidado para não exagerar, faça em média 4 furos pequenos.

Caso queira utilizar a manta geotêxtil essa é a hora de colocá la no fundo para que quando você mudar o vaso de local não escorra água. Agora é hora de colocar a argila que vai garantir a drenagem da água item muito importante é aconselhável colocar 3 cm.

Misture areia e terra vegetal para cobrir o vaso e garantir que a sua planta fique saudável, por fim é hora de plantar, coloque a muda ou semente desejados e cubra com terra e coloque a cobertura vegetal composta por folhas verdes e secas para garantir nutriente a planta, agora é só regar de acordo com a necessidade da planta escolhida e esperar que ela cresça.