O governo federal ao longo dos anos vem desenvolvendo programas sociais que melhoram a vida, principalmente da população de baixa renda.
Alguns desses programas são muito conhecidos, como o programa universidade para todos (Prouni), que visa dar acesso ao ensino superior para muitas pessoas, mas existem outros bons projetos que também impactam milhões de famílias mesmo sendo pouco conhecidos, conheça abaixo quatro deles:
Programa Água para todos
Que a água é algo essencial a vida todos sabem, mas abrir uma torneira e ter acesso a ela, ainda não é a realidade de todos os cidadãos brasileiros.
Visando facilitar o acesso à água potável a população de regiões semiáridas, impactando a vida de pelo menos 750 mil famílias, desenvolvido no governo Dilma, em 2011.
Condiz na distribuição de cisternas com capacidade de 16.000 mil litros de água, essas cisternas fazem captação e armazenamento de água da chuva, tornando assim possível, que essas famílias tenham água para os períodos de seca.
Programa Bolsa Atleta
Desenvolvido no governo Dilma, o programa Bolsa atleta patrocina individualmente atletas e paratletas brasileiros, entrando em vigor no ano de 2005.
São contemplados atletas de alto rendimento, que participam de competições de nível nacional e internacional. O valor recebido pode chegar a R$ 3.100, sendo esse valor pago a atletas olímpicos.
Programa teve uma queda brusca de contemplados em novembro de 2018, devido a cortes orçamentais, mas em abril de 2019, o governo ajustou o orçamento e tem planejamento para que mais de 6 mil atletas sejam contemplados.
Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A
Para quem não sabe, a vitamina A é de essencial importância para o crescimento e desenvolvimento do ser humano, atuando no bom funcionamento do sistema imune e da manutenção da visão.
Assim, o programa Nacional de Suplementação de Vitamina A, foi criando com o objetivo de extinguir a deficiência nutricional de vitamina A e as consequências da falta do nutriente no organismo na primeira infância (crianças de 6 a 59 meses de idade), através de duas super doses da vitamina.
Brasil Alfabetizado
O Brasil ainda possui 11,3 milhões de analfabetos, segundo matéria do portal R7 de junho de 2019. O programa Brasil Alfabetizado, foi criado visando minimizar e erradicar esse grande número de analfabetismo, através de voluntários, atingindo zonas rurais e urbanas.
Os professores do programa passam por processo seletivo e um treinamento recebem uma bolsa, as turmas podem ter no máximo 10 alunos para áreas rurais e 20 para áreas urbanas.
Esse programa foi teve início no ano de 2003 no governo do presidente Lula.