O que é círculo cromático? Descubra como utilizá-lo na decoração de casa

Você sabe o que é círculo cromático? Ele é uma ferramenta muito útil que pode te ajudar a criar uma paleta de cores equilibrada para um projeto.

Com o círculo, é possível ter um auxílio extra na hora de escolher uma tonalidade para os móveis, paredes e itens de decoração.

As cores são importantes para a decoração, já que podem trazer sensações diferentes para os espaços e reforçam o estilo.

Continue lendo para aprender mais sobre o círculo cromático, e descubra como você pode utilizar na decoração de casa.

Afinal, o que é círculo cromático? 

Pessoa descobrindo o que é circulo cromático.

O que é círculo cromático? Basicamente, é uma paleta de 12 cores, sendo 3 das cores primárias, 3 secundárias e 6 terciárias.

Como o próprio nome já diz, as cores estão postas em um formato circular. Mas existem diversos tipos de círculos cromáticos, e o mais conhecido é o comum de 12 cores.

Desse modo, é um acessório que pode ser bastante utilizado na hora de escolher as cores para a casa, por exemplo. 

Por meio dele, você tem a possibilidade de analisar cores próximas ou contrastantes, criando combinações que vão ficar harmoniosas no seu ambiente. 

Entenda as combinações de cores no círculo cromático 

As teorias das cores podem parecer mais complexas, mas junto com o círculo cromático, é possível que ela se torne mais prática.

Dessa forma, a escolha certa de tons pode te ajudar a otimizar ambientes e transmitir toda a personalidade de quem vai o usar.

Por meio dele, o profissional pode visualizar de forma mais precisa, quais são as combinações ideais, criando um ambiente de acordo com os objetivos.

Agora que você já o que é círculo cromático, confira mais sobre as combinações de cores:

Cores complementares

As cores complementares são aquelas que têm maior contraste entre elas e são opostas no círculo cromático.

Por esse motivo, ela funciona para um espaço que você queira cores mais vivas, cheias de energia e personalidade.

Mas obviamente, como todas as coisas, deve-se tomar cuidado com o excesso, pois isso pode tornar o ambiente sufocante.

Uma boa dica, é o uso de cores neutras para as paredes, e o uso de cores complementares para os objetos decorativos, estofados e outros itens.

Cores análogas 

As cores análogas são aquelas cores que estão em paralelo no círculo, como o roxo, rosa e azul. Sendo uma combinação de baixo contraste.

De forma, se torna indicada para aqueles que querem adicionar alguns elementos de cor na decoração, mas evitando sobrecarga.

Aqueles que desejam um espaço de forma mais formal e sofisticada, usem cores mais frias, mas caso você queira um lugar informal e descontraído, combine cores quentes.

As cores análogas te ajudam a dar unidade. Sendo perfeita para aqueles que querem iniciar o uso de cores, mas que ainda tem receio da combinação ficar extravagante.

Cores monocromáticas 

A decoração monocromática, ou o também conhecido como tom sobre tom, consiste na utilização de apenas uma cor em todo o ambiente.

As variações são feitas apenas em uma única tonalidade, ou seja, utilizando tons mais claros ou mais escuros de uma mesma cor.

A combinação monocromática está em alta nos tempos atuais, não somente na decoração, mas também no mundo da moda.

Ela traz um efeito refinado e atemporal aos ambientes que ela se torna presente, mas assim como os anteriores alguns cuidados devem ser tomados.

E o principal cuidado, deve ser feito na hora da escolha do tom principal, evitando deixar o espaço muito monótono ou frio.

A temperatura das cores 

A temperatura das cores são divididas em 3 tipos, sendo eles as cores quentes, frias e neutras. E para entender sobre o que é círculo cromático, é preciso aprender sobre temperatura.

As temperaturas se tratam da aparência da cor, que é produzida pela fonte de iluminação.

E caso você não saiba a definição de temperatura de cor, é a temperatura que um corpo negro irradia conforme o aquecimento.

Mas não confunda, alguns acreditam que as cores frias tem temperaturas mais baixas, mas é justamente o contrário.

Ou seja, a temperatura da cor não tem nada haver com a temperatura física emitida por ela, ela é apenas uma aparência da luz visível.

  • As cores quentes são as que transmitem calor, alegria e luz, por exemplo, os tons de amarelo, laranja e vermelho.
  • As cores frias caracterizam-se pelos tons que não são tão vibrantes, que são cores melancólicas, calmas como o verde, roxo e azul.
  • Já as cores neutras são formadas pelo preto, branco e cinza, em todas as suas tonalidades. As outras cores, quando perdem o seu colorido excessivo, se misturam com as cores neutras e se tornam parte delas.

Agora que vocês aprenderam sobre o que é círculo cromático, que tal usar ele para decorar a sua casa com as nossas dicas? 

Uma dica para aplicar as dicas na sua casa, é procurar um profissional que entenda sobre design, e possa te aconselhar de forma mais direta.

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo, continue acompanhando o site para saber mais!