Mudanças no PIX em 2025: Como são as regras e a fiscalização?

Mudanças no PIX em 2025 começaram a valer desde o dia 1º de janeiro. As novas regras da Receita Federal buscam por uma maior fiscalização de movimentações financeiras feitas pelos usuários. 

Lançado em 2020, pelo Banco Central (BC), o PIX é a principal ferramenta para transferências no país. Mas com as novidades divulgadas recentemente, há muitas dúvidas a respeito de seu uso. 

Para te ajudar a entender quais são essas mudanças e como isso afeta sua vida no dia a dia, preparamos um conteúdo completo. Confira seguir! 

ENTENDA MUDANÇAS PARA OS USUÁRIOS

Quais são as mudanças no PIX programadas para 2025? 

As mudanças no PIX e cartão de crédito anunciadas pela Receite Federal em 2025 são voltadas para um maior monitoramento das transações financeiras do dia a dia. 

Sendo assim, as plataformas de pagamento e operadoras de cartão de crédito devem repassar, de forma obrigatória, informações de movimentações feitas por seus clientes. 

Logo, os consumidores precisam ficar atentos com suas próprias transações, justamente para evitar qualquer tipo de questionamento entre gastos e renda declarada. 

Quer entender melhor como isso impacta no seu uso do PIX e cartão? Clique no botão abaixo e confira mais detalhes sobre limites envolvidos! 

ENTENDA MUDANÇAS PARA OS USUÁRIOS

Compreenda os objetivos da mudança

A ideia por trás das mudanças anunciadas é justamente oferecer uma maior fiscalização das operações e, dessa forma, permitir uma coleta mais completa de dados. 

Do mesmo modo, é uma forma de dificultar a evasão fiscal dos usuários, tornando as operações financeiras mais transparentes, segundo a nota da Receita Federal. 

Vale ressaltar que bancos públicos e privados, assim como cooperativas de crédito e financeiras, já repassavam informações de movimentações financeiras dos clientes para a Receita. 

Mas agora, a fiscalização tem como intenção garantir o correto funcionamento de tributos em relação às transferências e emissões de cartões.

Quando os dados serão reportados?

A previsão é que os dados sejam repassados de forma semestral. Por exemplo, até o último dia do mês de agosto de 2025, as informações do primeiro semestre devem ser encaminhadas. 

A mudança afeta o dia a dia dos usuários? 

Agora você já entende que existem mudanças no PIX para 2025, mas saiba que seu uso no dia a dia não deve ser afetado. 

Ou seja, você poderá continuar usando essa ferramenta normalmente, só deve ter mais atenção em relação aos valores. 

Isso porque, o repasse de informações será feito em transações a partir de um determinado valor. 

Clique no botão para saber mais sobre os valores definidos e como isso pode afetar seu uso no cotidiano! 

ENTENDA MUDANÇAS PARA OS USUÁRIOS