Você sabe o que são os microverdes na alimentação? Se não, vamos te ensinar todos os seus benefícios e motivos para incluí-los na dieta.
Os microverdes estão presentes na grande maioria dos planos alimentares, e oferecem diversos benefícios.
Assim, cultivar os microverdes é uma prática muito benéfica para a sua saúde, e podem ser muito úteis na sua alimentação.
Se quiser saber mais sobre os benefícios e motivos para incluir na sua dieta, continue lendo que vamos te ensinar!
Afinal, o que são microverdes?
O microverde é um vegetal colhido antes de se desenvolver, no período de germinação. Ele é bem pequeno, mas ainda assim possui um alto valor nutricional, com sabores intensos, texturas e cores vivas.
Dessa forma, por serem pequenos, podem ser cultivados em espaços muito pequenos, aumentando ainda mais a oferta no mercado.
Diferentemente dos vegetais convencionais, os microverdes precisam de um cultivo especial com luminosidade boa para o seu desenvolvimento.
Inclusive, um microverde pode se desenvolver a partir de sementes, vegetais, ervas e grãos, e muitos deles são bastante comuns no plano alimentar.
Saiba mais sobre as informações nutricionais
Os microverdes possuem uma alta concentração de componentes bioativos, com vitaminas, minerais, carotenóides e antioxidantes.
Além de todos esses componentes, eles são ricos em compostos fenólicos. Por terem tantos componentes, promovem mais benefícios do que os vegetais convencionais.
Vale pontuar que os microverdes na alimentação normalmente têm mais vantagens por estarem sempre frescos, já que podem chegar aos consumidores antes da colheita.
Isso porque eles possuem mudas vivas, podendo ser cortados no momento do preparo de algum alimento.
E por conta disso, possuem um alto potencial nutricional, que é capaz de auxiliar na saúde, prevenindo doenças.
Quais os benefícios dos microverdes?
Incluir os microverdes na sua alimentação trará benefícios incontáveis para a sua saúde, ajudando na prevenção de doenças.
Como dissemos, por serem alimentos frescos, possuem um alto potencial de nutrição para o corpo, e com os macro e micronutrientes adequados, é ainda mais eficaz.
Dessa forma, é um ótimo alimento para reforçar o sistema imunológico por conta da forte presença de antioxidantes e minerais.
Ele também pode auxiliar na saúde cardiovascular devido à riqueza em polifenóis.
Inclusive, pode ajudar a prevenir o câncer, por seu combate dos radicais livres que são os grandes responsáveis pelo desenvolvimento das células cancerígenas.
Além disso, ele é ótimo para promover a saúde ocular pela vitamina A e também atua na digestão por conta da ingestão correta de fibras e água.
Como adicionar microverdes na alimentação?
Os microverdes são muito versáteis e possuem um sabor intenso que ajuda muito na hora da composição de pratos.
É possível que você inclua os microverdes na alimentação nos detalhes de um prato, adicionando um valor nutricional alto para a refeição.
Incorporar em sanduíches e saladas, por exemplo, pode aumentar mais ainda os benefícios do seu prato.
Outra boa ideia é adicionar os microverdes aos smoothies e sucos para facilitar ainda mais o consumo desses nutrientes.
Pizzas, sopas e omeletes também podem incluir os microverdes, sendo ótimas opções para adicionar sabores diferentes. Do mesmo modo, podem ser usados como um tempero para carnes, frangos e peixes.
Lembrando que, eles são ótimas opções para a alimentação por conta de sua facilidade e praticidade de uso.
Por serem alimentos frescos, e possuírem uma alta concentração de antioxidantes, minerais e vitaminas eles ajudam muito na alimentação do dia a dia.
Saiba mais sobre o cultivo e como ter em casa
Cultivar microverdes em casa não é uma tarefa tão difícil como parece ser, e nós vamos te ajudar nesse processo para deixá-lo ainda mais fácil.
Se quer saber mais sobre o cultivo de microverdes e como tê-los em casa, continue lendo que vamos te ensinar!
Local adequado
Para escolher o local adequado para o cultivo em sua casa, é necessário que você foque na boa iluminação.
Os microverdes assim como já dissemos, necessita de muita iluminação para poder germinar com cuidado.
O local escolhido pode ser na varanda, ou até mesmo na janela, mas lembre-se de não deixá-lo em locais que possam cair. O ideal é ter de 12h a 16h de luz solar no dia.
Mas se você não tiver um local com boa iluminação natural, invista em lâmpadas de cultivo de plantas para facilitar a germinação.
Dicas para cultivo
Para cultivar, é preciso que você lembre-se de pontos importantes, como o fato de que os microverdes não irão crescer muito, por isso, se atente ao tempo.
Espalhar as sementes no vaso já é suficiente para começar a germinar, mas faça isso de maneira uniforme.
Uma boa ideia também é cobrir o vaso com um plástico para impedir que a planta perca a umidade.
Quando as plantinhas começarem a dar indícios de germinação, remova o plástico e borrife água 2 vezes por dia.
Colheita
Depois da primeira semana de cultivo, algumas das sementes já começaram a sair da fase de broto indo para a fase “jovem”.
Nessa fase, elas já estarão prontas para serem consumidas entre 7 a 14 dias e quando tiverem 5 cm de altura, já estarão prontas.
O cultivo dela é simples e não requer que você faça podas ou aplique fertilizantes e defensivos químicos.
Aprendeu o porquê devemos incluir os microverdes na alimentação? Utilize as dicas e aproveite para mudar a sua alimentação!
Com essas dicas práticas, é possível mudar completamente os hábitos do dia a dia e ter uma vida mais saudável.
Esperamos que você tenha gostado do conteúdo, continue acompanhando o site para saber mais!
Leia também o nosso conteúdo sobre como montar um brunch!