Mezanino: O que é, como utilizar e lindas inspirações!

Publicidade

Para quem assiste ou é fã de MasterChef, com certeza, já viu e ouviu a apresentadora, Ana Paula Padrão, falar a respeito do mezanino, que é o local onde os participantes que venceram as provas vão. Além de ser usado em programas de televisão, esse cômodo pode fazer parte da sua casa.

Nos próximos tópicos você vai saber tudo sobre a tendência decorativa de ter um mezanino em casa. O que ele é de fato, como deve ser feito, em qual parte da casa e outras informações a respeito. Confira!

O que é Mezanino

O mezanino é um estilo de varanda interna, que fica entre os andares, ou seja, se for uma casa de dois andares, ele fica no meio, ou um pouco acima, ou abaixo da parede que separa esses lugares.

Publicidade

Mezanino

Atualmente, ele é muito usado como um elemento de decoração, para colocar alguns objetos, fazer uma arquitetura mais moderna e pode servir como uma varanda mesmo, para as pessoas sentarem em cadeiras, conversarem, ou ler um livro, enfim, as possibilidades são infinitas.

Como utilizar?

O bom do mezanino é que ele não é um cômodo definido, diferente de cozinha, banheiro, quarto e sala. É um local que pode ser usado por diversos objetivos. Pode ser apenas para decoração, ou ter alguma utilidade mais real, como uma mini varanda, um local de encontro, ou até para guardar livros e recordações.

Quem vai definir para que vai servir o mezanino da sua casa é você mesmo em conjunto com seu decorador e arquiteto. E fica bem bonito, ainda mais em casas com espaço, pé direito alto, o que garante um melhor aproveitamento do ambiente.

Publicidade

Qual a função do Mezanino

Como já foi dito, não existe uma função própria para o mezanino. Quem vai inventar essa função é o próprio morador da casa e ele pode usar e abusar da criatividade para fazer isso.

Claro que não deve ser algo muito diferente do restante da arquitetura do local. Se for em uma sala de brinquedos, por exemplo, o ideal é que o mezanino tenha relação com objetos e brincadeiras relacionados à infância. Assim vale para os outros cômodos, como sala de estar, jantar, quarto de adultos, etc.

Residencial

O mezanino não é um cômodo muito comum nas casas das pessoas, inclusive apenas nas construídas pelo dono é que ele é mais fácil de encontrar, porque casas mais antigas, de aluguel, tendem a ser mais conservadoras.

Com isso, o uso residencial do mezanino é um diferencial na hora de montar e de decorar a sua casa, caso você tenha essa disponibilidade. Se bem pensado e feito, fica muito bonito e pode ter uma centena de possibilidades.

Quarto com mezanino

O quarto é um bom ambiente para se ter um mezanino. Fazer um mini local de leitura, de descanso, é uma ótima para aproveitar esse espaço. Você também pode apenas usá-lo como decoração, colocando flores, quadros e demais objetos para deixar esse espaço utilizado.

Publicidade

Outra ideia é a da varanda interna, com bancos, cadeiras, mesas, para um encontro a dois, uma conversa, enfim, um ambiente descontraído, divertido, bem legal para adicionar a um quarto.

Casas com mezanino simples

O mezanino é simples por natureza, não tem muito o que fazer nele, já que é um espaço pequeno bem parecido a uma varanda. Então, nas casas ele traz esse ar de simplicidade em conjunto com uma modernidade, já que não é algo comum no estilo de casa construída no Brasil.

Mezanino metálico

Uma opção para uma casa mais futurista, ou um restaurante, ou outro tipo de estabelecimento é usar o mezanino metalizado. Fica bonito, a depender da decoração e da arquitetura do local. Por isso, é preciso tomar certos cuidados. Em uma casa mais tradicional, o metalizado não fica muito bonito.

Mezanino de madeira

O mezanino de madeira é ótimo para casas mais rústicas, como de praia, ou em uma fazenda. Fica bem bacana em uma sala, ou até na própria cozinha. A dica é sempre usar e abusar da criatividade sem perder o bom senso.

Como fazer um mezanino barato

O mezanino exige um pé direito maior, já que ele vai ficar entre andares. Por isso, é preciso ter um certo recurso para poder elaborar e arquitetar esse cômodo. No mais, depois do local escolhido e bem organizado, a construção do mezanino é barata.

Pode ser feito de madeira, de produtos metalizados, ou de concreto mesmo. Não fica muito caro, porque o espaço é pequeno e sem muitos detalhes.

Se tiver gostado deste texto com dicas sobre como fazer um mezanino na sua casa, compartilhe-o nas suas redes sociais!