Mesa de centro: Veja as principais dicas para a sua sala!

A mesa de centro, como o nome já diz fica no centro de sua sala e pode ter a sua atenção toda para ela, então é importante levar em consideração tudo que for possível como, tamanho, cor, modelo e detalhes.

Se você está com interesse de trocar sua mesa ou está decorando sua sala nova, aprenda conosco neste post dicas de como escolher a mesa de centro certa. 

Mesa de centro para representar o texto

Como escolher: 

Antes de você comprar a sua mesa de centro é preciso ressaltar alguns pontos, como qual será o estilo de sua sala, se você gosta de algo mais grandioso ou minimalista.


Enfim, Independentemente de qual for o modelo do seu gosto, é relevante saber que a altura deve ser menor ou igual que os assentos do sofá e não deve ocupar todo o espaço central da sala de estar. Afinal, as pessoas precisam circular pelo ambiente sem esbarrar nos móveis.

Antes de ir às compras, tire as medidas da sala, pois, isso é um erro que muitos cometem que é esquecer de olhar a metragem do espaço primeiro. 

Combinação: 

Caso a sua mesa de centro ficará no canto de sua sala é de extrema importância combiná-la com alguns itens da sala, como o sofá aparador, estante ou até mesmo o painel da TV.

No caso do estofado, você pode combinar a cor de alguns detalhes da mesa com o seu sofá, ficará super charmoso. 

mesa de centro branco combinando com as cores das paredes e do sofá

Mesa de centro para espaço pequeno: 

Quando a sala é pequena, a regrinha que não pode faltar é que menos é mais. Será que vale a pena investir em uma mesa de centro?

Se a resposta for sim, pense no espaço que você terá disponível, cuidando para não obstruir a circulação como já citamos anteriormente, e opte por cores mais neutras. Prefira mesas baixas, longilíneas ou com formas curvas. 

mesa de centro em um apartamento pequeno combinando com o sofá

Tapete: 

Caso você ame um tapete na sala de estar e quer combiná-lo com a mesinha de centro, vale levar alguns pontos antes de  comprá-la como usar um estilo mais despojado, a mesa de madeira e tapete de fibra natural com velas vasos de planta para decorar.

Se for mais retrô, vale investir em tapetes coloridos com desenhos e figuras. Se for clássico ou moderno, escolha uma mesa pequena feita de chapa de aço e acrílico ou laca, um tapete neutro mais básico e decore com flores, velas, caixas decorativas ou uma bandeja estilizada.

Vale relembrar que neste caso do uso do tapete, é preciso fazer o uso da mesa um pouco maior que o restante da mobília de sua sala. 

Mesa de centro em madeira rústica com um tapete em linho

Mesa de centro de vidro: 

Este estilo de mesa é uma das mais queridinhas atualmente pois traz grande elegância para qualquer ambiente e super combina com tudo e dão leveza e um visual clean. 

Mesa de centro bem moderna com o acabamento de alumínio e vidro

Cores: 

Se o espaço da sua sala de estar for grande, a combinação de cores como o preto e cores mais claras como o branco ou bege preenche bem o visual, assim como mesas de centro coloridas em contraste com um espaço mais neutro, por exemplo, para destacar um ponto focal na sala.

É normal que elas sejam usadas para dar destaque em ambientes com decoração mais clean, onde a mesa passa a ser o objeto que mais chama a atenção. 

mesa de centro que combina com um ambiente mais clean

Mesas diferentes um pouco exóticas: 

Para que não gosta do estilo convencional é recomendável apostar em uma mesa um pouco diferente. Nesta opção pode ser uma mesa de madeira trabalhada como pátina.

Também por exemplo, uma mistura de madeira ou metal com estofado para dar aquele ar mais rústico e industrial que está bem na moda ultimamente, dependendo do material escolhido; um recorte diferenciado, deixando de lado as formas geométricas tradicionais, pés torneados lembrando uma mesa de xadrez pode ser uma boa saída para o seu estilo. 

Mesa de centro em madeira para harmonizar em um ambiente com muita iluminação

Onde comprar uma Mesa de centro: 

Saiba que é muito fácil achar uma mesa de centro a venda, basta ir em lojas de artigos de decoração como as de móveis.

Mas na hora da compra vale ressaltar a importância da personalidade e gosto dos compradores. Pois assim, a mesa de centro terá um valor e beleza maior no espaço. 

Altura perfeita para Mesa de centro: 

As mesas nunca devem ser mais altas que o assento do estofado, isso quer dizer que se o sofá for de altura convencional a mesinha poderá ter entre 30 cm e 40 cm de altura, já nos sofás mais modernos que estão na moda, ou aqueles que são desenhados para living e são mais baixos e retos a altura da mesa poderá ser entre 25 cm e 30 cm