HomeDecoraçãoQuais os Melhores Tecidos de Cortinas para Sala de Estar? 

Quais os Melhores Tecidos de Cortinas para Sala de Estar? 

Se você está em busca de complementar a sua decoração com o uso de uma cortina, deve estar atento a alguns detalhes, neste artigo vamos falar um pouco sobre tecidos de cortinas para sala de estar de modo a te permitir escolher o tecido ideal para você.

Os tecidos ajudam a ditar modas e a trazer sensações para o local em que a cortina vai ser inserida, então dependendo do que se deseja em termos de efeito existem uma cortina específica, em comum os tecidos têm a beleza e a praticidade.

Se você deseja utilizar uma cortina na decoração da sua sala de estar e deseja saber mais detalhes de como escolher o tecido perfeito para compor, não pode deixar de ler esse artigo e ficar por dentro de informações e dicas super legais que vão te ajudar muito na hora da escolha.

Os Melhores Tecidos de Cortinas

Não é de hoje que as cortinas começaram a fazer parte da nossa história e a transformar decorações, queridinhas dos decoradores, ajudam a trazer várias sensações dependendo da escolha e trazem estilos desde os mais simples aos luxuosos quando escolhemos um tecido rendado, por exemplo.

As cortinas foram criadas há séculos na época usadas como proteção contra o frio dos povos antigos, onde se usavam pele de animais para cobrir as janelas. Com o tempo a técnica foi se aprimorando e hoje virou essas cortinas belas e versáteis que temos no mercado.

Tipos de tecido

Muitos são os tecidos disponíveis no mercado de várias cores, texturas e espessuras a escolha vai depender do gosto e estilo do conjunto. O primeiro passo antes de escolher qualquer item de uma decoração é determinar qual estilo você deseja para a sua sala de estar, pois é ele que vai direcionar todo o resto.

Alguns tipos de tecidos mais usados em cortinas são:

  • Blackout

Muito famoso principalmente para quem está em busca de privacidade, eles ajudam a conter o sol e a deixar o ambiente mais escuro trazendo uma sensação de aconchego, esse tecido tem como característica bloquear totalmente o sol. 

Elas podem ser encontrados em vários estilos com desenhos de flor, listra, em várias cores o que traz ainda mais beleza a sua sala de estar.

  • Voil

Aqui é um tecido praticamente oposto ao blecaute ele tem como característica ser leve e translúcido que permite que o sol passe e ilumine o ambiente, ele pode ser inserido como forro para outros tecidos ou sozinho, sendo um tecido muito especial e belo.

  • Jacquard

Luxuoso ajuda a trazer muito requinte a sua sala de estar devido aos detalhes desse tipo de tecido de beleza singular, vale a pena investir no seu, são encontrados em tecelagem ou em malharia na maioria das vezes e trazem geralmente desenhos de flores

  • Renda

Esse é um tecido super charmoso e tradicional capaz de trazer uma beleza única a um ambiente, podem ser usados como forro, para destacar os seus detalhes uma boa dica é o tom sobre tom principalmente quando se usa peças brancas.

  • Linho 

Aqui temos um tecido mais encorpado e que traz a sensação de requinte a um ambiente, muito bonito só tende a somar na decoração da sua sala, por ser mais grossinho não precisa de forro, mas nada impede que você coloque um, aqui é gosto.

Alguns modelos para você se inspirar

Separamos alguns modelos de cortinas para sala de estar para que você possa ver o uso de alguns tecidos na prática, para que te ajude na hora da escolha.

Aqui podemos ver uma cortina muito bonita com presença de forro em tons mais neutros que ajudou a compor uma sala mais provençal.

Aqui já se vê uma cortina blackout com uma pegada mais moderna, que traz muito charme ao ambiente, nesse caso existem um parte de entrada de luz do lado da cortina que quebrou um pouco o escuro desse blackout e trouxe um efeito bem interessante.

Não podia faltar o uso da renda, lindas ajudam a trazer um requinte único a sua sala, veja na imagem como as cores neutras ajudam a valorizar essa renda e a trazer luxo e delicadeza à composição.

Aqui já se vê uma cortina mais descolada e moderna, com a presença de estampas com tendências geométricas super tendência desse ano.