Ter um jardim de inverno dentro de casa é mais do que uma ideia decorativa e paisagística no ambiente.
É um cantinho que pode ser feito de modo a permitir entrada de luz e também de ventilação natural em ambientes fechados, trazendo economia em diferentes aspectos.
Além, é claro, de deixar sua casa esteticamente mais bonita, alegre e moderna, criando um ambiente tranquilo e confortável.
O ponto positivo do jardim é que ele pode ser adaptado de acordo com o tamanho da sua casa ou apartamento. Confira a seguir as principais dicas para você conseguir montar o seu. Boa leitura!
O que é um jardim de inverno?
O jardim de inverno surgiu em países com invernos muito rigorosos, o que impedia a construção de jardins na parte externa da casa. Por isso, o nome “inverno”, hoje, é usado em todas as épocas do ano.
Assim, ele é um espaço adaptado para trazer mais verde e vida para o ambiente interno. Nele, é comum o uso de plantas (naturais ou artificiais), vasos, flores, pedras, e dependendo até de pequenas árvores e hortas.
Inclusive, são ótimas opções para diferentes cômodos da casa, variando nos modelos e tamanhos.
Dependendo do espaço disponível, podem ser minimalistas, com poucas plantas e pedras decorativas, ou mais elaborados, com fontes de água e móveis para descanso. Fica a seu critério!
Por que ter um jardim de inverno em casa?
Além de criar um ambiente esteticamente bonito, um jardim pode trazer inúmeros benefícios para o ambiente, e consequentemente, para o seu bem-estar e saúde.
As plantas ajudam a deixar o ar mais puro, aumentando a umidade e reduzindo poluentes. Isso é especialmente útil em locais fechados, onde a circulação de ar é limitada.
Outro enorme ponto positivo do jardim de inverno em casa é a possibilidade de aproveitar qualquer espaço que esteja sobrando dentro do seu imóvel.
A maioria dos jardins é projetada em locais com iluminação direta, fazendo com que entre luz natural e deixe o ambiente mais iluminado e confortável.
Quais as melhores plantas para ter nesse tipo de jardim?
A escolha do tipo de planta para um jardim de inverno depende muito de diversos fatores.
Por exemplo, qual o tamanho destinado para essas plantas, qual a disponibilidade de cuidado que você tem com elas, qual o nível de iluminação natural e umidade disponível…
Abaixo estão algumas plantas muito utilizadas nesses espaços:
- Espada-de-São-Jorge: Muito resistente e conhecida por purificar o ar.
- Zamioculca: Requer pouca luz e pouca água, sendo ideal para ambientes fechados.
- Lírio-da-Paz: Ajuda a melhorar a qualidade do ar.
- Costela-de-Adão: Famosa por suas folhas grandes.
- Palmeira Ráfia: Ideal para quem quer uma planta alta e sofisticada. Gosta de iluminação indireta e se adapta bem dentro de casas e apartamentos.
- Samambaia: Clássica e cheia de charme, precisa de umidade e pouca luz direta.
Cacto Mandacaru: Resistente e bonito, combina bem com ambientes internos por não necessitar de tanta umidade.
Como fazer um jardim de inverno simples e barato?
Fazer um jardim de inverno simples e barato não é difícil, confira abaixo alguns passos para fazer o seu.
Defina o local
Definir o local é o passo mais importante de todo o processo. Escolha um lugar que tenha uma iluminação direta boa e que tenha uma ventilação adequada para a saúde de suas plantas.
Dependendo do cômodo, você conseguirá adaptar cada planta e cada vaso de acordo com seu espaço disponível.
Escolha as plantas
Após escolher o local, fica muito mais fácil escolher qual planta você irá utilizar no seu jardim de inverno em casa.
Sendo assim, opte por plantas e flores que se adaptem bem aos ambientes internos, e também faça escolhas de acordo com cada ambiente. Se o ambiente, por exemplo, recebe mais ou menos umidade, mais ou menos luz, etc.
Saiba como deseja plantar
Existem três principais formas de plantar. Elas são:
- Vasos individuais: mais fácil de cuidar e trocar as plantas quando necessário.
- Canteiros: ideal para um visual mais organizado e elegante.
- Jardim vertical: ótimo para espaços pequenos, usando prateleiras ou suportes na parede.
Faça a decoração
A decoração pode te ajudar bastante com o visual do seu jardim interno.
Utilize cascalhos de madeira, pedrinhas naturais, dentre outros itens decorativos de sua preferência.
Lembre-se de combinar com a decoração ao redor, para não destoar nem chamar toda a atenção para esse cantinho. Equilíbrio na decoração é a palavra-chave.
Dicas para ter um espaço mais criativo
Confira abaixo algumas dicas de como criar um espaço mais criativo e como adaptá-lo para o seu apartamento ou casa.
Jardim de inverno pequeno
Para quem tem pouco espaço disponível, mas ainda assim quer um pequeno jardim dentro de casa, calma que dá certo também!
Você vai precisar de, no mínimo, um cantinho de parede, podendo ser num corredor ou em um pedacinho da sala de estar, por exemplo.
Então, basta dividir sutilmente os ambientes, aplicar um gramado ou vasos para as plantas e revestir ao redor com pedras naturais.
Adicione plantas para ambientes internos que não cresçam muito, afinal seu espaço é mais limitado.
O uso de vasos suspensos é uma das principais táticas para otimizar espaço no seu jardim de inverno. Uma dica é utilizar itens que possam ajudar a ampliar o ambiente, como espelhos.
Inspirações:
Jardim de inverno com cascata
Essa dica já é para quem tem um pouco mais de espaço disponível, para decorar com mais itens além das próprias plantas.
Uma cascata traz mais ainda o ar de natureza ao ambiente, além de que pode ser montada com uma bomba d’água e trazer sons da natureza à sua casa. Bem relaxante, né?
Você ainda pode criar um pequeno lago dentro de casa, com peixes para te fazer companhia.
Existem cascatas de todos os tipos, desde prontas no mercado para simples decoração ou opções maiores para criar um ar natural incrível, como um pedacinho de um paraíso dentro de casa.
Lírios-da-paz, samambaias e antúrios gostam de umidade e harmonizam bem com a água.
Inspirações:
Jardim de inverno com paletes
Também é uma excelente ideia para espaços mais limitados! Pallets são ótimos materiais para a estrutura de um jardim vertical, que é uma das versões para jardins de inverno.
Você pode escolher um cantinho da casa, instalar pallets na parede e adicionar plantas que cresçam num efeito pendente. Ou ainda decorar com plantinhas suculentas como uma opção mais simples e discreta.
A madeira simples dos pallets realça o ar natural do ambiente, trazendo um aspecto bem caseiro e acolhedor. Perfeito para áreas mais amplas em que ainda pode-se instalar uma mesinha e receber uns amigos no fim da tarde.
Inspirações:
Jardim de inverno com pergolado
O pergolado é uma forma de permitir a entrada de luz e ventilação na parte superior aberta feita para o jardim de inverno, e ainda assim garantindo segurança aos moradores da casa.
Afinal, bloqueia a entrada de possíveis malfeitores, sendo essa uma das razões de muitas pessoas terem medo de construir jardins de inverno em suas casas.
Esses pergolados podem ser de alvenaria ou de tábuas de madeira ou ferro. Ele ainda serve de suporte para plantas, daquelas do tipo trepadeiras ou pendentes.
Inspirações:
Em quais cômodos posso criar um jardim de inverno?
Como dito anteriormente, a praticidade do jardim de inverno permite com que ele possa ser adaptado em diversos cômodos, podendo ser ajustado conforme as plantas e objetos que serão colocados.
Confira abaixo alguns exemplos:
Na sala
A sala é um dos ambientes mais comuns para instalar um jardim de inverno por ser um dos ambientes mais visitados na casa, e por também ser um dos lugares que mais recebem iluminação direta.
Você pode usar um espaço em algum dos cantos da sala, evitando fazer o jardim na parte central. Também é muito comum que esse jardim fique perto da janela, até com algumas plantas que possam ficar penduradas.
Assim, as plantas mais recomendadas para usar na sala são a Costela-de-Adão, Ficus Lyrata e Zamioculca, que combinam com a decoração e se adaptam bem a ambientes internos.
Inspirações:
Jardim de inverno para quarto
Um jardim de inverno para quarto é outra excelente opção para aproveitar um espaço já existente e adaptá-lo.
Como é um espaço de descanso, o ideal é escolher plantas que purificam o ar e não tenham um cheiro muito forte.
Dessa forma, opte por plantas como Lírio-da-Paz, Espada-de-São-Jorge e Maranta, que ajudam a melhorar a qualidade do ar e exigem pouca manutenção.
Como, geralmente, nos quartos não é possível ter um espaço grande para construir um jardim dentro do cômodo, é uma ótima opção optar por prateleiras ou estantes e por plantas com vasos suspensos. Decoração com pedra também é uma boa!
Inspirações:
Jardim de inverno na cozinha
A gente pode passar muito tempo do dia dentro da cozinha, portanto também deve ser um ambiente acolhedor e nada estressante. Ter um jardim de inverno nesse espaço pode ser bem bonito e inspirador na hora de cozinhar.
Além disso, como é um espaço com parte superior aberta, ajuda a não ficar cheiros ou odores de queimado no ambiente.
Lembre-se de colocar uma porta de vidro também para dividir os ambientes em casos de dias chuvosos ou de muito vento para não atrapalhar na hora de cozinhar.
Inspirações:
Jardim de inverno no banheiro
O banheiro é um dos locais mais diferentes e não tão comuns para ter um jardim de inverno. Mas por ter uma grande umidade natural é uma ótima opção, favorecendo a vida de algumas plantas, como Samambaia, Antúrio e Jiboia.
Se o banheiro for pequeno, é possível fazer pequenos ajustes com vasos suspensos. Além disso, para um toque de elegância, combine as plantas com pedras e iluminação indireta.
Inspirações:
Com todas essas dicas, ficará muito mais fácil montar seu jardim de inverno em casa.
Gostou do conteúdo? Aproveite para continuar em nosso site e conferir as dicas para decorar varanda e as melhores formas para transformar seu espaço.