Janela Guilhotina: O Que É, Tipos e de decoração Que Fazem Uso Dela

Se você está em busca de uma janela bonita e diferente, a janela de guilhotina pode ser uma boa opção, neste artigo vamos mostrar o que é, os tipos de decoração que fazem uso dela, para que você possa se inspirar e escolher a sua.

Uma janela bonita e muito usada, mas que nem todo mundo conhece pelo menos pelo nome, vamos falar um pouquinho sobre as principais características para que você saiba mais sobre essa janela tão especial e possa utilizá-la ao seu favor.

Janela Guilhotina: O Que É, Tipos e de decoração Que Fazem Uso Dela

Se você se interessou pelo assunto e deseja ter dicas e saber as principais tendências e como usar essa janela , não deixe de acompanhar nosso artigo e ficar por dentro de tudo sobre o assunto.

Mas afinal o que é janela guilhotina

Apesar do nome não ser tão atraente, é uma bonita janela que não representa risco nenhum para quem a usa, segura e prática só recebeu o nome pela semelhança com as antigas guilhotinas.


Tem uma estrutura composta por uma folha superior é fixa, e outra folha inferior que sobe e desce de maneira vertical.

Vantagens de se usar janela guilhotina

  • Se mostra extremamente versátil e funcional: com uma estrutura que pode ser feita em diferentes formatos, modelos e de diferentes cores, você pode utilizar vários materiais para compor a sua estrutura como madeira, ferro, vidro alumínio, fora que pode ser usada em vários cômodos de uma casa como cozinha, salas e quartos.
  • Design sempre na moda: se tem uma janela que está sempre na moda e que combina com vários estilos é essa, seja uma casa no estilo colonial, até as mais modernas lá está ela ajudando a trazer ainda mais beleza.
  • Iluminação favorável: devido ao fato de ter em sua estrutura uma abertura, faz com que a luz natural entre bem mais nos cômodos o que é ótimo e ainda ajuda a economizar energia.
  • Circulação de ar: a grande abertura da janela guilhotina permite que mais ar entre nos locais os tornando mais fresquinhos e agradáveis, o que é ótimo e traz equilíbrio térmico.
  • Economiza espaço interno: como as suas folhas se movem para cima e para baixo ela economiza espaço, sendo ideal para espaços pequenos o que é cada vez mais comum nos imóveis atuais.

Tipos de janela guilhotina:

Muitos são os materiais em que podemos encontrar uma janela de guilhotina, mais abaixo vamos falar um pouquinho sobre as características dos mais utilizados no mercado para que você possa escolher o que mais combina com você.

  • Janela guilhotina de madeira: Mais utilizada em fazendas e casas de campo, traz um ar rústico ao local em que é inserida, combinando bem com o que essas casas passam, outro detalhe bacana é que elas podem receber tinta da cor desejada para ajudar a montar estilos.
  • Janela guilhotina de vidro: Ideal para casas modernas e casas pequenas em que a janela serve como divisória de ambientes, bonitas só tendem a somar na decoração dos cômodos. 
  • Janela guilhotina de alumínio: Leves e práticas combinam bem com o estilo industrial e com estilos mais modernos, sendo um modelo com um bom custo benefício além de ser bonito, sendo um ponto forte o fato de não exigir muita manutenção.

Algumas imagens para se inspirar

Nada melhor que ver uma decoração na prática para se inspirar e escolher a sua, por isso separamos algumas imagens de decoração utilizando as janelas de guilhotina para que você possa se inspirar e escolher a sua decoração, deixando a sua casa ainda mais bonita.

Aqui podemos ver uma janela guilhotina tradicional em madeira que trouxe ainda mais beleza e luminosidade para a casa, a tornando bem aconchegante, como o modelo é grande permite ainda mais a entrada de ar, deixando o ambiente bem mais fresco.

Aqui uma janela guilhotina grande que traz beleza e deixa o espaço ainda mais charmoso, veja como ela traz amplitude e facilita a passagem de ar e sol.

Aqui podemos ver uma bonita janela de guilhotina mais sofisticada, sem perder um pouco do rústico que combina com vários estilos e decorações, toda em madeira possui boa sendo super prática.