Saiba Verificar se um Imóvel está em Boas Condições de Uso

Fazer um check-up em um imóvel pode ser uma atitude importantíssima para evitar de se ter problemas maiores. Por isso, queremos ajudar você, trazendo dicas para que você saiba verificar se um imóvel está em boas condições de uso. Com elas, na hora de comprar, alugar ou até de verificar seu imóvel, será mais fácil saber o que analisar. 

Saiba Verificar se um Imóvel está em Boas Condições de Uso

Tendo em mente que existem pontos importantes na casa a serem analisados, pegue seu bloco de anotações e, com seu olho clínico, verifique todo o lugar para não ter surpresas com o imóvel. 

Vamos às dicas?

Verifique a estrutura internamente

O primeiro ponto de um Imóvel em Boas Condições de Uso é justamente esse. Verificar a estrutura interna da casa. Veja como estão as paredes, se não tem rachaduras, se tudo está no lugar. Como estão os pisos? Como está a tinta? Existem paredes caindo pintura? Existem pontos que podem gerar algum risco? 

A análise interna da estrutura é o que vai garantir que você está em um imóvel seguro. E segurança é o mais importante. Ninguém quer estar em um lugar com riscos ou que precise de muitas reformas para ficar bom. 

Analise a parte elétrica

Outro ponto fundamental de um Imóvel em Boas Condições de Uso é a parte elétrica. Ela é responsável por diversos problemas, principalmente em imóveis mais antigos. Aqui, a dica é: verifique tudo, sem medo. 

Cabos, tomadas, interruptores, fiação, quadro de luz, o que acende, o que não acende, o que funciona corretamente, o que está em curto. 

Verifique a instalação para o chuveiro. Esta precisa ser bem instalada para não ter problemas na luz. Uma instalação mal feita vai gerar problemas na hora do banho, como desarmar os disjuntores ou dar problemas em equipamentos elétricos. 

Por isso, se você não quer ter riscos no imóvel, essa parte tem que estar muito bem feita. 

Atenção à hidráulica também

Muitas pessoas verificam imóveis e esquecem da instalação hidráulica. Isso gera uma série de problemas na casa, como água que não vai direito para o chuveiro, canos entupidos ou então com instalação incorreta e que vai gerar problemas futuros. 

IMAGEM

Aqui, a dica é abrir as torneiras, verificar os canos, ver se tem caimento suficiente para o chuveiro, se tem água em quantidade correta. Ou seja, fazer toda uma verificação. 

Se for um imóvel antigo, você ainda pode encontrar os canos de metais. Ainda que não sejam mais utilizados, eles são problemáticos quando se trata de água, pois podem enferrujar e trazer problemas para a casa. Então, esteja atento.

Apure os materiais dos acabamentos

O acabamento é essencial para um imóvel. Se estiver usando um de qualidade baixa, certamente que você vai ter que fazer uma boa reforma. Então, por conta disso, saber quais materiais e a qualidade deles é essencial. Afinal, entrar em um imóvel tendo que reformar grande parte, não é o ideal

Além disso, acabamentos mal feitos podem se soltar, gerando até riscos dentro do imóvel. Verifique se estão bem colocados, se são de boa qualidade e se precisa fazer alguma mudança em cada um deles. 

Examine mofo e ácaros

Dependendo de onde você está verificando o imóvel, você pode encontrar muito mofo e ácaros. Então, é um ponto importantíssimo. Em regiões mais frias, é comum encontrar paredes mofadas, cantos de casa com muito ácaro. Então, esteja ciente disso na hora de ver um imóvel. 

Principalmente se estiver alugando um imóvel para morar, se tiver crianças, casas com muita umidade podem gerar diversos problemas de saúde, como alergias e problemas respiratórios. Então, fique atento a este detalhe na hora de fazer a sua verificação. 

Veja a posição de portas e janelas

Pode parecer um fato não tão importante, mas a posição das janelas e das portas influenciam diretamente na casa. Janelas bem colocadas vão arejar melhor o imóvel, assim como as portas precisam ser localizadas em lugares que deem fácil acesso a tudo. 

Por isso, a dica aqui é olhar se estão bem posicionadas, se geram uma boa iluminação natural, se possuem boas passagens e, principalmente, se estão bem instaladas no imóvel. Assim, você tem certeza de que estará entrando em um lugar seguro e que trará vantagens para você. Afinal, ninguém quer entrar em um imóvel para ter problemas. 

Fazendo toda essa verificação, sua tarefa será mais fácil. 

Com essas dicas, certamente que você terá diversos parâmetros na hora de analisar um imóvel e ter a certeza de que ele está bem boas condições.

Siga nosso blog para mais dicas que facilitarão a sua vida na hora de ver um imóvel, de reformar ou de construir.