HomeDecoraçãoIluminação para Sala de Estar: Dicas de Projetos de Iluminação 6 Ideias...

Iluminação para Sala de Estar: Dicas de Projetos de Iluminação 6 Ideias Incríveis

Para que seu projeto de sala de estar esteja completo, você precisa de um bom projeto de iluminação que combine com o ambiente e que traga aquele ar de beleza. Além disso, a iluminação tem que ser agradável e ideal para o tamanho e tipo da sala. 

Para lhe ajudar, separamos dicas e projetos para sala de estar que lhe ajudarão na hora de escolher e montar o seu design. Com isso, a iluminação serve para clarear o ambiente e também para que você tenha uso de maneira decorativa. 

Iluminação Sala de Estar: Dicas de Projetos de Iluminação 6 Ideias Incríveis

Confira nosso artigo e descubra como usar a iluminação de sala de estar ao seu favor para compor a decoração de sua casa.

Tipos de iluminação para sala de estar

O projeto de iluminação vai garantir melhor visibilidade na sala, conforto visual e ainda será um dos itens mais necessários para sua decoração. Por isso, é importante que você tenha em mente o que vai usar e que, assim, combine todo o projeto da iluminação .

Conseguir isso é  importante e, para lhe ajudar, você precisa conhecer os tipos de iluminação disponíveis e como eles funcionarão em cada ambiente. Com isso, você terá a certeza de que vai montar o projeto certo para sua casa. 

Por isso, separamos a seguir os 6 tipos de iluminação que você pode investir no seu projeto. Confira!

Iluminação direta

A iluminação na sala de estar direta é aquela que você coloca pontos específicos da sala iluminados, como um objeto de decoração. A proposta é dar destaque a algum item e fazer com que ele seja um protagonista dentro da decoração.

Aqui você pode optar por dar destaque a um quadro específico, a um vaso de planta ou quem sabe a uma escultura usando esse tipo de iluminação. Outra ideia interessante é colocar a iluminação direta em uma poltrona ou uma almofada de leitura, criando um ambiente ideal para este tipo de atividade. 

Para a iluminação de sala de estar direta, use luminárias pendentes, arandelas e até mesmo um abajur. Vale a criatividade e a combinação com a decoração.

Iluminação indireta

A iluminação indireta é aquela onde um fluxo de luz rebate sobre uma superfície e se espalha pelo espaço decorado. Em projetos decorativos, ela é usada em sancas de gesso e rasgos em paredes, fazendo com que a luz se espalhe no ambiente e torne tudo mais belo. 

A vantagem é que você cria um ambiente mais intimista, consegue maior sensação de conforto e de acolhimento no ambiente, sendo ideal para todos os tipos de estilo, mas, principalmente, usada em salas com estilo moderno. 

Iluminação indireta

Iluminação difusa

A iluminação difusa é aquela usada no projeto de iluminação que vai iluminar todo o ambiente sem criar contraste para ele. Ou seja, uma iluminação geral para todo o espaço, fazendo com que tudo fique bem claro e bem visível.

A iluminação difusa para sala de estar comumente é aquela feita com lâmpadas no teto que podem tanto estar distribuídas pelo ambiente, muito comum em projetos de iluminação r e jantar integradas, como também pode estar centralizada, ideal para o projeto de iluminação para sala pequena. 

Iluminação decorativa

A iluminação ara sala de estar decorativa p é aquela onde o projeto terá o foco principal mais voltado para o objeto usado para iluminar o ambiente do que para a iluminação em si. Ou seja, o item de iluminação está ali para decorar o ambiente e recebe destaque por esta finalidade. 

Aqui é interessante investir em lustres, arandelas e luminárias que vão contribuir para uma decoração especial e personalizada. Não esqueça de usar estes itens contrastando e combinando com todo o ambiente da sala de estar. 

Iluminação sala de estar pequena

Se você quer um projeto de iluminação para sala pequena, você deve usar uma que cubra todo o espaço. A iluminação difusa é muito usada nesse caso, pois completa todo o ambiente e faz com que você tenha a sala bem iluminada. 

Mas, se você quiser ousar, pode pensar em luzes penduradas na parede ou até em um projeto que utilize diferentes tipos de iluminação, lembrando sempre que o ambiente deve estar confortável para você. 

Iluminação sala de estar grande

Para uma sala de estar grande, é interessante que você tenha vários itens de iluminação. Você pode ter uma iluminação difusa, ou várias, criando, assim, um ambiente claro, da mesma forma que pode combinar com elementos decorativos e iluminação direta.

Ouse de acordo com o estilo da sua sala e complete a decoração com a iluminação de sala de estar. 

Com essas dicas, certamente que você vai conseguir ter o melhor tipo de iluminação para sua sala de estar e garantir o conforto para o ambiente. 

Continue acompanhando o blog e tenha sempre as melhores dicas.