Iluminação na decoração: Veja a importância de uma boa iluminação na decoração

Uma boa iluminação ajuda bem na hora da decoração, vamos falar um pouco sobre a importância de uma boa iluminação na decoração para que você fique por dentro de tudo sobre o assunto e receba algumas dicas bem legais.

A iluminação é muito importante em todas as áreas e na decoração não é diferente, ela ajuda a compor ambientes e a transformá los, ela influencia na concentração, irritabilidade, produtividade e motivação.

Iluminação na decoração: Veja a importância de uma boa iluminação na decoração

Porque a iluminação é importante na decoração

A iluminação tem papel muito importante na decoração dependendo da quantidade e o local que ela reflete e ilumina dá um efeito, uma sensação, por isso a importância de ser bem planejada e escolhida aqui cada detalhe conta muito.

A iluminação serve para realçar a beleza de quadros e objetos para chamar atenção para aquela peça especial, serve também para trazer sensação de conforto e aconchego essenciais em quartos e sala de estar. A iluminação deve ter a proporção e ângulo certos de acordo com o que a pessoa deseja passar ao cômodo.

PUBLICIDADE

Uma luz mais forte pode trazer irritabilidade, uma luz central difusa, em um ponto que deve ser destacado e merece iluminação direta traz perda de foco, distração, diminui a produtividade e motivação. Mais a frente você verá que cada tipo de iluminação serve para um efeito.

A luz também consegue trazer amplitude a um local, trazer sensação de bem estar já locais menos iluminados traz certa melancolia.

A importancia da iluminação na decoração em deixar o ambiente bem clean

Tipos de iluminação

Iluminação Difusa

A lâmpada fica ao centro e ilumina todo o cômodo por igual é a mais conhecida e tradicional, pode ser utilizada em quartos e salas.

Iluminação Direta

Bom é aquela que foca e é ideal para se utilizar em luminárias, ela fixa em um ponto determinado o que pode facilitar a concentração e estudo, muito utilizada em home office bibliotecas, cantinhos de estudo e leitura.

Iluminação Indireta

Ela não tem ponto fixo a luz bate em um ponto e se espalha pelo todo, ou seja não é uma luz como a de cima específica,ela ilumina todo o ambiente como a difusa só que antes tem um ponto de reflexo, utilizada em sala e quarto traz um efeito intimista.

Os cômodos e o tipo de iluminação

Cada parte de uma casa requer um tipo de iluminação específico para as suas necessidades abaixo uma tabela mostrando a luz ideal para as partes mais importantes da casa:

PUBLICIDADE
Sala de Estar Aqui é um lugar de relaxar, receber uma visita socializar, prefira a iluminação difusa através de uma lâmpada central presa ao teto que vai iluminar todo o ambiente. Você pode utilizar iluminação direta para destacar algum objeto um quadro, por exemplo ou para fazer um cantinho de estudo. Prefira cores amareladas que trazem conforto.
Cozinha Basicamente lugar de cozinhar você pode investir em uma lâmpada central e em pequenas lâmpadas em setores que deseja aumentar o foco com cores mais frias, você pode construir pequenas bancadas iluminadas.
Quarto Bom lugar de descansar, relaxar mais intimista você pode apostar tanto em uma iluminação difusa quanto indireta, aqui vale tons amarelados para dar sensação de conforto e vale pontos de iluminação direta como em locais de estudo que podem ser feitos com luminárias.
Banheiro Local muito importante na casa de uma pessoa, aqui você pode optar por lâmpadas fluorescentes em estilo cano, coloque uma lâmpada central e pequenos pontos de iluminação direta através de luzes frias nas pias, bojos e sanitários. 

Faça você mesmo

Vamos mostrar como construir uma luminária para que você utilize como iluminação direta para a sua casa

Materiais

  • Lâmpada
  • Tomada
  • Chave philips
  • Pincel macio
  • Primer
  • Tinta fosca
  • Pedaços de cano Pvc 1 grande e 5 menores de 15 cm
  • Fios de luz 
  • Cotovelos de PVC
  • Bocal de lâmpada fino
  • Estilete

Modo de fazer:

Com o fio de luz em mãos, instale o bocal na ponta do fio, a ponta deve ser retirada com o estilete.

Pegue o fio de luz e passe dentro do primeiro cotovelo e um pedaço de cano menor de 15 cm, encaixe todas as peças, cole se necessário para ficar mais firme.

Coloque outro cotovelo e o pedaço grande de cano.

PUBLICIDADE

Vai encaixando os cotovelos nas pontas dos outros 4 canos pequenos de acordo com o vídeo.

Utilize o primer e a tinta fosca para dar o acabamento final

iluminação direta com canos pvc