Ideias de decoração que não funcionam para a sala

Decorar geralmente é muito prazeroso, hoje em dia com a internet tudo foi facilitado, mas nem sempre as ideias que você acha na internet são as mais indicadas, você verá em nosso artigo exemplos de decoração que não funcionam para a sala.

A sala é um lugar especial em uma casa, pois é geralmente onde recebemos as nossas visitas, temos um momento de lazer. É um local de ver aquele filme preferido com a família e bater um papo, por isso é interessante que tenha uma decoração eficaz.

Você verá mais à frente que existem decorações que além de não serem muito funcionais são perigosas e colocam a vida da sua família em risco, se você está em busca de uma decoração que funciona vem com a gente  e veja o que não deve usar.

Ideias de decoração que não funcionam para a sala

Importância da sala

Comodo tradicional da casa, onde as pessoas recebem visitas, passam um tempo junto com família, por ser um local muito frequentado deve ser bem decorado, você deve procurar móveis úteis que vão te ajudar no cotidiano, que além de bonitos sejam seguros e versáteis ao mesmo tempo.


Outro ponto se diz respeito à segurança principalmente por ser um local de uso comum cuidado com os pequenos pense em tudo evite problemas. Você verá mais à frente que apesar de algumas decorações serem bonitas elas não funcionam na prática.

Decoração de uma sala

Ideias de decoração que não funcionam para a sala

Distância da TV

Praticamente toda sala tem uma TV disponível para que as pessoas possa assistir, porém até o local que se deve colocar a TV deve ser planejado para que não ocorram contratempos, uma televisão mal instalada pode causar vista cansada, problemas oculares em geral e dependendo da altura problemas no pescoço e coluna.

Bom ela não deve ser instalada nem muito perto, nem muito longe do sofá ou puff deve ficar em uma distância que seja ideal para assistir tranquilamente sem esforço para ver a tela, geralmente gira em torno de 2,4 m podendo variar de acordo com o tamanho da TV. A altura segue a mesma linha nem muito alta de modo a doer o pescoço, nem muito baixa deve ficar em uma posição que você consiga ver sem ter de mudar de posição.

distância ideal para uma sala do sofá até a tv

Móveis transparentes

Aqui temos um outro problema os móveis totalmente de vidro são lindos e super charmosos, mas apesar da beleza podem ser perigosos para os seus usuários pode ocorrer de na correria do dia a dia a pessoa não ver e esbarrar podendo causar até acidentes graves caso o mesmo venha a se quebrar.

Então para quem não abre mão dessa peça que é realmente bonita a dica é colocar um pano em cima um detalhe que o faça ser notado por todos que ali passarem.

Quinas, tapetes e alguns cuidados

Como já citamos é um local muito frequentado logo alguns cuidados devem ser tomados, aqui você deve pensar nos detalhes, na funcionalidade. Busque proteger as quinas colocar os móveis em locais estratégicos de modo que não atrapalhem a mobilidade no local. 

Outro ponto os tapetes eles são lindos e super charmosos, mas para idosos podem ser perigosos, eles podem ser escorregadios e causar acidentes, como a pessoa tropeçar nas pontas. Outro ponto do tapete ou os móveis ficam em cima dele ou fora nada de meio termo, pois compromete a estabilidade do móvel. Ele pode se virar devido ao fato de ter ficado instável.

A iluminação também tem grande importância e deve ser bem planejada, a iluminação tem potencial de destacar, alongar ou tirar o destaque de um objeto, existem luzes diretas, difusas e cada uma traz um efeito tenha certo o que você deseja para a sua sala para escolher a luz ideal.

Alguns erros comuns

  1. Não procurar ajuda de um profissional qualificado e experiente na área, que vai te ajudar a planejar o cômodo ideal de acordo com as suas necessidades e do seu orçamento
  2. Tentar fazer tudo de uma vez, vá aos poucos cada hora um detalhe uma parte da obra sem afobamento para que fique tudo perfeito, bem decorado e harmonioso.
  3. Sair para comprar móveis sem as medidas do local em que vai colocar, pois tem grande chance de você errar e compra móveis que não cabem no local ou sejam pequenos demais.
  4. Exagerar nas cores e deixar a ambiente pesado e carregado, busque por harmonia.
  5. Pensar somente em estética, aqui deve se ser considerar outros pontos como conforto e segurança