Fogão de Lenha: Aprenda quais são as medidas e Fotos para inspirar

Desde os tempos antigos que o fogão a lenha é peça principal de uma cozinha, com o passar do tempo o seu uso diminuiu, mas ainda é muito requisitado, neste artigo você vai aprender quais são as medidas e vai ter acesso a fotos para se inspirar e escolher o seu fogão preferido.

Há algumas décadas atrás quando o gás de cozinha como conhecemos ainda não existia a principal forma de cozinhar os alimentos era através do fogão a lenha, que são famosos por deixar a comida com gosto único e a valorizar. Trazem uma sensação de nostalgia e um clima de casa de vó para o local onde são inseridos.

Em resumo só tendem a somar, caso você queira um fogão a lenha em casa e quer ficar por dentro de algumas informações que vão te ajudar na hora da escolha do fogão ideal de acordo com o seu espaço e estilo, não pode deixar de acompanhar esse artigo.

Fogão de Lenha: Aprenda quais são as medidas e Fotos para inspirar

Tipos mais usados

Muitos são os tipos de fogão a lenha disponíveis no mercado, têm fogão a lenha de alvenaria, cerâmica e até de vidro, mas os mais utilizados são:


  • Os de tijolo feitos ou por pedreiros ou pelo próprio dono quando o mesmo tem experiência com o ramo. Possuem como vantagem poder ser do tamanho e revestimento que você deseja, se tem mais liberdade na hora de montar.
  • E o outro tipo mais usado é o comprado que geralmente vem em ferro possuem vários tamanhos e modelos, mas em comparação com os de cima é mais limitado em termos de escolha.

Medidas do fogão a lenha

Quando assunto é medida fica difícil delimitar uma medida padrão diante da diversidade de modelos e sendo que os fogões a lenha de tijolo são livres podendo ficar no tamanho que você precise. Resolvemos então mostrar algumas medidas mais comuns assim podemos dizer que geralmente as marcas e modelos de fogão dispõem no mercado em vista de atender ao público, sendo que esses valores podem mudar muito de acordo com cada caso.

No mercado em termos de tamanho de chapa geralmente você vai encontrar chapas de 80×45 sendo mais indicadas para ambientes maiores, para quem deseja um forno maior e mais potente, sendo que ocupa um bom espaço.

É possível encontrar também, uma chapa de 60×55 sendo um pouco mais otimizada, mas sem perder em potência e tamanho de forno e as chapas de 60×40, que são menores indicadas para ambientes onde o espaço é reduzido, mas possuem grande potencial de chama e não perdem em eficiência.

Agora as medidas do fogão em si variam e hoje no mercado você encontra fogões que variam de 49 a cerca de 150 cm de altura, em relação a largura gira em torno de 56 a 190 cm e a profundidade é em média de 56 a 76 cm.

medidas do fogão a lenha

Fotos para se inspirar

Bom aqui selecionamos fotos de modelos mais utilizados para que você possa se inspirar e ter uma melhor noção de como fica cada um, é possa escolher o mais indicado para você.

Bom na foto abaixo é possível ver um exemplo de uso de fogão a lenha feito de tijolinho em espaço amplo, note que o fogão ficou proporcional ao espaço, aproveitando bem toda a área, um detalhe interessante é que toda decoração se conectou, tenha atenção a isso quando montar a sua cozinha.

fogão a lenha feito de tijolinho em espaço amplo, note que o fogão ficou proporcional ao espaço, aproveitando bem toda a área

Um fogão também em tijolinho, mas aqui usado em cozinhas de fazendas, ou locais mais requintados podemos assim dizer, ele traz um ar rústico, mas tem mais requinte, sua estrutura possui um bom acabamento e ele combina bem com o conjunto.

Um fogão também em tijolinho, mas aqui usado em cozinhas de fazendas, ou locais mais requintados podemos assim dizer, ele traz um ar rústico, mas tem mais requinte, sua estrutura possui um bom acabamento

Um modelo super antigo é que não cai de moda nem perde o brilho são os fogões a lenha de alvenaria aquele vermelhão típico de interior, que trazem uma nostalgia forte, ele combinou bem com o resto da decoração e trouxe muita beleza ao espaço.

modelo super antigo é que não cai de moda nem perde o brilho são os fogões a lenha de alvenaria aquele vermelhão típico de interior, que trazem uma nostalgia forte,

Um típico fogão a lenha comprado, já pré fabricado em ferro, note que ele fica até um pouco desproporcional pelo tamanho da cozinha, mas ainda assim é muito bonito e eficiente.

fogão a lenha comprado, já pré fabricado em ferro, note que ele fica até um pouco desproporcional pelo tamanho da cozinha,

É para quem gosta de inovar e de revestimentos inusitados um fogão a lenha revestido de cerâmica que imita tijolo, bem bonito e delicado. Note que o espaço é bem pequeno o que prova o que já citamos acima, que independente de tamanho se planejar você consegue ter o seu fogão a lenha.

fogão a lenha revestido de cerâmica que imita tijolo, bem bonito e delicado.