Faça você mesmo artesanato: Aprenda fazer lindas Peças Decorativas

O artesanato é uma das maneiras de lucrar um dinheiro reserva e ao mesmo tempo de distrair a cabeça, ter algo prazeroso para fazer nos tempos livres e até mesmo utilizados na própria casa, assim, deixando- a mais linda ainda. 

Os artesanatos em geral utilizam matéria prima natural e simples como corda de sisal, barbante, papel, folhas secas, tecidos, tinta, madeira, entre outros. 

Para fazer artesanatos não tem segredo algum, basta seguir alguns tutoriais, caso você acha que é preciso aplicar muito dinheiro, saiba que está enganado, dependendo do artesanato não é preciso gastar nem R$100,00 reais. 


Se você está desempregado (a) e quer ganhar um dinheiro para ajudar nas contas de casa, veja alguns tutoriais de artesanato super fáceis. 

Garrafas de barbantes: 

As garrafas nem sempre são aproveitadas de uma forma correta e muitas das vezes acabam indo para o lixo, principalmente as de vidro que demora anos para se decompor.

Que tal pegar aquelas garrafas de vidro e fazer um artesanato  para uma festa ou até mesmo para colocar em um cantinho da casa. O barbante é lindo, e traz uma sensação rústica onde for aplicado. Veja abaixo o passo a passo: 

Você vai precisar de: 

  • Garrafa de vidro vazio;
  • Barbante colorido ou não, é opcional;
  • Sisal;
  • Cola branca (Comum ou extra)
  • Pincel;
  • Tesoura.

Como fazer: 

  1. Comece passando cola na garrafinha com o pincel. Não passe nela toda, pois a cola seca rápido, além de fazer a maior bagunça. Seria bom começar pela parte superior do vidro/garrafa, pois quando chega nas curvas fica mais fácil de ajustar o barbante.
  2. Amarre bem a ponta do barbante com bastante cola e comece a enrolar o barbante ao redor da garrafa até o final da mesma. 
  3. No final, corte a ponta do barbante e passe bastante cola para que fique bem presa ao vidro. 
  4. Após este processo todo a sua garrafa está prontinha!

artesanato-de-garrafa

Bolsa de sisal: 

O artesanato da bolsa de sisal tem uma beleza única, e que super combina em tempos de verão por exemplo. Este tipo de bolsa dá super certo com praia, piquenique ou até um churrasco entre amigos. 

Esta bolsa em lojas pode custar super caro, então é uma ótima saída para vender e ganhar um dinheirinho. 

Você vai precisar de: 

  • Corda de sisal de 12 mm ou de acordo com sua preferência;
  • Cordão de algodão cru de 8 mm ou de acordo com sua preferência;
  • Lã colorida;
  • Corante para tecido;
  • Recipiente para tingir a corda;
  • Ferramenta para cortar a corda;
  • Agulha de tapeçaria;
  • Linha de bordar;
  • Moldura, pregos e martelo para fazer um tear;
  • Cola quente.

Como fazer: 

  1. Como a corda é muito rígida, é preciso amaciá-la para confeccionar a bolsa de sisal. E uma das formas de se fazer isso é por meio da fervura. Então, coloque a corda em uma panela grande, adicione água e leve ao fogo por duas horas ou até sentir que a corda está menos rígida para facilitar todo o processo. 
  2. Após isso, faça o tingimento da corda de acordo com o tipo de corante de sua preferência. 
  3. Logo em seguida coloque a corda de sisal para secar. 
  4. Improvise um tear com uma moldura de quadro e alguns pregos. Corte a corda já seca em pedaços iguais, use a largura do quadro como referência para fazer o corte. Estique e prenda cada pedaço nos pregos. Passe a cola quente nas pontas para impedir que a corda desfie.
  5. Logo após passe o fio de algodão por cima e depois por baixo de todas as cordas. Termine uma fileira e comece a próxima sem cortar o fio. Faça a quantidade de carreiras que você desejar.
  6. Alterne o fio de algodão com a lã colorida; faça três carreiras com lã ou a quantidade desejada.
  7. Continue alternando os diferentes tipos de fio até completar a trama da bolsa. Feito isso, basta retirar a trama do tear para fazer a finalização da bolsa que ficará super fashion.
  8. Para dar à trama de cordas e um formato de uma bolsa de sisal, dobre-a fazendo uma aba até o meio. Feche as laterais da bolsa e dê alguns pontos até sentir a costura firme.E prontinho! Sua bolsa está pronta para uso. 

artesanato-bolsa

Bandeja espelhada: 

A bandeja espalhada se tornou a queridinha das blogueiras como um item de decoração que pode ser no quarto ou até mesmo na sala e banheiro. Nas lojas este pequeno item é bem salgado, por isso vale a pena tentar fazê-la em casa para deixar algum cantinho mais charmoso. 

Você vai precisar de: 

  • 1 espelho com moldura;
  • 4 pés para caixa de MDF;
  • Manta de pérolas Strass;
  • Cola permanente.

Como fazer: 

  1. Se sua moldura é escura, o ideal é pintá-la de branco ou uma cor mais clara de sua preferência. Assim a finalização vai ficar mais delicada e as pérolas vão se destacar. A pintura tem que ser feita antes de todo o processo da bandeja espelhada. 
  2. Aplique a cola permanente nos cantos da moldura e encaixe os pezinhos. Vire a moldura de cabeça para baixo para secar e aguarde.
  3. Se você desejar, coloque o strass ou as pérolas em toda a borda.
  4. Aplique cola nas bordas internas da moldura e coloque o espelho de volta no lugar.
  5. Após isso você tem a sua bandejinha super fofa! 

bandeja-artesanato