Estilo de decoração vintage: Como decorar? Quarto, Cozinha, Loja, Sala e mais!

Este post tem a intenção de levar você para a decoração auge dos anos 40 e 50: o estilo vintage! Você topa?

Embarque com a gente para aprender a decorar a sua casa ou loja inteiramente nesse lindo estilo e conheça sugestões de cores, estampas, objetos, móveis e muito mais do estilo vintage na decoração.

decoração vintage

O que é o estilo vintage na decoração?

O vintage é um estilo muito procurado hoje em dia por decoradores e apaixonados por decoração como nós, que se refere às décadas de 40 e 50, em que a população mais simples tinha o hábito de consertar objetos e pertences variados, dando origem a trabalhos como crochê e patchwork, que são bem marcantes.

Esse resgate de itens tinha formas e cores marcantes, originando com o passar dos anos esse estilo tão querido e delicado. Esse toque antiquado de cores, estampas e traços traz muita personalidade ao cômodo decorado, além de ser extremamente nostálgico por remeter a uma época antiga.

Aprenda a decorar no estilo vintage:

  1. Quartos vintage

Para um quarto vintage, sem dúvida, um dos principais elementos deve ser o papel de parede. Ele vai trazer uma mudança visual imediata no ambiente.

A estampa mais adequada para entrar de vez no mundo vintage deve ter um tema rústico ou combinações de elementos delicados.

Opte por estampas florais ou no estilo patchwork, ou ainda elementos sutis da natureza como desenhos de folhas ou pássaros.

Quando aos móveis do quarto, escolha aqueles com formas arredondadas, móveis mais rústicos, em tons bege, branco, marrom ou dourado, que remete bem ao estilo. Elementos de quarto como abajur, tapete e itens de exposição devem ser a mesma ideia.

  1. Cozinhas vintage

Para conferir uma identidade vintage à cozinha, você tem duas opções para o revestimento: peças bem antigas de azulejos, fazendo até montagem de peças diferentes combinando entre si ou usar ladrilhos hidráulicos, ou um revestimento novinho em folha todo branquinho e uniforme; ambas opções remetem à delicadeza e simplicidade do vintage.

Permita que cores suaves permeiem esse ambiente, mas guarde cores vibrantes para detalhes também.

Quanto aos armários e puxadores, procure linhas de móveis no estilo vintage; é fácil conseguir com empresas de móveis planejados; ou ainda encontre lindas opções em inventários, e é só reformar a cara dos móveis com uma ou duas camadas de tinta antes de decorar a cozinha.

E nada de mármore ou granito, ok? A bancada americana ou da pia devem ser de materiais mais antiquados, como pedra, madeira ou cimento, bastante receber aquela camada protetora para diminuir porosidade.

  1. Salas vintage

A sala é o point de encontro de todos da casa, então deve prezar conforto e charme. Para abraçar o vintage de vez, adicione elementos mobiliários característicos do estilo na sua sala, como mesas, poltronas, aparadores ou armários nos traços certos.

A paleta de cores deve ser suave, deixando cores de destaque para elementos decorativos de época, como um pequeno frigobar com visual nostálgico ou um telefone antigo ao canto, por exemplo.

Se você busca um ou outro elemento vintage para adicionar na sua sala, nossa sugestão é uma poltrona bem característica do estilo vintage, com uma estampa criativo que traga estilo e chame atenção.

Combine também com outros objetos na sala como quadros temáticos de época, placas de carro, elementos marcantes dos anos 50, dentre outras ideias.

O papel de parede também é bem-vindo na sala, mas cuidado com o exagero; então escolha uma parede para ilustrar de acordo com o tema.

  1. Lojas vintage

Se você tem sua loja própria, não deixe a decoração vintage apenas para sua casa, pois o estilo atrai cliente de todos os gostos, afinal é muito encantador.

Esse estilo se encaixa tanto para lojas de moda quanto salões de beleza, barbearias, bares, mecânicas, dentre outros nichos.

Claro que tem uma cara mais feminina, mas lojas para o público masculino também podem ser adaptadas através de estampas e cores mais sóbrias e minimalistas, por exemplo.

Para lojas que contêm móveis, use e abuse do estilo na mobília como mesas, cadeiras, estantes e apoiadores vintage; prefira cores claras para trazer conforto ao seu cliente, e reforce cores escuras se seu objetivo é algo mais luxuoso, chique, sensual ou masculino.

Acrescente toques finais decorativos com quadros ou pratos decorativos nas paredes, exposição de elementos antigos, garrafas de bebidas, telefones, carros, abajures, almofadas estampadas chamativas, etc. Faça seu cliente se sentir em outra época.

Quadros, porcelanas e outros objetos de decoração vintage

Não só de estampas e cores um ambiente vintage é composto, afinal objetos decorativos merecem um grande destaque nesse estilo.

Desde composições nas paredes como quadros decorativos ou objetos apoiados, o estilo vintage aproveita de coisas simples e antigas e cria pontos de foco no ambiente.

Para entender melhor, objetos vintage são aqueles “perdidos” que sempre podem ser encontrados no fundo de uma garagem ou ainda objetos herdados de família, funcionando muito bem.

Inspirações:

Móveis de decoração vintage

Eles são muito importantes na decoração vintage, pois desde os traços ao material que é feito, pode trazer muita personalidade e história.

Estes se caracterizam por acabamentos perfeitos e materiais naturais, principalmente madeira maciça. E sabe o que é mais vintage ainda? Ter um móvel antigo de verdade e não construir um novo parecendo antigo, só em último caso.

Sendo assim, procure em lojas especializadas que recuperam móveis antigos ou ainda inventários que vendem peças velhas por uma mixaria. Priorize peças feitas e pintadas à mão, as quais deixam os detalhes impecáveis!

Inspirações:

Extra: Faça você mesmo uma decoração vintage barata

Lembra que a decoração das paredes é muito importante para um resultado vintage bem visível na decoração?

Sendo assim, seja adepta do “Faça você mesmo” e crie seus próprios quadros vintage para auxiliar na decoração, seja numa sala, quarto ou loja, e o melhor: gastando muito pouco ou nada se você já tiver os itens necessários!

Confira no vídeo a seguir com as orientações do canal Atrevida D+, onde ela apenas imprime imagens da internet e cola na parede com molduras também caseiras. O resultado é simples e marcante!

OS MAIS LIDOS

×