A espada-de-são-jorge é uma planta muito comum para os brasileiros. Originária da África, ela também é conhecida como espada de Ogum. Além disso, a planta é considerada uma protetora e ganhou forte presença na casa das pessoas. Saiba aqui como cuidar da espada-de-são-jorge, como usar na decoração, se ela é venenosa e muito mais!
Sobre a espada-de-são-jorge
A espada-de-são-jorge é chamada também de Dracaena trifasciata, que é o seu nome científico. A família genética desta planta é muito parecida com as plantas dracenas que tanto conhecemos.
É possível encontrarmos também a Sansevieria trifasciata, uma planta herbácea com mais de 60 variações.
As espadas-de-são-jorge são espécies de plantas que exigem pouca manutenção. Por isso, são muito difíceis de morrer e ótimas para quem não tem muita prática com os jardins.
Existem em média 15 tipos de espada-de-são-jorge. No entanto, as mais conhecidas e usadas para cultivar em casa são:
- Planta espada-de-são-jorge: característica pelas suas folhas verde-escuro, esse tipo pode atingir até 80 cm de altura.
- Espada-de-santa-bárbara: uma planta com folhas mais amareladas. Além disso, seu crescimento é menor.
- Lança-de-são-jorge: é a mini espada-de-são-jorge, por essa razão, suas folhas são mais cilíndricas e tendem a permanecer em tamanhos menores que a “original”. Também é conhecida como a flor espada-de-são-jorge (embora a espécie não tenha flores).
Como cuidar da espada-de-são-jorge?
Como a lança-de-são-jorge, ou seja, a flor espada-de-são-jorge é uma das mais cultivadas, vamos ver as dicas e cuidados para manter a espada-de-são-jorge sempre saudável e bonita.
- Iluminação: é uma espécie muito resistente que pode ser cultivada tanto em ambientes de sombra, meia-sombra ou até mesmo sol pleno. Assim, escolha o cantinho da casa que preferir, seja interno ou externo.
- Rega: coloque água de forma regular, cerca de 1 vez por semana, mas sempre sinta se o solo está seco antes de regar, no inverno espace ainda mais as regas. É uma espécie que requer cuidado com regas excessivas que podem apodrecer suas raízes.
- Adubação: coloque adubo, como NPK 10-10-10, uma ou duas vezes por ano, de preferência durante a primavera. Este adubo é encontrado facilmente em lojas e casas de plantas.
- Replantio: a planta tem uma característica em suas raízes, que crescem para baixo. Dessa forma, quando perceber que o vaso ou o suporte não comporta mais as raízes, opte por replantar em locais com mais profundidade. Mas, se o cultivo é feito em solo livre, não existe a necessidade de fazer o replantio da planta.
- Limpeza: a planta não costuma amarelar, mas algumas partes podem secar e, nesse caso, vale remover as partes secas com muito cuidado.
Vale frisar que a espécie é considerada resistente, mas é importante ter os cuidados acima com o cultivo da sua planta, certo?
A espada-de-são-jorge é venenosa?
Não exatamente venenosa, mas a espada-de-são-jorge é considerada uma planta tóxica. E esse é um detalhe que deve ser considerado caso tenha crianças ou animais de estimação, como cães e gatos.
O ideal é cultivá-la em locais altos ou suportes para mantê-la longe do alcance de pets e evitar acidentes.
Como usar a espada-de-são-jorge na decoração?
A planta combina com os mais diversos estilos decorativos, indo desde os mais modernos até os tradicionais.
Vale também comprar a mini espada-de-são-jorge e dispô-la em vasos com cachepots sobre a mesa de cabeceira, mesa lateral, mesa de centro e até mesmo na mesa do escritório. Em ambientes como o banheiro, cozinha e lavanderia, ela pode decorar e transformar as estantes e as prateleiras.
Com a espada de São Jorge, você conseguirá levar mais personalidade ao ambiente, além de criar uma forte conexão com a natureza, deixando o seu lar com uma atmosfera mais limpa e leve.
Cultivando a espada-de-são-jorge no quintal
Por ser uma planta muito versátil e resistente, a espada-de-são-jorge pode ficar tanto na parte interna quanto na parte externa da casa. A planta é ótima para ambientes internos, principalmente para os cantinhos com pouca luz.
Primeiramente, é importante saber qual é o melhor vaso para a verdinha. Por conta das folhagens altas e da tendência a crescer rapidamente, o mais indicado é comprar recipientes maiores, evitando a troca frequente.
Outra dica importante é evitar plantá-la em jardins verticais. Afinal, a longa folhagem pode se “machucar” enquanto estiver crescendo. Assim, o ideal é colocar o seu vaso em suportes no chão e aproveitar a beleza natural da espada-de-são-jorge.
Ainda se optar por colocá-la na área externa, pode misturá-la com outras plantas mais resistentes, como os cactos altos. Outra opção é investir em vasos grandes e colocá-los ao lado esquerdo da porta de entrada da casa.
Cultivando a planta dentro de casa
Dentro de casa a planta pode ser colocada em todos os cômodos da casa. Mas para quem acredita no seu poder energético, frequentemente, pode colocá-la atrás da porta para impedir que a inveja entre na casa.
A espécie no quarto é uma excelente forma para limpeza. A espada-de-são-jorge trançada ajuda na redução de dores de cabeça, ajuda no relaxamento e diminuição de problemas respiratórios.
Significado da espada-de-são-jorge e suas propriedades
A espada-de-são-jorge vai muito além da estética. Isso porque, na umbanda e no candomblé, ela é considerada uma planta de proteção, ligada aos poderes de Ogum. Por isso, ela é uma boa opção para ter na porta de entrada da casa.
Outra grande característica deste tipo de planta é que ela é considerada uma das mais eficientes para filtrar o ar. Também tem a propriedade de ajudar a eliminar elementos químicos ruins (como o benzeno e o xileno), que são emitidos por alguns produtos de limpeza.
A planta espada-de-são-jorge também serve como amuleto contra energias negativas, servindo assim como um “escudo” para a casa. Além disso, ela representa prosperidade, principalmente quando apresenta bordas amareladas.