O quarto é o cômodo mais privado de uma casa, é o ambiente mais intimista e o que mais traz calma e relaxamento. E por esse motivo, é necessário se atentar em dobro aos detalhes, em como organizar, decorar e criar um espaço aconchegante.
Quando vamos montar o nosso quarto, é normal querer colocar tudo nele e criar um ambiente que é a sua cara. Mas é preciso cuidado para não exagerar e tornar o local muito carregado, dificultando o descanso.
Além disso, quando nós queremos mudar o estilo, na hora de decorar, há muitas coisas que devemos levar em conta para não cometermos erros.
Para te ajudar, produzimos um conteúdo completo com erros na decoração do quarto que você precisa evitar. Confira!
1- O tamanho da mesa de cabeceira
As mesas de cabeceira não devem ser nem muito altas e nem muito baixas, elas precisam ser de uma altura confortável para uso.
Escolher o tamanho certo é importante para que não se torne desconfortável pegar as coisas ou acender as lâmpadas da cama.
Do mesmo modo, é preciso escolher uma mesa de cabeceira com uma largura considerável, pois ajuda a ter um espaço para um abajur e alguns itens essenciais.
Então, tome cuidado para não errar na escolha da mesa de cabeceira, e lembre-se que ela deve ter exatamente a mesma altura da cama.
2- Falta de iluminação
O seu quarto precisa de opções diferentes de iluminação. Além da opção comum no teto, a iluminação deve ser escolhida levando em consideração a forma como você usa o seu quarto.
Por isso, é interessante ter uma segunda fonte de luz, mais fraca e que você consiga ligar sem precisar sair da cama. Por exemplo, um abajur.
Inclusive, abajur e luminárias trazem um clima mais intimista e são uma boa opção para quem gosta de ler antes de dormir.
Além disso, as fontes de luz adicionais farão com que seu quarto pareça moderno e elegante.
Quanto mais luzes você tiver, melhor será para os seus olhos e para o seu humor também. Logo, evite a falta de iluminação entre os erros na decoração do quarto.
3- Esquecer do próprio bem-estar
O mais importante em um quarto é que você tenha como descansar e ter paz, sendo assim, não esqueça do seu bem-estar.
Por isso, na hora de decorar seu espaço pense em detalhes que vão garantir seu conforto. Seja na escolha de cores que trazem tranquilidade, móveis adequados e que não atrapalhem a circulação do ambiente.
Além disso, busque acessórios e itens que podem tornar o ambiente mais aconchegante. Boas roupas de cama, travesseiros e almofadas de qualidade e tapetes felpudos.
Se você for fã de tecnologia no dia a dia, pode optar por assistentes virtuais e lâmpadas inteligentes.
4- Tapetes nos lugares errados
Os tapetes podem parecer um detalhe mínimo, mas fazem a diferença e deixam o ambiente mais aconchegante. Por isso, pense nos locais certos para colocá-los.
Uma boa dica é colocar um tapete ao lado da cama, para que você o utilize assim que acordar.
Ter um tapete para pisar logo que acorda cria a sensação de aconchego, e com toda certeza fará suas manhãs melhores.
Atenção também com tapetes perto de portais ou móveis que podem agarrar e atrapalhar a passagem. Aproveite bem seu espaço!
5- Errar na escolha de cortinas
Algumas pessoas acabam errando também na hora de escolher cortinas, mas não se esqueça que elas são auxiliadoras da iluminação.
Ou seja, as cortinas devem ser escolhidas de forma com que elas iluminem o quarto durante o dia, e que permaneçam confortáveis à noite.
Do mesmo modo, elas trazem mais privacidade ao ambiente, por isso, preste bastante atenção no tecido que você vai escolher.
Escolha o que melhor se adapte ao seu estilo, como blackouts, persianas ou venezianas.
6- Excesso de almofadas e travesseiros
Sim, as almofadas e travesseiros podem ser itens úteis e maravilhosos, mas se a sua cama estiver lotada deles, você vai perder vários minutos tirando e colocando-as na cama.
O que, do ponto de vista organizacional, não é algo bom, sem contar na sensação de bagunça causada pela quantidade de almofadas.
Por mais que pareçam bonitas, elas vão fazer você passar raiva com o tempo, fora o acúmulo de poeira e ácaros.
Logo, entre os erros na decoração do quarto, planeje a quantidade e como distribuir bem essas peças.
7- Faltar espaço para circulação
Um erro muito simples que cometemos é a falta de circulação no ambiente. Pois quando ficamos empolgados ao mobiliar o espaço, esquecemos dessa parte.
E por isso, é importante que você na hora de planejar, lembre-se de deixar um espaço bom para circulação pelo quarto.
Do contrário, além de deixar o quarto sobrecarregado, é normal dificultar ou até impossibilitar a circulação, tornando o ambiente confuso e nada funcional.
8- Excesso de cores
Outra coisa que você deve tomar cuidado é não usar cores muito brilhantes no seu quarto, e sim tons mais calmos e tranquilizantes.
Passar dos limites nas cores pode ser um erro dos grandes, afinal, fazer as combinações erradas pode deixar o ambiente confuso.
Sendo assim, a dica é pensar em uma paleta de cores antes de começar a decoração do seu quarto.
Tons neutros, quentes e leves são ideais, mas a máxima de que “para toda regra há uma exceção” é verdade nesse caso.
Logo, é possível escolher uma das paredes para deixar com uma cor mais forte, ou até mesmo com um papel de parede diferente.
Quebrando a normalidade, mas sem sobrecarregar o ambiente. Mas lembre-se que é importante pensar também nos móveis, e nas cores deles, para que não haja desarmonia.
9- Erros na decoração do quarto: Deixar paredes vazias
A menos que você tenha uma pintura super descolada, deixar a parede vazia pode ser um dos principais motivos de erro.
Afinal, é um espaço muito grande que pode ser aproveitado de diversas formas, com a sua criatividade.
Utilizar quadros, telas, placas decorativas é uma excelente maneira de expressar a personalidade do dono do quarto e ainda deixando o cômodo mais completo.
10- Errar no posicionamento da cama
Na hora de escolher onde posicionar sua cama, analise algumas coisas como o tamanho do seu quarto e a disponibilidade de espaço.
Segundo o Feng Shui, a cama deve estar sempre em posição de comando, o que significa que ela precisa estar longe da porta.
Outra dica boa é manter a cabeceira na parede, garantindo que existam dois lados para movimentação.
Portanto, busque posicionar bem os seus móveis para aproveitar melhor o espaço disponível e evitar desconfortos, seja na hora de circular ou dormir.
Agora que você já sabe os erros na decoração do quarto para evitar, planeje bastante quando for reformar seu quarto!
Deixar o ambiente bonito faz parte, mas é imprescindível que ele seja confortável para que você fique lá durante suas horas de descanso e sono, não é mesmo?
Gostou do nosso conteúdo? Nós esperamos que sim! Continue acompanhando o site para mais!